Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com parlendas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, cartolina ou duplex, envelopes feito com folhas de papel ofício ou saquinhos plásticos, tesoura, cola, cópias dos quebra-cabeças (um por dupla).

Dificuldades antecipadas: As crianças que estão nos níveis pré-silábico e silábico poderão apresentar dificuldade em acompanhar a ordem sequencial do texto durante a montagem do quebra-cabeça e cópia das parlendas em seus cadernos. As crianças que estão no nível de escrita pré-silábico não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito, sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita de forma contínua, dessa forma, sua escrita pode ser grafada com letras, desenhos ou símbolos. As crianças que estão na hipótese silábica compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba e atribuindo a cada sílaba uma letra que pode ser com valor sonoro ou não. Dessa forma, para esses casos você poderá sugerir a cópia de apenas 2 versos da parlenda que por eles foi montada.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf Acesso em 30 de agosto de 2018; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos Acesso em 25 de agosto de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/3461/como-trabalhar-a-segmentacao-convencional-das-palavras Acesso em 25 de agosto de 2018; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que vamos brincar de montar parlendas, através do jogo quebra-cabeça das parlendas. Iremos também ler e escrever as parlendas montadas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados