Compartilhe:

Jornalismo

Atividades de festa junina para trabalhar leitura, escrita e Matemática

Conheça algumas ideias para levar para a sala de aula atividades juninas com receitas e baixe um jogo exclusivo

PorSelene Coletti

31/05/2023

Confira ideia para trabalhar o gênero textual receita a partir do viés da Matemática com alunos dos Anos Iniciais do Fundamental. Foto: Getty Images

Junho é sempre um mês recheado de boas oportunidades para trabalhar a leitura, a escrita e a Matemática a partir das festas juninas, presentes no temário de todo o calendário escolar. Esse é um tema que deixa a escola mais colorida e cheia de vida e que eu amo trabalhar, como já disse aqui.

Nesta conversa, apresento a ideia de trabalhar o gênero textual receita a partir do viés da Matemática com alunos dos Anos Iniciais do Fundamental, o que permitirá o trabalho com a escrita. 

Uma roda de conversa antes das atividades de festa junina

Como sempre, a roda de conversa é a melhor opção para começar, levantando com a turma o que os estudantes já sabem sobre as festas juninas e quais as experiências vivenciadas, na escola ou fora dela. Na sequência, pode-se propor uma roda de curiosidades sobre a origem da festa junina no Brasil ou sobre as festividades realizadas no país. 

Em seguida, proponha que realizem uma pesquisa sobre as principais comidas que enfeitam as mesas e barracas juninas. Dependendo da turma, se for de alfabetização, é possível explorar os nomes das comidas a partir das hipóteses de escrita de cada um: usando as letras móveis, trabalhando com as listas, com cruzadinhas envolvendo as palavras pesquisadas etc.

Pesquisando receitas de pratos típicos juninos: explorando a escrita e a Matemática

Você já deve estar pensando onde entra a Matemática nesse assunto, não é mesmo? Você pode propor que os alunos escolham, por meio de votação, os seus pratos juninos preferidos. Organize uma tabela com os resultados obtidos; a partir dela, a turma pode organizar gráficos utilizando quadradinhos ou pela informática, caso a escola tenha laboratório. Problematize situações do tipo: “O que aconteceria nessa coluna se mais duas pessoas preferissem esse quitute?”. Trouxe aqui outras possibilidades de exploração de gráficos para você se inspirar.

Sugira que pesquisem, em casa, uma receita entre as preferências. Se esse gênero textual ainda não foi proposto, apresente-o para a turma e explore suas características. Quando trouxerem as receitas de casa, peça que identifiquem no texto os ingredientes e o modo de fazer. É também uma boa oportunidade para explorar a compreensão leitora.

Concomitantemente, você pode trabalhar:

  • As unidades de medida não padronizadas (xícaras, colheres, copos);
  • Unidades padronizadas de massa e de capacidade relacionadas aos ingredientes;
  • As unidades padronizadas de tempo, como o tempo de preparo da receita;
  • Unidades de medida de temperatura.

É possível propor que os alunos transformem as unidades não padronizadas da receita em padronizadas, e vice-versa. Neste plano de aula da NOVA ESCOLA, você encontra boas sugestões. Também é possível explorar ideias de dobro e triplo, propondo que reescrevam os ingredientes, ampliando-os, ou a ideia de diminuir para a metade, por exemplo.

Pode-se abordar também o sistema monetário a partir dos valores a serem pagos pelos ingredientes para a confecção da receita (se for fazer uma, duas ou mais receitas, por exemplo). Você poderá propor diferentes situações-problema com bastante significado para a turma.

Ao final, é hora de a turma literalmente colocar a mão na massa. Divida os alunos em grupos para que confeccionem uma receita, sendo que cada grupo irá fazer a sua e vivenciar o uso das unidades de medida. 

Muitas vezes, ao propor a confecção de receitas, minhas turmas ficavam observando enquanto eu fazia, e a participação se restringia a colocar os ingredientes. No entanto, quando propus que cada grupo fizesse a sua própria receita, percebi o quanto esse momento se tornava mais rico. Embora às vezes tenham acontecido alguns errinhos, foi possível explorar o porquê disso.

Problematizar algumas situações observadas durante a produção das receitas também é uma boa pedida.

Para aliar com a escrita, ofereça a reescrita da receita e depois monte um Padlet para compartilhar tudo com as famílias, juntamente com os registros fotográficos da produção das receitas.

Um jogo não pode faltar

Logicamente, não poderia faltar um jogo para trabalhar atividades de festa junina nos Anos Iniciais. Baseado no jogo Pizzaria Maluca, da Grow (que gosto bastante de jogar com minha neta, embora perca na maioria das vezes), montei um similar, que pode ser jogado com turmas de 1º ano do Fundamental

Com ele, é possível trabalhar o uso do dado, explorando a contagem e a própria conservação da quantidade saída no dado. Ou seja, se a criança reconhece a disposição dos números que saem, não há a necessidade de contar um a um. Além da Matemática, a exploração da escrita também está presente no jogo, já que as crianças terão de fazer a leitura dos ingredientes das receitas apresentadas. 

Se você trabalhou as receitas de pratos típicos juninos, poderá adequar esse jogo com os preparos trazidos pela turma.

ACESSE O JOGO DA RECEITA JUNINA

Lembre-se de, posteriormente, problematizar as situações de jogos vivenciadas pelos estudantes.

E então, animou-se a preparar o seu arraial junino utilizando as receitas? 

Um abraço e até a próxima,

Selene

Selene Coletti é professora na rede pública há 40 anos. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por dez anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, com o projeto Mapas do Tesouro que São um Tesouro, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio Gestão para o Sucesso Escolar, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada e também como formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP). Atualmente é vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo, em Itatiba.

Veja mais sobre

Últimas notícias