LPO3_06SQA04 - Texto para impressão (Carta de leitor)
Plano de Aula
Plano de aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Carta do leitor
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com uma carta pessoal, porém a Carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Não querer dar as suas opiniões, com medo do que os colegas poderão pensar, ou mesmo medo de errar. Identificar a função social da reportagem. Identificar a estrutura de uma carta de leitor.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (Acesso em 02/10/2018)
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU (Acesso em 03/10/2018)
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou leia-o para os alunos.
- Divida a turma em duplas, agrupando os alunos com habilidades diferentes, para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizados.
- Converse com a turma sobre os títulos das cartas do leitor, fazendo perguntas:
- Você consegue lembrar o que é uma carta do leitor? (Espera-se que os alunos identifiquem que uma carta do leitor é uma carta que um leitor escreve a uma revista, jornal, gibi e/ou site sobre as publicações feitas, atribuindo sua opinião ou sugestão. Se os alunos não chegarem a esta conclusão, pergunte a eles se sabem o que é uma carta pessoal, se eles já escreveram uma carta a alguém, quais elementos fazem parte de uma carta pessoal, o que eles acham que seja um leitor, o que podemos entender quando dizemos ”carta do leitor”. Será que tem algo a ver com carta pessoal?) Você também, se houver possibilidade, poderá mostrar um exemplo de carta de leitor aos alunos.
- Quais títulos você identifica nas cartas observadas? (Espera-se que os alunos identifiquem que a carta do leitor do gibi não possui título e que as outras duas cartas possuem os seguintes títulos: Superpoderes e Abandono de animais.) Os alunos poderão responder que o título das cartas de leitor do gibi é “Mônica dá o recado”. Se isso acontecer, pergunte aos alunos qual é o título das outras duas, depois questione-os sobre o assunto destas cartas, então indague: Será que o assunto da carta do leitor do gibi é sobre a Mônica? Será que estas cartas possuem o mesmo título? Faz sentido as duas cartas falarem sobre a mesma coisa? Será que estas cartas tem título?
- Na sua opinião, qual é o assunto principal das cartas do leitor 2 e 3, observando os títulos? (Neste momento permita que os alunos levantem hipóteses sobre os assuntos das cartas observadas levando em consideração que as mesmas não foram lidas, portanto não há respostas certas ou erradas, apenas respostas coerentes aos títulos. Os alunos poderão responder que a carta 2 fala de super-heróis ou de algum personagem que possui superpoderes, entre outras hipóteses. Na carta 3, os alunos poderão supor que o assunto principal seja sobre animais abandonados.)
Materiais complementares: Exemplo de carta do leitor - acesse aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete ou leia o slide para os alunos.
- Dê espaço para que os alunos possam falar sobre as cartas lidas:
- O que vocês acharam da cartas? (Estimule os alunos a dar suas opiniões acerca das cartas. Lembre aos alunos que não há respostas certas ou erradas, cada um pode ter uma opinião diferente.)
- Qual foi o assunto principal das cartas do leitor lidas? (Espera-se que os alunos respondam que na carta uma há uma sugestão de um menino para uma história da Turma da Mônica. A carta 2 fala sobre uma turma que utiliza a revista CHC em suas aulas e resolveram escrever uma carta do leitor para a revista. A carta 3 fala sobre o abandono de animais em Florianópolis. Se os alunos não chegarem a esta conclusão, faça perguntas a fim de que eles percebam o assunto principal de cada carta, como: Quem escreveu a primeira carta? Esta carta fala sobre o quê? Sugere algo? Conta algo? E a carta 2? E a 3?).
- Qual carta acharam mais interessante? (Estimule os alunos a dar suas opiniões acerca das cartas. Lembre aos alunos que não há respostas certas ou erradas, cada um pode ter uma opinião diferente.)
- Qual foi a fonte das cartas? (Espera-se que os alunos identifiquem que cada carta foi retirada de um site diferente. Se não identificarem, volte às cartas e peça para que os alunos observem tudo no slide ou na folha impressa, assim poderão identificar a fonte de cada carta).
- Vocês concordam que estas cartas analisadas foram publicadas? Na sua opinião, como elas chegaram até a redação do gibi, revista e site de notícias? (Espera-se que os alunos respondam que elas foram enviadas pelo correio ou por e-mail. Se os alunos não conseguirem chegar a esta conclusão, pergunte a eles: Para que a carta de leitor pudesse ser lida por nós, leitores, ela precisou ser publicada, certo? Para que ela fosse publicada, alguém precisou lê-la antes de nós? Então podemos dizer que os remetentes das cartas precisaram enviá-las para a redação? Quais são os meios que utilizamos para enviar uma carta pessoal? Será que podemos dizer que utilizamos os mesmos meios para enviar uma carta do leitor?)
- Se pudessem escrever uma carta, sobre as histórias da Turma da Mônica, como seria esta carta? (Estimule os alunos a dar suas opiniões acerca da carta.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Projete ou leia o slide para os alunos.
- Imprima os textos do slide anterior, se não for possível escreva-os no quadro ou volte ao slide anterior, para que os alunos possam visualizar os textos.
- Imprima a tabela do slide para que os alunos possam completá-la ou escreva no quadro e peça para que os alunos a copiem.
- Peça para que os alunos realizem essa atividade individualmente e depois de responder comparem as respostas com as respostas do colega da dupla, assim poderão trocar informações e buscar argumentos para defender a sua ideia, de forma que desenvolva-se a habilidade de argumentar sobre suas ideias ou acerca de um determinado assunto.
- Converse com os alunos sobre o preenchimento da tabela e pergunte aos alunos suas respostas. Quando houver divergência nas respostas, volte ao texto e peça a algum aluno para que localize no texto, o que se pede.
- De onde cada carta foi enviada, ou seja, onde cada autor mora? (Espera-se que os alunos respondam que a primeira carta foi enviada de Paranavaí, PR, a segunda carta foi enviada de Araras, SP e a terceira carta foi enviada de Florianópolis. Se os alunos não identificarem o local de onde a carta foi enviada, peça para que voltem ao texto e veja se alguém consegue localizar.) Pergunte aos alunos se alguém sabe o que significa PR e SP, depois explique aos alunos que os estados brasileiros possuem uma sigla e que PR significa Paraná e SP significa São Paulo e que Florianópolis fica em Santa Catarina).
- Quem é o destinatário de cada carta, ou seja, a quem cada carta se destina, para quem é? (Espera-se que os alunos respondam que a primeira carta se destina à revista Turma da Mônica, a segunda carta se destina à revista CHC e a terceira carta se destina ao site Notícias do Dia. Se os alunos não identificarem o destinatário, peça para que voltem ao texto e veja se alguém consegue localizar.)
- Qual é o assunto das cartas? (Espera-se que os alunos respondam que na carta 1 há uma sugestão de um menino para uma história da Turma da Mônica. A carta 2 fala sobre uma turma que utiliza a revista CHC em suas aulas e resolveram escrever uma carta de leitor para a revista. A carta 3 fala sobre o abandono de animais em Florianópolis. Se os alunos não identificarem o assunto da carta, peça para que voltem ao texto, leiam-no novamente e veja se alguém consegue localizar).
- Quais as impressões do autor sobre o assunto abordado na revista e/ou site? Ele gostou? Do que ele mais gostou? (Espera-se que os alunos respondam que os autores das cartas 1 e 2 não relatam se gostaram ou não, de alguma história ou reportagem, apenas dão sugestões, já o autor da carta 3 relata o seu sentimento de tristeza pela notícia de abandono de animais. Se os alunos não identificarem as impressões da autora sobre a carta, peça para que voltem ao texto, leiam-no novamente e veja se alguém consegue identificar).
- Foi sugerido algo, nas cartas analisadas? O que os autores sugeriram? (Espera-se que os alunos respondam que na carta 1 há uma sugestão de uma história para a Turma da Mônica, na carta 2, os autores pedem para que a revista publique algo sobre os super-heróis e na carta 3, não há sugestão de publicação, mas o autor sugere que fiquemos atentos e denunciemos qualquer abandono de animais. Se os alunos não identificarem as sugestões feitas pelos autores da carta, peça para que voltem aos textos, leiam-nos novamente e vejam se alguém consegue identificar as sugestões).
- Como o autor se despediu? (Espera-se que os alunos respondam que os autores da carta 2 se despediram enviando beijos, mas nas cartas 1 e 3 não tem como identificar a despedida, já que esta parte não foi publicada. Se os alunos não identificarem a despedida da carta, peça para que voltem ao texto, leiam-no novamente e vejam se alguém consegue localizar.) Pergunte aos alunos, como estes autores das cartas 2 e 3 podem ter se despedido na carta original. Permita que cada um dê sua opinião, sempre lembrando-os de que não há resposta certa ou errada para questões como essas.
- Quem é o remetente da carta? (Espera-se que os alunos respondam que os autores, Rodrigo Vizalli, Osmar Lopes Neves e os alunos do 4º Ano da Escola Lions Clube são os remetentes. Se os alunos não identificarem os remetentes das cartas, peça para que voltem aos textos, leiam-nos novamente e veja se alguém consegue localizar).
Materiais complementares: Acesse a tabela para impressão aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou utilize a tabela escrita no quadro.
- Peça que os alunos voltem à carta e à tabela, para terem maior clareza sobre a formatação, a diagramação e os recursos discursivos do gênero Carta do leitor.
- Pergunte aos alunos se eles conseguiram identificar a estrutura de uma carta do leitor, ou seja, como uma carta do leitor deve ser formatada? Anote as conclusões no quadro e peça para que os alunos as copiem no caderno. Espera-se que os alunos identifiquem que a carta do leitor tem a seguinte estrutura:
- Local e data.
- Vocativo, ou seja, destinatário.
- Corpo da carta, com as impressões do autor sobre o texto lido, ou vídeo, agradecimentos, críticas e /ou elogios e sugestões.
- Despedida.
- Assinatura.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Material para a atividade:
Texto da atividade: Introdução, disponível aqui;
Quadro disponível aqui.
- Opcionais: Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Google Apresentações (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe os textos da imagem do slide pelo WhatsApp, como foto, ou link para o documento, e as perguntas em áudio para que eles respondam no grupo e retomem o que já foi visto sobre o gênero.
Desenvolvimento
Compartilhe as perguntas sugeridas nas orientações do plano em áudio pelo WhatsApp, assegurando que os alunos se apropriaram dos textos. Se preferir, organize uma videochamada via Meet ou Zoom. Você pode criar uma apresentação no Google com o texto, as perguntas e o quadro para que durante o encontro possa compartilhar a tela e realizar a atividade proposta.
Se não for possível realizar a videochamada, crie um documento no Google Documentos com o quadro para ser compartilhado por e-mail, individualmente, ou um formulário com as perguntas propostas. Envie as orientações em áudio, pelo WhatsApp, para que preencham o quadro.
Fechamento
Crie um documento no Google com o quadro de respostas preenchido por eles (faça uma síntese das respostas) e o novo quadro proposto no slide de fechamento. Peça que eles coloquem o que perceberam de comum em todas as cartas analisadas. Essa orientação pode ser escrita no documento com os quadros e enviada em áudio pelo WhatsApp; se optou pela videochamada, você pode apresentar o último slide e os alunos poderão responder pelo chat ou oralmente, para que as respostas sejam registradas por você. Depois, compartilhe com eles o quadro com a síntese da discussão.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero explorando outras cartas e matérias dos sites indicados nas atividades. Peça que compartilhem com você e com os colegas o que acharem interessante. Quem sabe não surge a vontade de enviar uma carta para um site de revista ou jornal?
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mirian Carla Neiva
Mentor: Priscila Almeida
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero
Finalidade da aula: Analisar a forma de composição do gênero carta de leitor.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Carta de leitor
Objeto(s) do conhecimento:Forma de composição do texto
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP16
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta do leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção ou impressão dos textos, caso não houver disponibilidade para projeção dos slides.
Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com uma carta pessoal, porém a Carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.
Dificuldades antecipadas: Não querer dar as suas opiniões, com medo do que os colegas poderão pensar, ou mesmo medo de errar. Identificar a função social da reportagem. Identificar a estrutura de uma carta de leitor.
Referências sobre o assunto: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf
http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=OVpi0qCRXGU
MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/ coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158.
Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf