Plano de aula: Montagem de uma parlenda a partir de suas sílabas

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Compondo palavras

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

Materiais necessários: cartas com as sílabas da parlenda “Minha mãe mandou” (acesse o arquivo aqui).

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala. E os alunos silábico-alfabéticos poderão desconhecer a formação de algumas sílabas.

Referências sobre o assunto:

Livros:

• “Sistema de escrita alfabética”, de Artur Gomes de Morais;
  • “Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, organizado por Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal (disponível neste link);
  • “Fala e escrita”, organizado por Luiz Antonio Marcuschi e Angela Paiva Dionísio (disponível neste link).

Artigos:

• “Alfabetização: por que fazer agrupamentos produtivos?”, publicado no site da revista Gestão Escolar (acesse neste link);
  • “Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente”, publicado no site da Nova Escola (disponível neste link).
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Inicie explicando aos alunos a proposta desta aula.
  • Pergunte se conhecem a parlenda de escolha “Minha mãe” (também chamada de parlenda de tirar).
  • Ouça os conhecimentos prévios das crianças, pois muitas delas poderão conhecê-la.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA