15251
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Mural de curiosidades: produção e publicação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Mural de curiosidades: produção e publicação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Da Cruz Ruiz

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Livros, revista e demais materiais de leitura com informações sobre os animais de jardim selecionados pela turma na aula 03, os textos produzidos na aula 09 já digitadas em folhas separadas (1 para cada grupo do animal sob sua responsabilidade), folhas para elaborar o registro do esboço do texto.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Planificar os textos e o mural considerando os interlocutores, as características do gênero curiosidades e definição das imagens que utilizarão.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 nov. 2018.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que chegou o dia de planejarem como será o mural com as curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins. Lembre a turma que durante muitas aulas pesquisaram e elaboraram diferentes produções acerca desse tema e agora está chegando o final da sequência de atividades e o momento de compartilhar com a comunidade escolar tudo que descobriram sobre esses animais.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Pergunte para a turma como seria um mural com as curiosidades sobre animais de jardim. Lembre-os que esse mural será num local onde passa alunos de outras turmas, famílias, os professores e funcionários da escola. É esperado que digam que deve ter informações/curiosidades sobre os animais que selecionaram, ilustrações e identificação.
  • Caso não apontem algum aspecto ajude-os fazendo perguntas do tipo: “É preciso colocar um título no mural?” “E identificar quem produziu o mural, será que é interessante?”
  • Incentive a turma a participar dessa conversa introdutória acolhendo suas falas.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Desenhe um retângulo no quadro para os alunos visualizarem o planejamento do mural. Se possível, desenhe o mais próximo das dimensões do tamanho natural do suporte que será utilizado.
  • Peça aos alunos sugestão para o título do mural. Aqui é esperado que a turma dê várias sugestões (exemplos do que podem surgir:” Nossas pesquisas sobre animais de jardim”, “Curiosidades que você ainda não conhece sobre animais de jardim”, “Leia e veja que curioso”, etc.). O importante é que o título represente a turma, então acolha as propostas e caso não cheguem em um consenso faça uma votação. Escreva o título no local adequado no esboço do quadro.
  • Defina com os alunos quantas curiosidades serão expostas. Lembre-os que cada grupo (1 de cada animal pesquisado) já tem uma curiosidade que produziu na aula 9, e também que será preciso ter algumas ilustrações no mural. Para tomar essa decisão leve em conta, junto com a turma, o tamanho do mural, podendo ser 1 ou 2 curiosidades de cada animal. Faça retângulos e/ou quadrados representando as curiosidades, se cada grupo for produzir mais 2 curiosidades serão ao todo 18 textos (1 que foi elaborada anteriormente e mais 2 que estão planejando, são 6 grupos), então distribua cerca de 18 formas geométricas no espaço no esboço.
  • Peça sugestões sobre a ilustração. Lembre-os que pode ser desenho, colagem ou imagem (foto ou ilustração de revistas que podem ser recortadas). Ouça as sugestões para que as ideias sejam compartilhadas mas explique que cada grupo poderá decidir que tipo de ilustração irá definir. Combine um limite de tamanho da ilustração para que fique mais padronizado, nem pequeno e nem grande demais. A turma pode optar por fazer uma ilustração em cada curiosidade ou uma ilustração de cada animal. Essa decisão também será conforme o tamanho do mural e o tempo destinado para elaborar a ilustração.
  • Oriente os alunos a se organizarem nos 6 grupos de trabalho, definidos na aula 06, para a próxima atividade.

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Entregue a cada grupo os livros, revistas e outros materiais de leitura que foram selecionados na aula 03 e o texto produzido na aula 9 e que você já digitou. Auxilie na leitura aqueles grupos que não se lembram do que foi escrito, caso não haja nenhum aluno leitor neles.
  • Explique para a turma que o trabalho do grupo será definir que outras curiosidades irão compor o mural e como irão escrevê-las. Lembre-os de encontrar uma maneira de registrar o que estão combinando pois esse trabalho continuará na próxima aula. Os alunos podem fazer um rascunho com escrita ou desenhos como registro. Também podem marcar com tiras de papel ou post it onde tem alguma curiosidade nos materiais de leitura, caso queiram se recordar na próxima aula.
  • Circule pelos grupos auxiliando e orientando mais pontualmente cada um deles. Talvez alguns grupos precisem de mais apoio para consultar os materiais de leitura ou definir quais textos irão produzir. Outro desafio é o registro dos combinados da aula de hoje. Ajude mais os grupo em que não há alunos mais avançados no SEA (Sistema de Escrita Alfabética).
  • Avise os grupos quando faltar 5 minutos para concluir essa etapa da aula.

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma que hoje planejaram como será o mural, quais serão as curiosidades e como irão escrevê-las e a próxima aula será de produção dos textos.
  • Relembre o que foi combinado das ilustrações.
  • Oriente os grupos a guardar os registros (esboços ou rascunhos) que fizeram na aula de hoje combinando que devem trazê-los na próxima aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero curiosidades e no campo de atuação Prática de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.

Materiais necessários: Livros, revista e demais materiais de leitura com informações sobre os animais de jardim selecionados pela turma na aula 03, os textos produzidos na aula 09 já digitadas em folhas separadas (1 para cada grupo do animal sob sua responsabilidade), folhas para elaborar o registro do esboço do texto.

Informações sobre o gênero: Curiosidades é um gênero que se caracteriza por trazer uma informação inesperada, incomum ou surpreendente sobre determinado assunto utilizando linguagem clara e objetiva.

Dificuldades antecipadas: Planificar os textos e o mural considerando os interlocutores, as características do gênero curiosidades e definição das imagens que utilizarão.

Referências sobre o assunto:

CASSANY, Daniel. Decálogo didáctico de la enseñanza de la composición. Glosas Didacticas, nº4, 2001. Disponível em: <https://repositori.upf.edu/bitstream/handle/10230/21216/Cassany_GD_2001.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 nov. 2018.

FERREIRO, E. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. São Paulo: Cortez, 2013.

JOLIBERT, J. et al. Formando crianças produtoras de textos. Porto Alegre: Artes médicas,1994.

TEBEROSKY, A. Psicopedagogia e linguagem escrita. Campinas: UNICAMP, 1990.

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos que chegou o dia de planejarem como será o mural com as curiosidades sobre os animais que vivem ou visitam os jardins. Lembre a turma que durante muitas aulas pesquisaram e elaboraram diferentes produções acerca desse tema e agora está chegando o final da sequência de atividades e o momento de compartilhar com a comunidade escolar tudo que descobriram sobre esses animais.

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Pergunte para a turma como seria um mural com as curiosidades sobre animais de jardim. Lembre-os que esse mural será num local onde passa alunos de outras turmas, famílias, os professores e funcionários da escola. É esperado que digam que deve ter informações/curiosidades sobre os animais que selecionaram, ilustrações e identificação.
  • Caso não apontem algum aspecto ajude-os fazendo perguntas do tipo: “É preciso colocar um título no mural?” “E identificar quem produziu o mural, será que é interessante?”
  • Incentive a turma a participar dessa conversa introdutória acolhendo suas falas.

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Desenhe um retângulo no quadro para os alunos visualizarem o planejamento do mural. Se possível, desenhe o mais próximo das dimensões do tamanho natural do suporte que será utilizado.
  • Peça aos alunos sugestão para o título do mural. Aqui é esperado que a turma dê várias sugestões (exemplos do que podem surgir:” Nossas pesquisas sobre animais de jardim”, “Curiosidades que você ainda não conhece sobre animais de jardim”, “Leia e veja que curioso”, etc.). O importante é que o título represente a turma, então acolha as propostas e caso não cheguem em um consenso faça uma votação. Escreva o título no local adequado no esboço do quadro.
  • Defina com os alunos quantas curiosidades serão expostas. Lembre-os que cada grupo (1 de cada animal pesquisado) já tem uma curiosidade que produziu na aula 9, e também que será preciso ter algumas ilustrações no mural. Para tomar essa decisão leve em conta, junto com a turma, o tamanho do mural, podendo ser 1 ou 2 curiosidades de cada animal. Faça retângulos e/ou quadrados representando as curiosidades, se cada grupo for produzir mais 2 curiosidades serão ao todo 18 textos (1 que foi elaborada anteriormente e mais 2 que estão planejando, são 6 grupos), então distribua cerca de 18 formas geométricas no espaço no esboço.
  • Peça sugestões sobre a ilustração. Lembre-os que pode ser desenho, colagem ou imagem (foto ou ilustração de revistas que podem ser recortadas). Ouça as sugestões para que as ideias sejam compartilhadas mas explique que cada grupo poderá decidir que tipo de ilustração irá definir. Combine um limite de tamanho da ilustração para que fique mais padronizado, nem pequeno e nem grande demais. A turma pode optar por fazer uma ilustração em cada curiosidade ou uma ilustração de cada animal. Essa decisão também será conforme o tamanho do mural e o tempo destinado para elaborar a ilustração.
  • Oriente os alunos a se organizarem nos 6 grupos de trabalho, definidos na aula 06, para a próxima atividade.

Orientações:

  • Entregue a cada grupo os livros, revistas e outros materiais de leitura que foram selecionados na aula 03 e o texto produzido na aula 9 e que você já digitou. Auxilie na leitura aqueles grupos que não se lembram do que foi escrito, caso não haja nenhum aluno leitor neles.
  • Explique para a turma que o trabalho do grupo será definir que outras curiosidades irão compor o mural e como irão escrevê-las. Lembre-os de encontrar uma maneira de registrar o que estão combinando pois esse trabalho continuará na próxima aula. Os alunos podem fazer um rascunho com escrita ou desenhos como registro. Também podem marcar com tiras de papel ou post it onde tem alguma curiosidade nos materiais de leitura, caso queiram se recordar na próxima aula.
  • Circule pelos grupos auxiliando e orientando mais pontualmente cada um deles. Talvez alguns grupos precisem de mais apoio para consultar os materiais de leitura ou definir quais textos irão produzir. Outro desafio é o registro dos combinados da aula de hoje. Ajude mais os grupo em que não há alunos mais avançados no SEA (Sistema de Escrita Alfabética).
  • Avise os grupos quando faltar 5 minutos para concluir essa etapa da aula.

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Retome com a turma que hoje planejaram como será o mural, quais serão as curiosidades e como irão escrevê-las e a próxima aula será de produção dos textos.
  • Relembre o que foi combinado das ilustrações.
  • Oriente os grupos a guardar os registros (esboços ou rascunhos) que fizeram na aula de hoje combinando que devem trazê-los na próxima aula.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano