Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com parlendas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um, dois, três: a hora e a vez das parlendas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, cartolina ou duplex, envelopes feito com folhas de papel ofício ou saquinhos plásticos, tesoura, cola, cópias dos quebra-cabeças (um por dupla).

Dificuldades antecipadas: As crianças que estão nos níveis pré-silábico e silábico poderão apresentar dificuldade em acompanhar a ordem sequencial do texto durante a montagem do quebra-cabeça e cópia das parlendas em seus cadernos. As crianças que estão no nível de escrita pré-silábico não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito, sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita de forma contínua, dessa forma, sua escrita pode ser grafada com letras, desenhos ou símbolos. As crianças que estão na hipótese silábica compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba e atribuindo a cada sílaba uma letra que pode ser com valor sonoro ou não. Dessa forma, para esses casos você poderá sugerir a cópia de apenas 2 versos da parlenda que por eles foi montada.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf Acesso em 30 de agosto de 2018; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos Acesso em 25 de agosto de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/3461/como-trabalhar-a-segmentacao-convencional-das-palavras Acesso em 25 de agosto de 2018; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica,2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para as crianças. Diga que vamos brincar de montar parlendas, através do jogo quebra-cabeça das parlendas. Iremos também ler e escrever as parlendas montadas.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados