Plano de Aula

Plano de aula: Alteração no tempo atmosférico: Sol e Chuva

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais das relações sociedade natureza

mais ações

Descrição

Este plano de aula propõe que as crianças explorem como o clima influencia brincadeiras e atividades do dia a dia. Em quatro aulas, os estudantes identificarão e refletirão sobre diferentes brincadeiras, considerando se podem ser realizadas em dias de sol ou chuva, enquanto desenvolvem habilidades de Geografia e pensamento lógico por meio de sequências e regras do tipo “se… então…”.

As atividades incluem dinâmicas práticas e discussões coletivas, promovendo observação, análise e colaboração. Ao final, os estudantes produzirão listas e registros visuais das brincadeiras e suas adaptações, conectando aprendizagens ao tema das mudanças climáticas e incentivando a consciência ambiental e a criatividade.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet, caixa de som e projetor.

Materiais diversos:
pranchetas, lápis, borracha e cartolina.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Condições de vida nos lugares de vivência

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer diferentes condições do tempo atmosférico.

  • Organizar e seguir sequências de passos lógicos para resolver problemas do cotidiano.

  • Classificar brincadeiras de acordo com as condições climáticas, argumentando e justificando escolhas.

  • Comunicar, por meio de listas, desenhos e fluxogramas, as conclusões sobre como adaptar atividades às variações do tempo e às mudanças climáticas.

Competências gerais

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

9. Empatia e cooperação.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Acesse

Bibliografia

  • GATES, Bill. Como evitar um desastre climático: as soluções que temos e as inovações necessárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

  • SHIRTS, Matthew. Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro enigma, 2022.

  • WINTER, Jeanette. Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença: o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 200 minutos.

Orientações gerais:

Este plano de aula foi pensado para que as crianças explorem como as mudanças climáticas e as variações nas condições do tempo influenciam nossas ações e escolhas no dia a dia, especialmente no que se refere às brincadeiras e atividades de lazer. Ao longo das quatro aulas, organizadas em dois blocos de 100 minutos, os estudantes terão a oportunidade de identificar, classificar e refletir sobre diferentes brincadeiras, considerando se podem ser realizadas em dias de sol ou de chuva, e perceber como o clima pode ser um fator decisivo para modificar nossos planos.

Além de trabalhar com a habilidade de Geografia EF01GE10, o plano incorpora a habilidade EF01CO02, permitindo que as crianças pratiquem a identificação e o seguimento de sequências de passos para resolver problemas de forma lúdica e contextualizada. A abordagem integra também o desenvolvimento do pensamento computacional de forma desplugada, por meio da criação de sequências lógicas e regras condicionais do tipo “se... então...”, que estimulam a organização do raciocínio e a tomada de decisões.

O plano favorece a observação, a escuta atenta, a análise e a colaboração, com momentos em que os estudantes se envolvem em dinâmicas práticas — como o Caça-brincadeiras — e em discussões coletivas para sistematizar o que foi observado. O professor conduz as etapas com perguntas abertas e reflexivas, mediando o diálogo para que as crianças construam suas próprias conclusões sobre como as mudanças no tempo e no clima interferem na nossa rotina e como podemos nos adaptar a elas.

Ao longo das atividades, são propostas conexões com o tema das mudanças climáticas de forma adequada à faixa etária, incentivando a consciência ambiental e a criatividade para encontrar soluções adaptativas. A culminância do trabalho envolve a produção de listas e registros visuais das brincadeiras e possibilidades de adaptação, que poderão ser expostos ou compartilhados com outras turmas e com a comunidade escolar.

Aula 1 e 2 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 10 minutos.

Inicie projetando ou escrevendo o tema no quadro e convide as crianças a se aproximarem para uma breve conversa:

- Quem prefere dias de sol?

- Quem prefere dias de chuva?

Permita que respondam livremente, incentivando que expliquem os motivos. Se alguém disser, por exemplo, “Eu gosto de sol porque posso ir à piscina”, perguntar:

- E no dia de chuva, o que você poderia fazer para se divertir?

O objetivo é criar um clima de acolhimento e conexão com as experiências pessoais, mas também introduzir a ideia de que o tempo não é sempre o que esperamos e que precisamos nos adaptar.

Em seguida, comente que, na aula de hoje, vocês investigarão como o Sol e a chuva influenciam nossas brincadeiras e irão pensar em soluções para continuar se divertindo quando o tempo muda. Faça uma breve ponte com as mudanças climáticas, dizendo algo como:

- No mundo inteiro, e também na nossa cidade, o clima está mudando. Há lugares onde está tendo mais chuva que antes e outros em que estão mais secos, e isso afeta como vivemos e até como brincamos.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA