Plano de Aula

Plano de aula: Receita: revisão da produção escrita

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “Receitas culinárias” e no campo de atuação “Vida cotidiana”. A aula faz parte do módulo de produção de textos (escrita autônoma e compartilhada).

Materiais necessários: Folhas de papel sulfite com pauta, papel craft ou cartolina, ficha impressa de atividade, canetas hidrocores e/ou lápis de cor.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá dificultar na escrita autônoma.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em: 30 jul /2018.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester Calland de Souza. Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp.127 - 142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV. São Paulo : SME/ DOT, 2011, 56p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf>. Acesso em 30 jul 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Escreva no quadro o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão realizar a revisão textual da receita culinária por eles produzida.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos