Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta que permita um encontro síncrono com os alunos)
- Optativas: Google Classroom, Youtube, Paint e Google Desenhos
Valores trabalhados
- Cidadania
- Direitos humanos
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (40 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é analisar o modo de viver de pessoas em diferentes locais e identificar diferenças e semelhanças com o lugar de vivência. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Na apresentação do tema, grave um vídeo, conte o que será tratado na aula e oriente que os alunos façam um desenho utilizando o Paint, Google Desenhos ou em uma folha de papel sulfite sobre como é o local onde vivem.
Contextualização (40 minutos)
Esta etapa deve ser realizada de forma assíncrona. Encaminhe a pergunta do slide que está no plano original aos alunos. Grave um áudio ou vídeo fazendo o seguinte questionamento: como você acha que é a vida dessas pessoas no local onde vivem?
Peça para que eles observem a imagem. Em seguida, dê oportunidade para que enviem mensagens de texto ou áudios respondendo. Durante a discussão, levante outros questionamentos, como:
- Esse local se parece com onde vivemos?
- Você acha que esse lugar está localizado no Brasil?
- É possível identificar alguma diferença entre a foto e o local onde vivemos?
Chame a atenção dos alunos para os aspectos culturais expostos na imagem. É importante que eles entendam que cada lugar tem seus próprios hábitos e sua própria cultura.
Problematização (60 minutos)
Nesta etapa, organize uma vídeoaula assíncrona e diga aos alunos que você irá apresentar alguns bilhetes de crianças que vivem em lugares diversos. Os textos estão disponíveis aqui. Se quiser ilustrar sua narração, encontre imagens e mostre na sua vídeoaula.
Após a leitura dos bilhetes, leia para eles a pergunta do slide e peça que cada aluno se manifeste para respondê-la oralmente. Após responderem a questão inicial, levantes outras que os ajudarão a complementar a proposta:
- O que faz com que as pessoas tenham diferentes formas de viver?
- O local onde vivemos é importante para determinar a forma como vivemos?
- Que diferenças no modo de viver podemos citar?
Durante esse momento é importante que os alunos entendam que o local onde vivemos está diretamente ligado ao modo como vivemos. Exemplos: as atividades que realizamos, o tipo de alimentos que consumimos, a forma como falamos (destaque o fato de falarmos a mesma língua em todo o país, mas cada região ter o seu próprio sotaque), a forma como nos vestimos etc.
Ação propositiva (60 minutos)
Etapa a ser realizada de forma síncrona. Proponha aos alunos o jogo “Desenho ou mímica”. O objetivo da brincadeira é permitir que os alunos reflitam sobre as características próprias do local onde vivem.
Organize os alunos em grupos. Diga que eles terão um momento síncrono. Você pode usar o Google Meet para esta etapa.
Escreva em pedaços de papéis as categorias do jogo: vestimenta, alimentos, estilo musical ou dança, brincadeiras, costumes, festas ou comemorações. Coloque os papéis dentro de uma caixa. Você pode modificar as categorias de acordo com o que achar pertinente. Cada grupo ficará responsável por uma categoria. Os alunos terão um minuto para discutirem e definirem o que irão representar e de que forma farão (desenho ou mímica). Sugira que esse combinado seja feito no WhatsApp, onde eles só retornarão para a representação no Meet. O objetivo é que os alunos de outro time descubram o que foi representado pela equipe. O time que acertar será o próximo a sortear e assim por diante.
Ao final da brincadeira, promova uma breve discussão com os alunos e questione-os se eles concordaram com todas as características que apareceram na brincadeira e se eles acreditam que ficou faltando alguma que eles considerem importante.
Sistematização (60 minutos)
Proponha aos alunos que cada um, individualmente, faça um breve bilhete contando um pouco sobre como é a vida no local onde moram. Este momento permitirá destacar a realidade individual de cada um, bem como a forma como ele enxerga a vida nesse local. Ao final da atividade, eles poderão compartilhar seus bilhetes com os colegas, enviando um áudio com a leitura.
É interessante estabelecer uma discussão sobre os bilhetes que os alunos escreveram e observar a diferença entre eles, pois, apesar de morarem em um mesmo local, existem questões que poderão ser diferentes. Caso queira ir além, você pode, com antecedência, entrar em contato com alguma escola de outra região e propor uma troca de bilhetes. Dessa forma, os alunos se sentiriam ainda mais motivados com a aula, assim, você poderá utilizar o e-mail, onde esta troca pode acontecer. Se tiver duas turmas, faça esta troca entre elas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias participem com as crianças desta aula e que façam uma carta contando como está sendo o período da quarentena. Aqui, sugere-se que se faça a cápsula do tempo em família. Você encontra o passo para construí-la aqui.