Plano de Aula

Plano de aula: Imagem poética em poemas visuais e concretos

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais

mais ações

Descrição

Este plano tem foco no gênero de poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Escrita autônoma

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar o sentido do poema, utilizando a relação entre os recursos sonoros e gráficos.

Competências gerais

5. Cultura digital

9. Empatia e cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos

Este plano tem foco no gênero de poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessários.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 10 minutos

Apresente o poema “Menina Passarinho”, de Ferreira Gullar.

Fale para as crianças observarem o texto.

Peça para os alunos lerem o texto.

Leia o texto com os alunos, para ajudá-los a dar o ritmo do texto.

Pergunte para as crianças:

- Vocês gostaram desse poema? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que gostaram do poema. O título menina passarinho remete a temática infantil, assim os alunos poderão associar suas vivências ao tema abordado no texto).

- Ao ler o poema quais imagens vem a sua mente? (Espera-se que os alunos respondam que pensaram em crianças, passarinho e/ou também espaços com árvores e jardins.

Reflita com os alunos sobre o sentido construído na combinação das palavras “menina passarinho” no texto.

- Ela se refere a uma menina pássaro?

- Se refere ao bichinho ou utiliza o termo para atribuir algumas características a uma menina? Mostre aos alunos que algumas vezes a palavra utilizada é empregada com outro significado, que possibilita interpretações diferenciadas. Por exemplo: Minha amiga tem cabeça de vento.

Questione os alunos:

- Quem era a menina passarinho? (A criança pode responder que é uma ave, ou então a melodia de uma música).

- Você acha que a menina passarinho pode vir de uma canção? (A menina passarinho pode ser oriunda de uma música, que chega devagarzinho por meio da melodia).

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos