Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando mural de textos do gênero curiosidades
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Curiosidades
Descrição
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet, projetor - Recursos Educacionais Digitais:
Padlet: https://padlet.com/
Tutorial para o uso do Padlet: https://www.youtube.com/watch?v=ShjdtgfL_ek - Materiais diversos:
Livros, revista e demais materiais de leitura com informações sobre os animais de jardim selecionados pela turma na aula 03, os textos produzidos na aula 09 já digitadas em folhas separadas (1 para cada grupo do animal sob sua responsabilidade), folhas para elaborar o registro do esboço do texto.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
Prática de Linguagem
- Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetivos de aprendizagem
- Planejar o mural que será compartilhado com a comunidade escolar (colegas de outras classes, famílias e funcionários da escola), definindo as curiosidades, a diagramação do suporte (mural) e ilustrações.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 55 min
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.
Dificuldades antecipadas: Planificar os textos e o mural considerando os interlocutores, as características do gênero curiosidades e definição das imagens que utilizarão.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 05 min
Orientações: Compartilhe com os alunos que chegou o dia de planejarem como será o mural com as curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins. Lembre a turma que durante muitas aulas pesquisaram e elaboraram diferentes produções acerca desse tema e agora está chegando o final da sequência de atividades e o momento de compartilhar com a comunidade escolar tudo que descobriram sobre esses animais.
Tempo sugerido: 05 min
Orientações: Pergunte para a turma como seria um mural com as curiosidades sobre animais de jardim. Explique que o mural produzido será digital em uma ferramenta chamada Padlet e será compartilhado com toda a comunidade escolar. Lembre-os que é esperado que digam que deve ter informações/curiosidades sobre os animais que selecionaram, ilustrações e identificação.
Caso não apontem algum aspecto ajude-os fazendo perguntas do tipo: “É preciso colocar um título no mural?” “E identificar quem produziu o mural, será que é interessante?”
Incentive a turma a participar dessa conversa introdutória acolhendo suas falas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA