Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdade social
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (25 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reconheçam os tipos de mudanças que podem acontecer em um determinado local, como crescimento populacional, aumento de estabelecimentos comerciais, verticalização etc. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Na apresentação do tema, grave um vídeo explicando aos alunos que eles irão observar e descobrir se as cidades passam por transformações. Caso a escola esteja inserida em uma zona rural, providencie imagens dos arredores e estabeleça uma comparação com as fotos das cidades que serão utilizadas durante a ação propositiva. Envie uma o slide de apresentação que consta no plano de aula original.
Contextualização (30 minutos)
Envie aos alunos o slide de contextualização que está disponível no plano original. Grave um vídeo contextualizando a aula. Aproveite esse momento para questionar:
- Que tipos de transformações podem acontecer?
- Você já viu alguma transformação na cidade onde vivemos?
- Que motivos levam uma cidade a passar por transformações?
Permita que eles respondam as questões livremente por mensagens de texto ou áudio em alguma das ferramentas de comunicação sugeridas anteriormente.
Problematização (60 minutos)
Este momento deve ser realizado de forma assíncrona. Busque aprofundar o debate fazendo a pergunta que está presente no slide de problematização do plano original. Deixe que os alunos se manifestem livremente e anote as observações em seu caderno ou no Google Docs.
Aproveite para trabalhar com eles o conceito de mudanças e permanências. Para isso, continue fazendo questionamentos como:
- Vocês acreditam que a cidade esteja muito diferente nos dias de hoje?
- Vocês acreditam que houve alguma permanência nessa cidade?
Permita que se manifestem livremente por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (60 minutos- assincronamente)
Envie para os alunos as imagens que estão disponíveis aqui. Explique que eles irão observar as transformações que ocorreram em diversas cidades brasileiras e que deverão listá-las no caderno ou no Google Docs.
Neste momento é importante que você faça pontuações sobre aspectos que eles deverão observar, como: crescimento populacional, aumento de estabelecimentos comerciais, verticalização do bairro etc. Por isso, grave uma vídeoaula com essas orientações. Peça que eles enviem um áudio contando aos outros colegas quais foram os aspectos observados, promovendo, assim, uma troca de informações e conhecimento por meio virtual.
Sistematização (60 minutos)
Após a ação propositiva, traga a discussão para o âmbito local. Faça o questionamento proposto no slide do plano original. Você pode gravar um vídeo para a sistematização ou, se preferir, marcar uma aula pelo Google Classroom, de forma síncrona.
Encaminhe aos alunos as fotografias antigas e recentes de sua cidade que você escolheu previamente. Peça para identifiquem as transformações observadas nas imagens. Aqui se sugere que um adulto acompanhe a criança na atividade.
Neste momento é importante levar os alunos a refletirem por que as cidades estão em constante transformação. Aproveite para abordar também os aspectos negativos do crescimento excessivo, bem como a necessidade de pensarmos de forma mais sustentável para que esse crescimento não prejudique a sociedade. Peça para que eles anotem as conclusões no caderno de classe.
Convite às famílias
Oriente que com suas famílias, os estudantes possam refletir sobre as mudanças que ocorrem na paisagem da cidade. Deixe a sugestão de, se possível, revisitar álbuns de fotografias e comparar as paisagens que constam nestes registros.