GEO1_10UND01 - Ação Propositiva - Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Alteração no tempo atmosférico: Sol e Chuva
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções locais das relações sociedade natureza
Descrição
Este plano de aula propõe que as crianças explorem como o clima influencia brincadeiras e atividades do dia a dia. Em quatro aulas, os estudantes identificarão e refletirão sobre diferentes brincadeiras, considerando se podem ser realizadas em dias de sol ou chuva, enquanto desenvolvem habilidades de Geografia e pensamento lógico por meio de sequências e regras do tipo “se… então…”.
As atividades incluem dinâmicas práticas e discussões coletivas, promovendo observação, análise e colaboração. Ao final, os estudantes produzirão listas e registros visuais das brincadeiras e suas adaptações, conectando aprendizagens ao tema das mudanças climáticas e incentivando a consciência ambiental e a criatividade.
Contexto e progressão das habilidades
Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da Inteligência Artificial (IA), considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet, caixa de som e projetor.
Materiais diversos:
pranchetas, lápis, borracha e cartolina.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Condições de vida nos lugares de vivência
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer diferentes condições do tempo atmosférico.
- Organizar e seguir sequências de passos lógicos para resolver problemas do cotidiano.
- Classificar brincadeiras de acordo com as condições climáticas, argumentando e justificando escolhas.
- Comunicar, por meio de listas, desenhos e fluxogramas, as conclusões sobre como adaptar atividades às variações do tempo e às mudanças climáticas.
Competências gerais
4. Comunicação.
5. Cultura digital.
9. Empatia e cooperação.
Acesse
- Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) – informações sobre previsão do tempo e dados climáticos no Brasil: https://www.gov.br/inmet.
- Climatempo – previsões, notícias e explicações sobre fenômenos meteorológicos: https://www.climatempo.com.br.
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – estudos e monitoramento climático e ambiental: https://www.gov.br/inpe.
- WWF Brasil – materiais educativos sobre meio ambiente e mudanças climáticas: https://www.wwf.org.br.
- Observatório Nacional – informações sobre estações do ano e fenômenos astronômicos que influenciam o clima: https://www.gov.br/observatorio.
Bibliografia
- GATES, Bill. Como evitar um desastre climático: as soluções que temos e as inovações necessárias. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
- SHIRTS, Matthew. Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. São Paulo: Claro enigma, 2022.
- WINTER, Jeanette. Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença: o chamado de Greta Thunberg para salvar o planeta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2020.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 200 minutos.
Orientações gerais:
Este plano de aula foi pensado para que as crianças explorem como as mudanças climáticas e as variações nas condições do tempo influenciam nossas ações e escolhas no dia a dia, especialmente no que se refere às brincadeiras e atividades de lazer. Ao longo das quatro aulas, organizadas em dois blocos de 100 minutos, os estudantes terão a oportunidade de identificar, classificar e refletir sobre diferentes brincadeiras, considerando se podem ser realizadas em dias de sol ou de chuva, e perceber como o clima pode ser um fator decisivo para modificar nossos planos.
Além de trabalhar com a habilidade de Geografia EF01GE10, o plano incorpora a habilidade EF01CO02, permitindo que as crianças pratiquem a identificação e o seguimento de sequências de passos para resolver problemas de forma lúdica e contextualizada. A abordagem integra também o desenvolvimento do pensamento computacional de forma desplugada, por meio da criação de sequências lógicas e regras condicionais do tipo “se... então...”, que estimulam a organização do raciocínio e a tomada de decisões.
O plano favorece a observação, a escuta atenta, a análise e a colaboração, com momentos em que os estudantes se envolvem em dinâmicas práticas — como o Caça-brincadeiras — e em discussões coletivas para sistematizar o que foi observado. O professor conduz as etapas com perguntas abertas e reflexivas, mediando o diálogo para que as crianças construam suas próprias conclusões sobre como as mudanças no tempo e no clima interferem na nossa rotina e como podemos nos adaptar a elas.
Ao longo das atividades, são propostas conexões com o tema das mudanças climáticas de forma adequada à faixa etária, incentivando a consciência ambiental e a criatividade para encontrar soluções adaptativas. A culminância do trabalho envolve a produção de listas e registros visuais das brincadeiras e possibilidades de adaptação, que poderão ser expostos ou compartilhados com outras turmas e com a comunidade escolar.
Aula 1 e 2 - Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie projetando ou escrevendo o tema no quadro e convide as crianças a se aproximarem para uma breve conversa:
- Quem prefere dias de sol?
- Quem prefere dias de chuva?
Permita que respondam livremente, incentivando que expliquem os motivos. Se alguém disser, por exemplo, “Eu gosto de sol porque posso ir à piscina”, perguntar:
- E no dia de chuva, o que você poderia fazer para se divertir?
O objetivo é criar um clima de acolhimento e conexão com as experiências pessoais, mas também introduzir a ideia de que o tempo não é sempre o que esperamos e que precisamos nos adaptar.
Em seguida, comente que, na aula de hoje, vocês investigarão como o Sol e a chuva influenciam nossas brincadeiras e irão pensar em soluções para continuar se divertindo quando o tempo muda. Faça uma breve ponte com as mudanças climáticas, dizendo algo como:
- No mundo inteiro, e também na nossa cidade, o clima está mudando. Há lugares onde está tendo mais chuva que antes e outros em que estão mais secos, e isso afeta como vivemos e até como brincamos.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA