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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificando e cantando cantigas de roda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre cantigas de roda

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, duplex ou papelão, clipes, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo das cantigas de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.

As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão identificar e cantar cantigas de roda conhecidas durante o jogo Roleta das cantigas de roda, em seguida, reescreverão os versos enigmáticos das canções cantadas, trocando as imagens pelos nomes correspondentes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade desta aula é ler e identificar cantigas de roda conhecidas e, através do jogo Roleta das cantigas de roda, completar cantando as partes da cantiga que estiverem faltando e, em seguida, reescrever os versos enigmáticos da cantiga trocando as imagens pelos nomes correspondentes.

Atenção: Segundo MORAIS (2012, p.93-94), a experiência didática acumulada nos últimos anos, em diferentes países, tem mostrado os benefícios de explorarmos os textos poéticos da tradição oral como as cantigas de roda, as quadrinhas e as parlendas, pois as crianças conhecem e aprendem de cor uma vez que são parte da cultura do brincar infantil.

  • Retome com as crianças a aula anterior. Pergunte:
  • Quem lembra as cantigas de roda que trabalhamos nas aulas passadas?
  • Qual delas vocês gostam mais?
  • Explique para as crianças que na aula de hoje elas irão participar de um jogo: Roleta das cantigas de roda, e que durante o jogo elas terão que completar cantando as partes que faltam das cantigas de roda.
  • Motive a turma para assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda antes da realização do jogo. Diga:
  • Vamos assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda?
  • Prestem atenção e descubra se você as conhece.
  • Exiba os vídeos das cantigas de roda: Marcha soldado e A barata diz que tem, acessando: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Cada vídeo tem a duração aproximada de 2 minutos.

Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (primeira parte).

Orientações:

  • Depois de assistir aos vídeos, pergunte às crianças:
  • Gostaram dos vídeos? (Respostas pessoais)
  • Vocês já conheciam alguma dessas cantigas? (Respostas pessoais)
  • Vamos cantar novamente essas cantigas de roda?
  • Escolha uma das cantigas de roda apresentada anteriormente e cole no quadro um cartaz com a letra da canção (Sugiro que você comece com a cantiga de roda A barata diz que tem). Clique aqui para acessar uma proposta de cartaz das cantigas de roda.
  • Convide uma criança para junto de você fazer a leitura de ajuste da cantiga de roda, enquanto toda a turma canta.

Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente.

  • Depois, ainda utilizando os procedimentos de leitura de ajuste, pergunte:
  • Onde está a palavra BARATA?
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ba)
  • E o som do meio? (ra)
  • Qual o som final? (ta)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ba-ra-ta)
  • Quantas sílabas tem? (3 sílabas)
  • Pergunte à turma:
  • Vocês saberiam me dizem onde está a palavrinha DIz?
  • Qual a letra inicial? (d)
  • E a letra final? (z)
  • Quantas letras tem essa palavra? (3 letras)
  • E quantas sílabas? (1 sílaba)
  • Mostrem para mim a palavra CAMA.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ca)
  • Qual o som final?(ma)
  • Quantas sílabas ela tem? (2 sílabas)
  • Vocês podem me dizer uma palavra que comece com o som inicial de CAMA? (casa, cana, canudo)
  • Convide a turma para cantar mais uma vez a cantiga de roda. Enquanto a turma canta, vá acompanhando com o dedo a cantiga no cartaz.
  • Pergunte para a turma:
  • Onde está a palavra MARFIM?
  • Quem saberia me dizer as duas palavras que temos dentro de MARFIM? (mar - fim)
  • Se tirarmos a sílaba MAR temos que palavra? (fim)
  • E se tirarmos a sílaba FIM o que temos? (mar)
  • Afixe no quadro cartaz com a cantiga de roda Marcha soldado.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste enquanto a turma canta a cantiga.
  • Depois de fazer a leitura de ajuste peça:
  • Mostre para mim a palavra PAPEL.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (pa)
  • Qual o som final? (pel)
  • Quantos sons tem essa palavra? (2 sons)
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês saberiam me dizer a palavra que aparece na cantiga e rima com PAPEL? (quartel)
  • Pergunte:
  • Vocês saberiam me dizer onde está a palavrinha DEU?
  • Com que letra começa? (d)
  • Com que letra termina? (u)
  • Quantas letra tem a palavra DEU? (3 letras)
  • E quantas sílabas? (1 sílaba)
  • Mostrem para mim a palavra BANDEIRA.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ban)
  • E o som do meio? (dei)
  • Qual o som final? (ra)
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som do meio de BANDEIRA? (cadeira, madeira)
  • Convide a turma para cantar mais uma vez a cantiga de roda: Marcha soldado, e outra criança para fazer a leitura de ajuste enquanto a turma canta.
  • Peça:
  • Mostre para mim a palavra ACORDA.
  • Que palavra teremos se tirarmos o A inicial dessa palavra? (corda)
  • Pergunte à turma:
  • Vocês saberiam me dizer uma palavra do texto que rima com SINAL? (nacional)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (segunda parte).

Orientações:

Nessa parte da aula as crianças, em grupos, irão participar do jogo Roleta das cantigas de roda, no qual terão que identificar a cantiga de roda sorteada na roleta e cantar os versos que completam a canção. Vencerá o jogo a dupla que conseguir cantar o maior número de cantigas de roda.

Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em grupos segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças de escrita alfabética ou alfabéticas com silábicos alfabéticos.
  • Você precisará de uma roleta e um clipe para cada grupo. Clique aqui para imprimir a roleta. Você terá que recortar as roletas e colar em cartolina, duplex ou num papelão, para que as mesmas fiquem firmes e fáceis de serem manuseadas.
  • Entregue uma roleta para cada grupo. Explique que para fazer a roleta girar uma criança deverá segurar um lápis em pé, com a ponta em cima do ponto que se encontra no centro da roleta prendendo o clipe para que elas possam girá-lo. Mostre como deve ser. Diga ainda que embora eles estejam em grupos de 4 componentes, o jogo será uma dupla, contra a outra dupla.
  • Explique para a turma que, para iniciar o jogo, cada grupo deve decidir qual a dupla que irá começar, tirando a sorte no par ou ímpar, por exemplo.
  • Decidido quem começa, a dupla iniciante deve girar a roleta, identificar a cantiga sorteada e cantar corretamente.
  • Se a dupla não souber, passará a vez para a próxima dupla.
  • Vencerá o jogo a dupla que conseguir cantar o maior número de cantigas de roda propostas na roleta.
  • Certifique-se de que as crianças entenderam os procedimentos do jogo, antes de começar.
  • Peça para as crianças iniciarem o jogo.
  • Circule pela sala observando as discussões das duplas.
  • Se perceber que alguma dupla tem dificuldade de identificar a cantiga de roda sorteada, faça intervenções para ajudar a dupla.
  • Supondo que o verso sorteado seja: Meu limão, meu limoeiro / Meu pé de jacarandá

Pergunte:

  • Qual a palavra que inicia a cantiga sorteada? (meu)
  • Com que letra começa essa palavra? (m)
  • Depois do M que letra vem? (e)
  • E depois do E? (u)
  • Vamos ler essa palavra? (meu)
  • Que palavra vem depois de MEU? (limão)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (li)
  • E o som final? (mão)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (li-mão)
  • Vamos repetir as suas palavras que iniciam essa cantiga de roda? (Meu limão)
  • Qual a cantiga de roda que começa desse jeito?
  • Vocês já sabem?
  • Cantem para completar os versos que faltam.
  • Caso as crianças que apresentam dificuldade continuem sem identificar a cantiga de roda sorteada, proceda do mesmo modo com o verso seguinte, até que as crianças identifiquem qual a cantiga que elas devem cantar.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

No fechamento da aula, as crianças, individualmente, irão identificar as palavras correspondentes aos desenhos dos versos enigmáticos das canções cantadas no jogo Roleta das cantigas de roda e, em seguida, reescrever os versos trocando os desenhos pelas palavras que os nomeiam. Clique aqui para acessar a atividade para impressão.

  • Organize a turma individualmente.
  • Distribua uma atividade para cada criança.
  • Explique para as crianças que elas deverão identificar os nomes do desenho contido em cada verso das cantigas de roda, marcar com um (X) os nomes corretos, depois reescrever os versos substituindo os desenhos pelos nomes correspondentes.
  • Certifique-se de que todas as crianças compreenderam o que deve ser feito, em seguida, solicite que ela iniciem a atividade.
  • Ande pela sala observando as estratégias usadas pelas crianças. Caso você observe que alguma está tendo dificuldade para identificar qual o nome correto das imagens, faça as seguintes intervenções:

Pergunte:

  • Que desenho aparece no primeiro verso da cantiga? (barata, por exemplo)
  • Com que letra começa? (b)
  • Que letra vem depois do B? (a)
  • Que sílaba forma o B com o A? (ba)
  • Com qual letra termina? (a)
  • Qual o som do meio? (ra)
  • E o som final? (ta)
  • Vamos pronunciar lentamente essa palavra? (ba-ra-ta)
  • Qual dessas três palavras é BARATA?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Dê continuidade a intervenção. Perguntando:
  • Qual o próximo desenho que aparece no verso da cantiga? (saias)
  • Com que letra começa? (s)
  • Com qual letra termina?
  • Depois do S que letra vem? (a)
  • E depois do SA vem que letra? (i)
  • Qual o som que temos com essas três letras? (sai)
  • E o som final? (as)
  • Vamos falar lentamente a palavra? (sai-as)
  • Qual dessas três palavras é Saias?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Se a dificuldade for, por exemplo, nos versos da cantiga de roda Marcha soldado, pergunte:
  • Que desenho aparece no primeiro verso dessa cantiga? (fogo)
  • Qual a letra inicial dessa palavra? (f)
  • Qual a letra final?(o)
  • Que letra vem depois do F? (o)
  • Que som formam o F+O? (fo)
  • E o som final? (go)
  • Quais as letras que formam esse som? (g-o)
  • Vamos pronunciar lentamente essa palavra? (fo-go)
  • Qual das três palavras é FOGO?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Dê continuidade à intervenção perguntando:
  • Qual o próximo desenho do verso dessa cantiga? (polícia)
  • Com que letra começa? (p)
  • Com qual letra termina?
  • E que letra vem depois do P? (o)
  • Que som formam o P+O? (po)
  • Quais os sons do meio? (lí-ci)
  • E qual o som final? (a)
  • Vamos falar lentamente a palavra? (po-lí-ci-a)
  • Qual das três palavras é POLÍCIA?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Proceda da mesma forma com os outros versos, caso haja necessidade.
  • Oriente as crianças para fazer a reescrita dos versos da cantiga de roda substituindo os desenhos pelas palavras corretas. Diga para elas:
  • Copie cada verso em uma linha.
  • Substitua os desenhos pelos seus nomes.
  • Chame a atenção das crianças para os espaços que existem entre as palavras e os sinais de pontuação presentes nos versos.

Para as crianças que apresentam mais dificuldade na escrita proponha a reescrita dos versos de uma ou duas cantigas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, duplex ou papelão, clipes, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo das cantigas de roda. Disponivel em: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Acesso em 08 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Durante a realização do jogo as crianças podem apresentar dificuldade para lembrar a sequência das cirandas.

As crianças que estão nas hipóteses SSV e SCV podem apresentar dificuldade para identificar palavras dentro do texto enigmático, pois ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VIVO escrever IO, pois ainda não percebem que para formar a sílaba VI é necessário a consoante (V) + a vogal (I), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra. Enquanto a criança na hipótese SSV para a mesma palavra pode grafar PM, pois as mesmas ainda escrevem sem pauta sonora nenhuma.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A. M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula elas irão identificar e cantar cantigas de roda conhecidas durante o jogo Roleta das cantigas de roda, em seguida, reescreverão os versos enigmáticos das canções cantadas, trocando as imagens pelos nomes correspondentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade desta aula é ler e identificar cantigas de roda conhecidas e, através do jogo Roleta das cantigas de roda, completar cantando as partes da cantiga que estiverem faltando e, em seguida, reescrever os versos enigmáticos da cantiga trocando as imagens pelos nomes correspondentes.

Atenção: Segundo MORAIS (2012, p.93-94), a experiência didática acumulada nos últimos anos, em diferentes países, tem mostrado os benefícios de explorarmos os textos poéticos da tradição oral como as cantigas de roda, as quadrinhas e as parlendas, pois as crianças conhecem e aprendem de cor uma vez que são parte da cultura do brincar infantil.

  • Retome com as crianças a aula anterior. Pergunte:
  • Quem lembra as cantigas de roda que trabalhamos nas aulas passadas?
  • Qual delas vocês gostam mais?
  • Explique para as crianças que na aula de hoje elas irão participar de um jogo: Roleta das cantigas de roda, e que durante o jogo elas terão que completar cantando as partes que faltam das cantigas de roda.
  • Motive a turma para assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda antes da realização do jogo. Diga:
  • Vamos assistir ao vídeo de mais duas cantigas de roda?
  • Prestem atenção e descubra se você as conhece.
  • Exiba os vídeos das cantigas de roda: Marcha soldado e A barata diz que tem, acessando: https://lunetas.com.br/45-cantigas-folcloricas-para-brincar-de-roda-com-as-criancas/. Cada vídeo tem a duração aproximada de 2 minutos.

Caso não seja possível exibir os vídeos, ou baixar a música para as crianças ouvirem, cante para a turma as duas canções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (primeira parte).

Orientações:

  • Depois de assistir aos vídeos, pergunte às crianças:
  • Gostaram dos vídeos? (Respostas pessoais)
  • Vocês já conheciam alguma dessas cantigas? (Respostas pessoais)
  • Vamos cantar novamente essas cantigas de roda?
  • Escolha uma das cantigas de roda apresentada anteriormente e cole no quadro um cartaz com a letra da canção (Sugiro que você comece com a cantiga de roda A barata diz que tem). Clique aqui para acessar uma proposta de cartaz das cantigas de roda.
  • Convide uma criança para junto de você fazer a leitura de ajuste da cantiga de roda, enquanto toda a turma canta.

Atenção, a leitura de ajuste vai ajudar as crianças a construírem as relações entre o que se fala e a escrita correspondente, portanto, ela é de fundamental importância no processo de alfabetização. Para realizar a leitura de ajuste proceda da seguinte forma:

*Ao cantar a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada, com ajuda do(a) professor(a), vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta a música.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste: https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente.

  • Depois, ainda utilizando os procedimentos de leitura de ajuste, pergunte:
  • Onde está a palavra BARATA?
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ba)
  • E o som do meio? (ra)
  • Qual o som final? (ta)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (ba-ra-ta)
  • Quantas sílabas tem? (3 sílabas)
  • Pergunte à turma:
  • Vocês saberiam me dizem onde está a palavrinha DIz?
  • Qual a letra inicial? (d)
  • E a letra final? (z)
  • Quantas letras tem essa palavra? (3 letras)
  • E quantas sílabas? (1 sílaba)
  • Mostrem para mim a palavra CAMA.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ca)
  • Qual o som final?(ma)
  • Quantas sílabas ela tem? (2 sílabas)
  • Vocês podem me dizer uma palavra que comece com o som inicial de CAMA? (casa, cana, canudo)
  • Convide a turma para cantar mais uma vez a cantiga de roda. Enquanto a turma canta, vá acompanhando com o dedo a cantiga no cartaz.
  • Pergunte para a turma:
  • Onde está a palavra MARFIM?
  • Quem saberia me dizer as duas palavras que temos dentro de MARFIM? (mar - fim)
  • Se tirarmos a sílaba MAR temos que palavra? (fim)
  • E se tirarmos a sílaba FIM o que temos? (mar)
  • Afixe no quadro cartaz com a cantiga de roda Marcha soldado.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste enquanto a turma canta a cantiga.
  • Depois de fazer a leitura de ajuste peça:
  • Mostre para mim a palavra PAPEL.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (pa)
  • Qual o som final? (pel)
  • Quantos sons tem essa palavra? (2 sons)
  • Pergunte para a turma:
  • Vocês saberiam me dizer a palavra que aparece na cantiga e rima com PAPEL? (quartel)
  • Pergunte:
  • Vocês saberiam me dizer onde está a palavrinha DEU?
  • Com que letra começa? (d)
  • Com que letra termina? (u)
  • Quantas letra tem a palavra DEU? (3 letras)
  • E quantas sílabas? (1 sílaba)
  • Mostrem para mim a palavra BANDEIRA.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ban)
  • E o som do meio? (dei)
  • Qual o som final? (ra)
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som do meio de BANDEIRA? (cadeira, madeira)
  • Convide a turma para cantar mais uma vez a cantiga de roda: Marcha soldado, e outra criança para fazer a leitura de ajuste enquanto a turma canta.
  • Peça:
  • Mostre para mim a palavra ACORDA.
  • Que palavra teremos se tirarmos o A inicial dessa palavra? (corda)
  • Pergunte à turma:
  • Vocês saberiam me dizer uma palavra do texto que rima com SINAL? (nacional)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (segunda parte).

Orientações:

Nessa parte da aula as crianças, em grupos, irão participar do jogo Roleta das cantigas de roda, no qual terão que identificar a cantiga de roda sorteada na roleta e cantar os versos que completam a canção. Vencerá o jogo a dupla que conseguir cantar o maior número de cantigas de roda.

Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, porque as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em grupos segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética. Crianças com escrita silábico alfabética junto com crianças de escrita alfabética ou alfabéticas com silábicos alfabéticos.
  • Você precisará de uma roleta e um clipe para cada grupo. Clique aqui para imprimir a roleta. Você terá que recortar as roletas e colar em cartolina, duplex ou num papelão, para que as mesmas fiquem firmes e fáceis de serem manuseadas.
  • Entregue uma roleta para cada grupo. Explique que para fazer a roleta girar uma criança deverá segurar um lápis em pé, com a ponta em cima do ponto que se encontra no centro da roleta prendendo o clipe para que elas possam girá-lo. Mostre como deve ser. Diga ainda que embora eles estejam em grupos de 4 componentes, o jogo será uma dupla, contra a outra dupla.
  • Explique para a turma que, para iniciar o jogo, cada grupo deve decidir qual a dupla que irá começar, tirando a sorte no par ou ímpar, por exemplo.
  • Decidido quem começa, a dupla iniciante deve girar a roleta, identificar a cantiga sorteada e cantar corretamente.
  • Se a dupla não souber, passará a vez para a próxima dupla.
  • Vencerá o jogo a dupla que conseguir cantar o maior número de cantigas de roda propostas na roleta.
  • Certifique-se de que as crianças entenderam os procedimentos do jogo, antes de começar.
  • Peça para as crianças iniciarem o jogo.
  • Circule pela sala observando as discussões das duplas.
  • Se perceber que alguma dupla tem dificuldade de identificar a cantiga de roda sorteada, faça intervenções para ajudar a dupla.
  • Supondo que o verso sorteado seja: Meu limão, meu limoeiro / Meu pé de jacarandá

Pergunte:

  • Qual a palavra que inicia a cantiga sorteada? (meu)
  • Com que letra começa essa palavra? (m)
  • Depois do M que letra vem? (e)
  • E depois do E? (u)
  • Vamos ler essa palavra? (meu)
  • Que palavra vem depois de MEU? (limão)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (li)
  • E o som final? (mão)
  • Vamos ler lentamente essa palavra? (li-mão)
  • Vamos repetir as suas palavras que iniciam essa cantiga de roda? (Meu limão)
  • Qual a cantiga de roda que começa desse jeito?
  • Vocês já sabem?
  • Cantem para completar os versos que faltam.
  • Caso as crianças que apresentam dificuldade continuem sem identificar a cantiga de roda sorteada, proceda do mesmo modo com o verso seguinte, até que as crianças identifiquem qual a cantiga que elas devem cantar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

No fechamento da aula, as crianças, individualmente, irão identificar as palavras correspondentes aos desenhos dos versos enigmáticos das canções cantadas no jogo Roleta das cantigas de roda e, em seguida, reescrever os versos trocando os desenhos pelas palavras que os nomeiam. Clique aqui para acessar a atividade para impressão.

  • Organize a turma individualmente.
  • Distribua uma atividade para cada criança.
  • Explique para as crianças que elas deverão identificar os nomes do desenho contido em cada verso das cantigas de roda, marcar com um (X) os nomes corretos, depois reescrever os versos substituindo os desenhos pelos nomes correspondentes.
  • Certifique-se de que todas as crianças compreenderam o que deve ser feito, em seguida, solicite que ela iniciem a atividade.
  • Ande pela sala observando as estratégias usadas pelas crianças. Caso você observe que alguma está tendo dificuldade para identificar qual o nome correto das imagens, faça as seguintes intervenções:

Pergunte:

  • Que desenho aparece no primeiro verso da cantiga? (barata, por exemplo)
  • Com que letra começa? (b)
  • Que letra vem depois do B? (a)
  • Que sílaba forma o B com o A? (ba)
  • Com qual letra termina? (a)
  • Qual o som do meio? (ra)
  • E o som final? (ta)
  • Vamos pronunciar lentamente essa palavra? (ba-ra-ta)
  • Qual dessas três palavras é BARATA?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Dê continuidade a intervenção. Perguntando:
  • Qual o próximo desenho que aparece no verso da cantiga? (saias)
  • Com que letra começa? (s)
  • Com qual letra termina?
  • Depois do S que letra vem? (a)
  • E depois do SA vem que letra? (i)
  • Qual o som que temos com essas três letras? (sai)
  • E o som final? (as)
  • Vamos falar lentamente a palavra? (sai-as)
  • Qual dessas três palavras é Saias?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Se a dificuldade for, por exemplo, nos versos da cantiga de roda Marcha soldado, pergunte:
  • Que desenho aparece no primeiro verso dessa cantiga? (fogo)
  • Qual a letra inicial dessa palavra? (f)
  • Qual a letra final?(o)
  • Que letra vem depois do F? (o)
  • Que som formam o F+O? (fo)
  • E o som final? (go)
  • Quais as letras que formam esse som? (g-o)
  • Vamos pronunciar lentamente essa palavra? (fo-go)
  • Qual das três palavras é FOGO?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Dê continuidade à intervenção perguntando:
  • Qual o próximo desenho do verso dessa cantiga? (polícia)
  • Com que letra começa? (p)
  • Com qual letra termina?
  • E que letra vem depois do P? (o)
  • Que som formam o P+O? (po)
  • Quais os sons do meio? (lí-ci)
  • E qual o som final? (a)
  • Vamos falar lentamente a palavra? (po-lí-ci-a)
  • Qual das três palavras é POLÍCIA?
  • Marque com um (X) a palavra correta.
  • Proceda da mesma forma com os outros versos, caso haja necessidade.
  • Oriente as crianças para fazer a reescrita dos versos da cantiga de roda substituindo os desenhos pelas palavras corretas. Diga para elas:
  • Copie cada verso em uma linha.
  • Substitua os desenhos pelos seus nomes.
  • Chame a atenção das crianças para os espaços que existem entre as palavras e os sinais de pontuação presentes nos versos.

Para as crianças que apresentam mais dificuldade na escrita proponha a reescrita dos versos de uma ou duas cantigas.

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