Atividade para impressão - Avaliação
Avaliação
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite com pauta, papel craft ou cartolina, ficha impressa de atividade, canetas hidrocores e/ou lápis de cor.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em: 30 jul /2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127 - 142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em 30 jul 2018.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Fantasmas e Abóboras de frutas. Disponível em: <https://mdemulher.abril.com.br/receitas/fantasmas-e-aboboras-de-frutas/>. Acesso em: 18 dez 2018.
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Material complementar: Para impressão da ficha “Avaliando nossa receita”, clique aqui.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Toda receita deve ter um título que define o que será preparado.
- Os ingredientes devem estar listados um abaixo do outro.
- Todo ingrediente tem que ser quantificado.
- O modo de preparo, também chamado de modo de fazer, vem depois da lista de ingredientes.
- O modo de preparo deve conter orientações claras e detalhadas dos procedimentos a serem feitos.
- As ações que serão executadas devem ser escritas em forma de ordem.
- A ilustração da receita faz referência ao alimento que está sendo ensinado.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Sites (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o texto e as perguntas em um documento do Google, e oriente os alunos a responderem através dos comentários no documento. Procure acionar os conhecimentos deles acerca do gênero textual “receita culinária”. Se preciso, envie alguns comentários em áudio sobre as respostas.
Desenvolvimento
Compartilhe o quadro de avaliação através de outro documento no Google ou, se preferir, use o Google Planilhas e acrescente uma nova coluna com o nome de cada dupla de alunos para que tenham um espaço específico para escrever suas respostas. Oriente os alunos em áudio, pelo WhatsApp, a voltarem ao texto criado na aula anterior (LPO3_01SQA14) para responder às perguntas do quadro e discutir uma resposta comum entre eles (duplas) pelo WhatsApp. Dê devolutivas às duplas pelo WhatsApp. Em seguida, organize todos os textos com as revisões propostas, já incluídas numa única pasta no Drive, compartilhada entre os alunos, ou num site do Google para ser compartilhado também com os familiares.
Fechamento
Faça uma reflexão sobre aspectos importantes da estrutura do gênero e convide os alunos a elaborarem dicas para ajudar quem queira produzir um texto do gênero. Crie um mural no Padlet com a proposta e peça que cada aluno coloque um post-it com sua dica. Compartilhe as perguntas no mural, caso os alunos não contemplem todas as informações propostas no plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a lerem juntos as receitas compartilhadas no Drive ou no site.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luciane Lopes
Mentor: Sidecleia Santos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Receita: revisão da produção escrita
Finalidade da aula: Revisar a escrita do gênero abordado, considerando a temática e a situação comunicativa (interlocutor, finalidade, circulação e suporte), realizando cortes, acréscimos e reformulações para aprimoramento do texto.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Receita culinária
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de texto / Edição de texto
Prática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06 / EF15LP07 / EF15LP08
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).
Materiais necessários: Folhas de papel sulfite com pauta, papel craft ou cartolina, ficha impressa de atividade, canetas hidrocores e/ou lápis de cor.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em: 30 jul /2018.
DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127 - 142.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em 30 jul 2018.
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