Compartilhe:

Jornalismo

Dia do Meio Ambiente: 15 conteúdos para se aprofundar no tema e levá-lo para a sala de aula

Conheça formas de abordar o assunto em diferentes componentes ou até de maneira interdisciplinar

PorNOVA ESCOLA

26/05/2022

Foto: Getty Images

Trabalhar conteúdos conectados com a realidade do estudante permite desenvolver aprendizagens mais significativas. Temas relacionados ao meio ambiente podem ser grandes aliados nesse sentido. O assunto, além de poder ser discutido em diferentes componentes curriculares, é importante para a formação integral do aluno, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Em 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em dezembro de 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, um dos braços da Organização das Nações Unidas (ONU), e hoje é usada por diferentes organizações para chamar a atenção para o tema. 

Na escola, é possível abordar desde as mudanças climáticas e o desmatamento até o incentivo à criação de hábitos de consumo consciente. Existe um grande leque de possibilidades para garantir que o tema esteja presente em sala de aula. Para te ajudar, confira abaixo 15 conteúdos da NOVA ESCOLA: 

ENTENDA MAIS SOBRE O TEMA 

  1. Curso gratuito: Como trabalhar projetos sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentáve?

Qualidade de vida, gestão eficiente de energia, exploração de recursos – muitos tópicos podem estar ligados às mudanças climáticas. Neste curso da NOVA ESCOLA, você pode se aprofundar nos principais assuntos e também entender como é possível levar o tema aos estudantes por meio de metodologias ativas mediadas pela construção de projetos.

A formação também mostra como o desenvolvimento sustentável é apresentado na BNCC e o papel do professor na formação ecocidadã do aluno.

  1. Como trabalhar a temática da água de forma prática e engajar os alunos

Conheça experiências de quem já desenvolveu atividades relacionadas ao assunto e obteve bons resultados. Um caminho possível é estudar como esse recurso está presente no dia a dia das crianças, direta ou indiretamente (baixe gratuitamente um pôster para levar essa discussão para a sala de aula). 

  1. Curso gratuito: Como trabalhar o consumo consciente no ensino híbrido?

Que tal falar sobre meio ambiente e consumo consciente usando as bandeiras tarifárias da conta de energia elétrica? Essa é uma das sugestões trazidas por este curso. A formação apresenta ainda um plano de aula interdisciplinar, alinhado à BNCC, para servir de inspiração. 

  1. Meio ambiente na BNCC: entenda como tratar o assunto de modo alinhado à Base

Se você quer aprofundar seus conhecimentos sobre meio ambiente e saber como o assunto aparece na BNCC, este conteúdo é fundamental. O assunto pode ser abordado até na Educação Infantil, usando os campos de experiência. 

  1. Curso gratuito: Como trabalhar a energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2

Este curso permite entender a importância da energia e como ela está presente no cotidiano. A formação apresenta também três formas de trabalhar o tema de maneira interdisciplinar: uma delas com Ciências e Matemática, outra com Ciências e Geografia e a última com Ciências e Língua Portuguesa. 

PARA COLOCAR EM PRÁTICA 

  1. Como abordar as mudanças climáticas no Fundamental 2

Discutir as mudanças climáticas com os estudantes pode gerar conversas ricas. Seja nas aulas de Ciências ou de Matemática, professores contam como levaram a temática para suas turmas. Ao acessar este conteúdo, você pode baixar um pôster ilustrativo que mostra os impactos atuais e futuros das mudanças climáticas.

  1. Leve a Amazônia para a sala de aula: sugestão de atividade, livros, quiz e infográfico

É impossível falar de meio ambiente e não lembrar da Amazônia. Nos Anos Finais, dá para discutir a história da floresta, os impactos e as causas das queimadas e muitos outros tópicos importantes. A professora Ana Paula de Mello relata o passo a passo de uma atividade realizada com alunos do 6º e 7º ano sobre a influência da floresta no equilíbrio climático. 

  1. Permafrost: o solo que ajuda a entender as mudanças climáticas

Se a turma se engajar no tema das mudanças climáticas, discutir o permafrost pode ser um bom caminho para aprofundar as conversas. Confira uma atividade que pode ser realizada com alunos do 8º ano e um infográfico exclusivo que mostra os impactos regionais e globais. 

  1. Cinco livros ilustrados para falar sobre meio ambiente

Que tal aproveitar a data para fazer uma atividade envolvendo leitura e meio ambiente? Neste texto, você conhecerá cinco obras ilustradas que trazem a temática. É uma ótima opção para aproximar do assunto as crianças da Educação Infantil e os estudantes do Fundamental. 

PARA SE INSPIRAR 

  1. Professora leva turma de Educação Infantil para o mangue

A professora Paula Sestari mostrou como é possível explorar assuntos ligados ao meio ambiente com turmas da Educação Infantil. Neste relato, ela conta como levou crianças de quatro e cinco anos para conhecer um mangue da região e abordou o preconceito com o espaço e as famílias que o habitam. 

  1. Plano de aula: A relação entre saúde e meio ambiente - 4º ano

Os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), elaborados pela ONU, são pontos importantes para refletir como podemos contribuir para ter uma boa relação com o nosso planeta. A partir deles, você pode levar a turma a relacionar o equilíbrio do meio ambiente com uma boa saúde. Saiba mais como discutir com os alunos do 4º ano a relação entre esses dois temas. 

  1. Plano de aula: As comunidades da Amazônia e as relações estabelecidas em seu entorno - 4º ano

Esta sugestão de atividade propõe conversar com os alunos sobre a Amazônia a partir das relações de grupos que atuam no entorno da região. Pescadores e castanheiros, por exemplo, têm suas atividades diretamente ligadas ao que podem retirar da floresta. Peça que os alunos escrevam o que já sabem sobre o assunto, o que desejam aprender ou até mesmo no querem se aprofundar. 

  1. Plano de aula: Desmatamento da Amazônia - 6°ano

O noticiário sempre alerta sobre os dados e consequências do desmatamento na maior floresta equatorial do mundo. Em uma aula para os alunos do 6º ano, você pode utilizar imagens e vídeos para que os alunos relacionem as possíveis causas do desmatamento da Amazônia, além de sugerir que elaborem uma propaganda para a preservação dessa riqueza natual. 

  1. Plano de aula: Como substituir o uso de plástico comum? - 6º ano

Usar plástico é ruim? Existe uma melhor forma de descartar esse material? Como mudar o uso massivo de plástico? Essas podem ser algumas perguntas que surgem na cabeça dos estudantes quando o tema é o uso de plástico e o impacto no meio ambiente.

Depois de problematizar o assunto com a turma, a sugestão desta atividade é fazer uma receita de bioplástico. Saiba mais sobre a proposta neste plano de aula. 

  1. Plano de aula: Meio ambiente, sociedade e produção de tecnologia - 9º ano

Nos últimos anos, empresas e organizações têm levantado o debate sobre a responsabilidade ambiental. Nesta atividade, você pode levar os estudantes a discutirem sobre o tema e criarem uma espécie de “estatuto de responsabilidade”.

continuar lendo