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Salada de Joaninhas
Plano de Aula
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular), folha para anotação, cartolina ou papel craft.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1. Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias na versão oral.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material complementar: Para imprimir o texto “Sanduíche de joaninha”, clique aqui.
Orientações:
Material complementar: Para baixar o vídeo culinário “Tem criança na cozinha com Isabella e Rachel Aguiar - Salada de joaninhas”, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=YKKct8z2abE (Acesso em 07/11/2018).
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
Solicite aos grupos que realizem ensaios dessa atuação, a fim de gerar segurança nos alunos e acertar os possíveis pontos falhos.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive para o envio de vídeos (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: texto disponível aqui; vídeo 1 disponível aqui; vídeo 2 disponível aqui, e quadro de autoavaliação disponível aqui.
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe com os alunos o texto sugerido no slide pelo WhatsApp ou por um documento do Google enviado via e-mail. Oriente os alunos a ler o texto e faça algumas perguntas em áudio, pelo WhatsApp, seguindo as orientações do plano. Em seguida, compartilhe os vídeos para que eles assistam. Crie um mural no Padlet ou um documento compartilhado com os alunos, com as perguntas e o espaço identificado com o nome de cada aluno para que todos possam colocar suas impressões sobre o texto e o vídeo.
Desenvolvimento
Desafie os alunos a ensinar uma receita por meio de vídeo gravado pelo celular e compartilhado pelo Google Drive. Uma opção para o vídeo é gravar um áudio acompanhado de algumas fotos ilustrando cada etapa da receita. Nesse momento, realize uma videochamada para apresentar a proposta e criar com os alunos os acordos de como eles se organizarão para produzir o vídeo (ou áudio). Elabore coletivamente um documento durante o encontro remoto, registrando todos os combinados para a realização da proposta. Direcione os alunos seguindo a sugestão de perguntas do plano. Para assistirem aos vídeos, crie o quadro de autoavaliação em um documento do Google ou formulário que poderá ser encaminhado por e-mail ou WhatsApp, e proponha o preenchimento dele pelo próprio grupo.
Fechamento
Crie um documento compartilhado para que cada aluno possa colocar suas impressões a respeito do que considerou na autoavaliação. Isso também poderá ser feito pelo Padlet.
Convite às famílias
Convide os familiares a participar ajudando na produção: utensílios, figurino, cenário, cartazes etc. Você pode organizar um mural no Padlet com as fotos e os vídeos (ou áudios) do trabalho final, que poderá ser compartilhado com os familiares!
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Lopes
Mentor: Sidicleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Receita: planejamento de texto oral
Finalidade da aula: Planejar a forma de produzir oralmente uma receita culinária, tendo por base vídeos de culinária infantil assistidos.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Receita culinária
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF03LP15
Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão, aparelho celular), folha para anotação, cartolina ou papel craft.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar insegurança em virtude de dificuldades de exposição em público.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em 30/07/2018).
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em 30/07/2018).
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