Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).
Tema
Apresente a aula aos alunos compartilhando que, neste momento, farão a produção de textos de cordel. A produção terá como finalidade a construção de um livreto de cordel a ser exposto. Em tempos de aulas remotas, será necessário criar grupos de WhatsApp com as turmas para facilitar a comunicação, ou utilizar o e-mail ou o Google Sala de Aula (veja em Recursos Opcionais). A exposição final do material produzido também precisará ser digital.
Introdução
Para iniciarmos a aula de produção, devemos retomar com os alunos, através de um meio de comunicação em tempo real (WhatsApp, reunião online etc.), algumas características do gênero. Encaminhe um slide com a inscrição: Produção de Cordel. Por onde começar? Solicite que respondam com as informações solicitadas, disponível aqui. Espera-se que eles se aproximem das respostas a seguir, conversem e discutam sobre as mesmas:
O que é? Texto tipicamente oral que conta em rimas uma históra.
Estrutura: texto escrito em rimas perfeitas, com versos geralmente de 7 sílabas poéticas (redondilha maior).
Finalidade: o cordel é escrito para contar histórias de heróis, fatos reais ocorridos em determinada região, fatos políticos ou para descrever o estilo de vida do sertanejo (suas emoções e tristezas).
Meios de circulação: os folhetos são vendidos geralmente em feiras. Em alguns locais, são ainda pendurados em varais para exposição.
Peça que socializem as respostas com você, pelo WhatsApp, através de fotos.
Desenvolvimento
Após o levantamento dos conhecimentos prévios, faça a montagem das oficinas de produção. Nesta etapa, explique aos alunos que eles deverão fazer o planejamento das produções dos cordéis (escolha dos temas, rimas, versos, título etc.). Inicie a oficina conversando, pelo WhatsApp, sobre a escolha do tema. Você poderá sugerir que os alunos façam um cordel sobre sua região, falando a respeito do lugar onde moram, suas características, emoções e vivências, ou a partir de um fato ocorrido recentemente que virou notícia. Talvez seja mais fácil para eles algo direcionado, mas, se preferir, pode deixar o tema livre para a escolha dos alunos. Depois, os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos sobre rimas e versos para a montagem dos textos. Peça que relembrem o que já foi estudado nas aulas anteriores, a importância das rimas (perfeitas) e a construção dos versos (redondilha maior). Acompanhe o processo de produção mediando as possíveis dúvidas dos alunos, tanto no privado, pelo WhatsApp, quanto no grupo da turma. Nesse momento, eles farão apenas os rascunhos dos textos. Na próxima aula, serão direcionados para a análise e reescrita textual. Encaminhe aos alunos, como anexo, as folhas de rascunhos (disponível aqui) para que imprimam ou para que utilizem como modelo para fazer no caderno de aula, e solicite que comecem o esboço do texto.
Fechamento
Para o fechamento da aula, solicite que os alunos que se sentirem à vontade socializem com os colegas algumas partes do texto já produzido, e discutam sobre as principais dificuldades encontradas para a produção do cordel. A discussão pode ser oral (por áudio) ou por mensagens.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a auxiliar os alunos em suas produções textuais, participando com sua experiência e com o olhar sobre o local onde moram ou sobre as notícias atuais.