Plano de aula: Composição de palavras a partir de sílabas.

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Compondo palavras

Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno estabeleça relações entre os elementos sonoros (sílabas orais) e a respectiva escrita.

Materiais necessários:

• Um envelope para cada dupla de alunos;
  • Um conjunto de sílabas para cada dupla compor o nome dos animais (acesse o arquivo das sílabas aqui);
  • Caso deseje mostrar as imagens dos animais em cartões para os alunos, imprima os cartões aqui (se preferir, pode apenas mostrar os slides e, nesse caso, não é preciso imprimir);
  • Atividade de fechamento: cruzadinha horizontal de sílabas (acesse o arquivo neste link).

Dificuldades antecipadas: Os alunos silábicos com valor sonoro poderão ter dificuldade em identificar as sílabas de algumas palavras. Os alunos silábicos sem valor sonoro, além da dificuldade mencionada, poderão não conseguir reconhecer que as palavras são segmentadas em sílabas. Os alunos pré-silábicos, por sua vez, poderão ter as dificuldades anteriores, somadas ao fato de não conseguirem reconhecer que a escrita representa os sons da fala. E os alunos silábico-alfabéticos poderão desconhecer a formação de algumas sílabas.

Referências sobre o assunto:

Livros:

MORAIS, ARTUR GOMES DE ; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de ; BRANDÃO, ANA CAROLINA PERRUSI ALVES . Refletindo sobre a língua escrita e sobre sua notação no final da educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INE, 2016.

MORAIS, A. G. . Sistema de Escrita Alfabética. 1. ed. Sáo Paulo: Melhoramentos, 2012.

“Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética”, organizado por Artur Gomes de Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal (disponível neste link).

- “Jogos de alfabetização”, organizado por Ana Carolina Perrusi Alves Brandão e outros (disponível neste link).

Artigo:

• “Parceiros em ação na alfabetização”, publicado no site da Nova Escola (acesse neste link)

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

• Leia para os alunos o nome da proposta desta aula.
  • Prepare, previamente, um envelope com todas as sílabas necessárias para montar os nomes dos animais selecionados.
  • Explique para os alunos que a atividade será desenvolvida em duplas.
  • Forme as duplas de acordo com a hipótese de escrita em que os alunos estiverem, buscando combinações heterogêneas. Por exemplo: um aluno silábico sem valor sonoro e outro silábico com valor sonoro; um aluno silábico com valor sonoro e outro silábico-alfabético. Agrupar os alunos de forma consciente, com base nas hipóteses de escrita, pode contribuir muito para que eles possam avançar rumo à escrita convencional. Leia neste link um texto que dá subsídios para que você possa formar essas duplas.
  • De acordo com o número de duplas, prepare a quantidade suficiente de envelopes - um por dupla.

Materiais complementares:

• Um envelope para cada dupla de alunos;
  • Um conjunto de sílabas para cada dupla compor o nome dos animais;
  • Caso deseje mostrar as imagens dos animais em cartões para os alunos, imprima os cartões (se preferir, pode apenas mostrar os slides e, nesse caso, não é preciso imprimir).

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA