Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Materiais necessários:
Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Poema impresso, disponível aqui
Dificuldades antecipadas: s dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Para entender a importância do recurso visual, será apresentado o poema acima sem a imagem realizada pelo autor para esse texto.
- Recorte as palavras do poema, antes de iniciar a aula.
- Fixe o poema na parede, como está no slide. A linguagem escrita do poema se mantém. Contudo o recurso visual não apresenta a mesma disposição que o poema original. Ele será apresentado no desenvolvimento da aula.
- Apresente o poema A chave mestra (Fábio Bahia).
- Peça para os alunos lerem o texto.
- Leia o texto com os alunos.
- Pergunte para as crianças:
- Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o sucesso não vem por acaso).
- O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que para atingirmos o que desejamos, precisamos unir teoria, disposição e prática).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a turma em dupla.
- Solicite que os alunos organizem a estrutura visual do poema.
- Circule entre as mesas para orientar os alunos nas dúvidas que surgirem.
- Quando tiverem concluído fale que o poema será organizado com a contribuição da turma.
- Aos poucos você irá formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
- Devagar retire as palavras “Esteja preparado” e forme o círculo interno da chave.
- Pare a atividade e pergunte para os alunos:
- Qual desenho está sendo formado? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que está formando o círculo que compõe a chave).
- Pegue a frase “Perseverança e força de vontade” , coloque-as na mesma disposição que o texto.
- Pergunte para a turma?
-Quem quer ajudar a terminar de construir o desenho? (Espera-se que os alunos digam que querem ajudar a terminar o desenho).
- Você selecionará cinco alunos durante a atividade.
- Selecione uma das crianças.
- Pergunte para os alunos:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem escolher a frase: “aliadas ao estudo e ao trabalho).
- Ela deve colocar a frase em qual disposição no desenho? (Espera-se que as criança indiquem a posição correta).
- Deixe que a criança disponha a frase da maneira que ela achar coerente.
- Selecione outro aluno e faça a mesma pergunta e coloque a frase na disposição da imagem.
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “são a chave mestra”).
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “para todas as portas”)
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase: “da realização pessoal”.).
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que as crianças digam que devem pegar a frase:” Não espere ‘cair do céu’”.).
- Chame mais uma criança. Pergunte:
- Quando tiverem concluído a atividade. Diga que a disposição empregada pelos alunos é uma possibilidade. No entanto, a poeta optou pela estrutura que será apresentada neste slide.
- Apresente o slide, ou mostre o poema no cartaz.
- Observe a reação das crianças.
- Pergunte para os alunos:
- Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
- Qual a importância do recurso gráfico para dar sentido ao texto? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.