17003
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Mudanças climáticas em nosso dia a dia

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre identificar a chuva, o vento e o calor como elementos que fazem parte de nossa rotina.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Material complementar:

Imagens para a Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vFnXEQK633PbHSqFnEP8C5mh4zBNAT2n9nanBnz4PAD6npR6gSExZnDwZUCV/geo1-10und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

Áudios para a Ação propositiva:

Áudio 1- Chuva: https://www.youtube.com/watch?v=74nm7vb4HPI

Áudio 2 - Trovão: https://www.youtube.com/watch?v=5jYN88PXtoI

Áudio 3 - Vento: https://www.youtube.com/watch?v=wfEm-d8_WEs

Áudio 4 - Mergulho: https://www.youtube.com/watch?v=NSYliBCCqFI

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos e converse sobre o que é uma mudança do tempo, mas sem aprofundar-se no assunto, pois estas informações serão abordadas ao longo do plano.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia para os alunos a situação apresentada no slide e questione-os sobre o que Ana pode ter ouvido que foi capaz de assustá-la.

É provável que nesse momento os alunos façam referência à imagem que foi apresentada na contextualização.

Aproveite esse momento e faça outras questões disparadoras, como:

  • O que esse barulho indica? Que outras sensações ela pode sentir?
  • Os planos de Ana podem sofrer alguma alteração por conta desse barulho que ela ouviu? Qual?
  • Na sua opinião, qual seria o tempo ideal para que Ana pudesse ir ao clube? Por quê?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou mostre a foto aos alunos e faça alguns questionamentos como:

  • O que está acontecendo nessa imagem?
  • Você imagina que esteja calor ou frio neste local?
  • Você acha que é provável que haja chuva neste local?
  • Que outras mudanças atmosféricas podem ser identificadas no nosso dia a dia?
  • Será que essas mudanças interferem nas nossas ações?

Outras questões podem aparecer durante a conversa e devem ser levadas em consideração.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas, leia para eles o slide e explique que você irá transmitir para eles alguns áudios, onde eles deverão ter muita atenção. Em seguida, comece a transmitir os áudios disponíveis no material complementar.

Após os alunos escutarem os áudios, entregue para cada dupla as imagens (disponíveis no material complementar) e explique que você irá colocar novamente os áudios, mas que desta vez eles irão relacionar cada imagem aos sons que serão transmitidos.

Após os alunos relacionarem as imagens aos sons, peça para que eles reorganizem as imagens, acrescentem outras informações que possam caracterizar as condições do tempo e pensem em uma situação em que possa ter ocorrido uma mudança no clima, assim como houve com Ana no momento em que estava saindo para ir ao clube. Dê um tempo para que os alunos possam explicar as hipóteses que levantaram.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vFnXEQK633PbHSqFnEP8C5mh4zBNAT2n9nanBnz4PAD6npR6gSExZnDwZUCV/geo1-10und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Inicialmente, leve os alunos a um lugar aberto e peça para que fechem os olhos e escutem atentamente se é possível notar algum barulho natural como vento, trovão, etc. Em seguida, peça para que eles abram os olhos e observem com atenção como está o tempo atmosférico naquele momento. Chame a atenção para aspectos como: se há nuvens no céu, se está quente, se parece que vai chover, etc. Em seguida, peça para que os alunos discutam sobre as mudanças que podem acontecer e a influência disso na rotina das pessoas.

Construa com eles uma tabela onde seja possível identificar as características do tempo, o que se observa e que ações desenvolvemos em cada uma destas situações.

O objetivo dessa atividade é trazer a situação de mudanças no tempo para realidade local em que a escola está inserida. A intenção é que os alunos sejam capazes de identificar as características relacionadas ao tempo no seu lugar de vivência.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos textos caso não haja disponibilidade de projeção dos slides.

Material complementar:

Imagens para a Ação propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vFnXEQK633PbHSqFnEP8C5mh4zBNAT2n9nanBnz4PAD6npR6gSExZnDwZUCV/geo1-10und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

Áudios para a Ação propositiva:

Áudio 1- Chuva: https://www.youtube.com/watch?v=74nm7vb4HPI

Áudio 2 - Trovão: https://www.youtube.com/watch?v=5jYN88PXtoI

Áudio 3 - Vento: https://www.youtube.com/watch?v=wfEm-d8_WEs

Áudio 4 - Mergulho: https://www.youtube.com/watch?v=NSYliBCCqFI

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema aos alunos e converse sobre o que é uma mudança do tempo, mas sem aprofundar-se no assunto, pois estas informações serão abordadas ao longo do plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia para os alunos a situação apresentada no slide e questione-os sobre o que Ana pode ter ouvido que foi capaz de assustá-la.

É provável que nesse momento os alunos façam referência à imagem que foi apresentada na contextualização.

Aproveite esse momento e faça outras questões disparadoras, como:

  • O que esse barulho indica? Que outras sensações ela pode sentir?
  • Os planos de Ana podem sofrer alguma alteração por conta desse barulho que ela ouviu? Qual?
  • Na sua opinião, qual seria o tempo ideal para que Ana pudesse ir ao clube? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete ou mostre a foto aos alunos e faça alguns questionamentos como:

  • O que está acontecendo nessa imagem?
  • Você imagina que esteja calor ou frio neste local?
  • Você acha que é provável que haja chuva neste local?
  • Que outras mudanças atmosféricas podem ser identificadas no nosso dia a dia?
  • Será que essas mudanças interferem nas nossas ações?

Outras questões podem aparecer durante a conversa e devem ser levadas em consideração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Organize os alunos em duplas, leia para eles o slide e explique que você irá transmitir para eles alguns áudios, onde eles deverão ter muita atenção. Em seguida, comece a transmitir os áudios disponíveis no material complementar.

Após os alunos escutarem os áudios, entregue para cada dupla as imagens (disponíveis no material complementar) e explique que você irá colocar novamente os áudios, mas que desta vez eles irão relacionar cada imagem aos sons que serão transmitidos.

Após os alunos relacionarem as imagens aos sons, peça para que eles reorganizem as imagens, acrescentem outras informações que possam caracterizar as condições do tempo e pensem em uma situação em que possa ter ocorrido uma mudança no clima, assim como houve com Ana no momento em que estava saindo para ir ao clube. Dê um tempo para que os alunos possam explicar as hipóteses que levantaram.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vFnXEQK633PbHSqFnEP8C5mh4zBNAT2n9nanBnz4PAD6npR6gSExZnDwZUCV/geo1-10und02-imagens-para-a-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Inicialmente, leve os alunos a um lugar aberto e peça para que fechem os olhos e escutem atentamente se é possível notar algum barulho natural como vento, trovão, etc. Em seguida, peça para que eles abram os olhos e observem com atenção como está o tempo atmosférico naquele momento. Chame a atenção para aspectos como: se há nuvens no céu, se está quente, se parece que vai chover, etc. Em seguida, peça para que os alunos discutam sobre as mudanças que podem acontecer e a influência disso na rotina das pessoas.

Construa com eles uma tabela onde seja possível identificar as características do tempo, o que se observa e que ações desenvolvemos em cada uma destas situações.

O objetivo dessa atividade é trazer a situação de mudanças no tempo para realidade local em que a escola está inserida. A intenção é que os alunos sejam capazes de identificar as características relacionadas ao tempo no seu lugar de vivência.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano