Plano de Aula

Plano de aula: Conhecer a origem da literatura de cordel

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Professor, separe o vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA e o texto de cordel “O cordel estradeiro” da banda Cordel do Fogo encantado; os folhetos de cordel para apresentação aos alunos; sugestão de atividades ;datashow, projetor multimídia, caixas de som.

Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel que será abordado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel, trazem também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não ter tido nenhum contato com a literatura de cordel, o que poderá influenciar no levantamento dos conhecimentos prévios.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Regina Aparecida. O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos ouçam o áudio do “Cordel Estradeiro” (2’27”). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=UpfTaLp1sMA> Acesso em 31/08/2018.
  • Após, solicite aos alunos que falem sobre as impressões que tiveram sobre o áudio. Você poderá realizar os seguintes questionamentos:
  • O que vocês acabaram de ouvir ?
  • Vocês sabem qual nome é dado a textos como esse? Caso eles não tenham identificado ainda o texto como cordel na primeira pergunta.
  • O que mais chamou sua atenção ao ouvir o texto?

3. Ouça as respostas dos estudantes. Pode ser que eles não consigam identificar o texto como sendo um cordel. Que digam que é uma poesia ou uma narrativa com rimas etc. o importante é fazê-los pensar sobre o texto e tentar identificar através da oralidade as características do cordel.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos