Atividade para impressão - Poema
Poema
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Por: Grazielle Tavares
Este plano tem foco no gênero de poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 50 minutos
Este plano tem foco no gênero de poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessários.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Apresente o poema “Menina Passarinho”, de Ferreira Gullar.
Fale para as crianças observarem o texto.
Peça para os alunos lerem o texto.
Leia o texto com os alunos, para ajudá-los a dar o ritmo do texto.
Pergunte para as crianças:
- Vocês gostaram desse poema? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que gostaram do poema. O título menina passarinho remete a temática infantil, assim os alunos poderão associar suas vivências ao tema abordado no texto).
- Ao ler o poema quais imagens vem a sua mente? (Espera-se que os alunos respondam que pensaram em crianças, passarinho e/ou também espaços com árvores e jardins.
Reflita com os alunos sobre o sentido construído na combinação das palavras “menina passarinho” no texto.
- Ela se refere a uma menina pássaro?
- Se refere ao bichinho ou utiliza o termo para atribuir algumas características a uma menina? Mostre aos alunos que algumas vezes a palavra utilizada é empregada com outro significado, que possibilita interpretações diferenciadas. Por exemplo: Minha amiga tem cabeça de vento.
Questione os alunos:
- Quem era a menina passarinho? (A criança pode responder que é uma ave, ou então a melodia de uma música).
- Você acha que a menina passarinho pode vir de uma canção? (A menina passarinho pode ser oriunda de uma música, que chega devagarzinho por meio da melodia).
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).