Plano de Aula

Plano de aula: Elaborando mural de textos do gênero curiosidades

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades

mais ações

Descrição

Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Padlet: https://padlet.com/

    Tutorial para o uso do Padlet: https://www.youtube.com/watch?v=ShjdtgfL_ek

  • Materiais diversos:
    Livros, revista e demais materiais de leitura com informações sobre os animais de jardim selecionados pela turma na aula 03, os textos produzidos na aula 09 já digitadas em folhas separadas (1 para cada grupo do animal sob sua responsabilidade), folhas para elaborar o registro do esboço do texto.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)

Prática de Linguagem

  • Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar o mural que será compartilhado com a comunidade escolar (colegas de outras classes, famílias e funcionários da escola), definindo as curiosidades, a diagramação do suporte (mural) e ilustrações.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 55 min

Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Planificar os textos e o mural considerando os interlocutores, as características do gênero curiosidades e definição das imagens que utilizarão.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 min

Vamos planejar o nosso mural?

Tempo sugerido: 05 min

Orientações: Compartilhe com os alunos que chegou o dia de planejarem como será o mural com as curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins. Lembre a turma que durante muitas aulas pesquisaram e elaboraram diferentes produções acerca desse tema e agora está chegando o final da sequência de atividades e o momento de compartilhar com a comunidade escolar tudo que descobriram sobre esses animais.

Como é um mural de curiosidades de animais de jardim?

Tempo sugerido: 05 min

Orientações: Pergunte para a turma como seria um mural com as curiosidades sobre animais de jardim. Explique que o mural produzido será digital em uma ferramenta chamada Padlet e será compartilhado com toda a comunidade escolar. Lembre-os que é esperado que digam que deve ter informações/curiosidades sobre os animais que selecionaram, ilustrações e identificação.

Caso não apontem algum aspecto ajude-os fazendo perguntas do tipo: “É preciso colocar um título no mural?” “E identificar quem produziu o mural, será que é interessante?

Incentive a turma a participar dessa conversa introdutória acolhendo suas falas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados