Escrita silábica com valor sonoro: o que observar para ajudar a turma avançar
Com escolhas mais pertinentes, as crianças usam uma letra - vogal ou consoante - para representar cada emissão sonora
06/07/2019
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
06/07/2019
Quando as crianças passam a usar uma letra para representar cada emissão sonora levando em conta o som da vogal ou da consoante, elas desenvolvem a chamada hipótese silábica com valor sonoro. Nesse momento e cada vez mais, o repertório de letras conhecidas por elas é fundamental para que avancem na aquisição do sistema de escrita convencional. Trabalhar em duplas produtivas para que ora ajudem colegas com a hipótese silábico sem valor sonoro convencional, ora sejam ajudadas por colegas com a hipótese silábico-alfabético, é muito importante para que coloquem em xeque suas ideias e aprendam mais. Aprender o sistema de escrita é algo que acontece por meio de reconstruções dos conhecimentos anteriores, que dão lugar a novas construções.
LEIA MAIS Escrita pré-silábica: no que devemos prestar atenção
Outras estratégias de trabalho são igualmente potentes, e vamos tratar delas agora. Mas antes é interessante reforçar a ideia de que as hipóteses de escrita (pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética), descritas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, não são um passo a passo, um percurso obrigatório de ser cumprido por todos para aprender a escrever convencionalmente. Alguns alunos podem não passar por uma ou outra hipótese. Também vale reforçar que hipótese não se ensina - ou seja, o professor não deve trabalhar para que uma criança com a hipótese silábico sem valor sonoro convencional aprenda a escrever com a hipótese silábico com valor sonoro - e sim propor atividades adequadas para que ela escreva cada vez melhor levando em conta o que já sabe. Assim, um aluno silábico sem valor sonoro convencional pode passar a escrever com a hipótese silábico-alfabético sem passar pela silábico com valor sonoro direto - embora isso seja menos comum de acontecer.
LEIA MAIS Você sabe o que é a escrita silábica sem valor sonoro convencional?
A hipótese silábica com valor sonoro é um avanço se considerarmos a hipótese silábico sem valor sonoro convencional, porque dessa vez cada sílaba é representada por uma vogal ou consoante que expressa seu som correspondente. Geralmente, as crianças lançam mão das vogais para representar cada valor sonoro. Nesse momento, além de saber que a quantidade de letras se relaciona com a quantidade de sílabas das palavras (embora não conheçam o conceito de sílaba ainda), os pequenos já sabem que têm de variar as letras ao escrever tanto uma palavra como um conjunto de palavras, e usam letras adequadas aos sons.
Exemplos
ABAI para ABACAXI
AAO para MACACO ou CAVALO
AEO para CADERNO
IAEIO para BRIGADEIRO
EIA para MENINA
AEO para MARTELO
OAE para TOMATE
KAO para CAVALO
FIA para FORMIGA
GAEA para GELADEIRA
Confira as outras reportagens da série:
Escrita pré-silábica: no que devemos prestar atenção
Você sabe o que é a escrita silábica sem valor sonoro convencional?
Hipótese silábico-alfabética: como ajudar as crianças a chegar mais perto da escrita convencional
Escrita alfabética: como ajudar as crianças que já produzem registros bem próximos ao convencional
Últimas notícias