Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Receita: identificação dos elementos compositores do gênero.
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Descrição
Esta sequência tem como foco o gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Projetor; dispositivos com acesso à internet - Recursos Educacionais Digitais:
Google Docs - Materiais diversos:
Cartolina ou papel kraft
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto
Prática de Linguagem
- Análise linguística / semiótica
Objetivos de aprendizagem
- Identificar os elementos específicos do gênero receita culinária (lista de ingredientes e modo de fazer).
Competências gerais
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
9. Empatia e cooperação
Bibliografia
- LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127 - 142. 2005.
- BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).
- DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Esta sequência tem como foco o gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: A receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos.
Organização da aula
Conversa inicial:
Tempo previsto: 10 minutos
Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando e descobrindo algumas informações importantes sobre este gênero textual.
Comente com os alunos que irão participar do desafio da Frase maluca. Explique que você escreverá algumas frases no quadro (uma por vez):
• PIQUE A BANANA E DESCASQUE-A.
• TIRE O CAROÇO E CORTE A MANGA AO MEIO.
• BATA O OVO E RETIRE A GEMA.
• BEBA GELADO E COLOQUE NA GELADEIRA.
• CORTE O TOMATE EM RODELAS E DEPOIS LAVE.
Solicite que realizem a leitura silenciosa da frase apresentada. Em seguida, promova uma discussão sobre o porquê dela ser considerada uma “frase maluca”.
Proponha à turma que reelabore coletivamente a frase, dando sentido e coerência a ela. Anote no quadro a resposta dada.
Lance alguns questionamentos:
- O que vocês perceberam de “estranho” nas frases apresentadas? (Espera-se que percebam que a ordem das ações estão trocadas.)
- Seria possível realizar as ações solicitadas nas frases malucas? Por quê? (Espera-se que afirmem que não.)
- Quantas ações há em cada frase? Vamos grifá-las nas frases organizadas no quadro? (Espera-se que percebam que há duas ações em cada frase: pique e descasque/tire e corte/bata e retire/beba e coloque/corte e lave.)
- Vocês já viram estes tipos de frase escritas em qual texto? (Espera-se que relacionem tais frases às receitas culinárias.)
Converse com os alunos acerca da importância de organizar as ações na ordem em que elas devem ocorrer, a fim de garantirmos que o resultado saia conforme o esperado.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA