Roteiro de leitura
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Plano de Aula
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero Cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento das marcas da oralidade.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos. Diga a eles que falaremos sobre a linguagem que é utilizada no cordel.
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
1.Para iniciar a aula, projete o slide aos alunos e pergunte sobre a palavra se eles consideram que o jeito de falar pode mudar dependendo do lugar onde a pessoas vive.
2. Realize uma atividade de tempestade de ideias e solicite que os alunos citem exemplos de palavras que se modificam dependendo da região.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
O Linguajar Cearense, de Josenir A. de Lacerda. Disponível em http://culturanordestina.blogspot.com/2008/11/o-linguajar-cearense.html Acesso em 7 de dezembro de 2019
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcionais: metodologia Self-service (exemplo da utilização em sala de aula disponível aqui); Slides Carnival (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe aos alunos duas apresentações por WhatsApp: uma com o tema da aula (A linguagem no Cordel) e outra com a inscrição (As variações da Língua). Para criar suas apresentações, você pode utilizar o Slides Carnival (veja o tutorial em Recursos Opcionais). Em seguida, mande um áudio explicando que falarão sobre a linguagem que é utilizada no cordel. Instigue os alunos quanto às variantes da oralidade. Pergunte se eles consideram que o jeito de falar pode mudar dependendo do lugar onde a pessoa vive ou se se mantém sempre o mesmo. Escolha algumas palavras típicas da sua região e lance uma tempestade de ideias pelo WhatsApp. Peça que listem outras palavras também comuns na região em que vivem e que sofrem alteração em outras regiões.
Introdução
Compartilhe com a turma o slide presente no plano original (em Introdução). Solicite que observem as palavras ali destacadas. Ressalte que as palavras são utilizadas por falantes de diversas regiões para estabelecer a comunicação. Pergunte se eles conhecem as expressões e conseguem entender a mensagem de cada uma. Peça que escolham um dos temas a seguir para pesquisar, por exemplo, na internet, com familiares ou em livros didáticos: Preconceito Linguístico; Variação Linguística Histórica; Variação Linguística Social; Variação Linguística Cultural. Esse tipo de atividade em que o aluno escolhe qual assunto pesquisar ou estudar é uma metodologia ativa denominada Self-service (veja um exemplo do Self-service em sala de aula em Recursos Opcionais).
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o cordel “O linguajar cearense”, de Josenir A. de Lacerda, disponível aqui. Peça que apreciem a leitura e chame a atenção para a explicação da poeta sobre o linguajar cearense. Instigue os alunos a, durante a leitura, lembrar como são utilizadas as palavras de acordo com a localidade onde estão inseridos. Encaminhe também o link do vídeo que apresenta a cordelista Josenir de Lacerda, disponível aqui (o vídeo tem apenas 39 segundos). Peça que os alunos, em grupos de quatro integrantes (sugira que tenham encontros por chamada de vídeo ou áudio), escolham algumas estrofes do cordel de Josenir e produzam rimas substituindo as palavras do linguajar cearense por palavras de seu dialeto ou, se forem alunos que utilizam o linguajar cearense, produzam novas estrofes explicando outras palavras e gírias. Lembre aos alunos que eles deverão realizar as alterações necessárias para que haja a rima. Deixe livre a quantidade de estrofes para estimular o processo de criação dos alunos. Depois, solicite que compartilhem as produções dos grupos com a turma, também pelo WhatsApp. Nessa atividade, os alunos perceberão a riqueza linguística presente nos diversos dialetos e nas diferentes formas de se comunicar.
Fechamento
Compartilhe com os alunos o slide do plano original em Fechamento e solicite que falem sobre as expressões destacadas (o slide também pode ser “customizado” no Slides Carnival). Realize a mediação da discussão encaminhando um áudio, junto ao slide, levando-os a compreender que a literatura de cordel é muito rica em variedades linguísticas, como eles já puderam perceber ao longo das aulas, e que os aspectos sociais e culturais influenciam na utilização da língua e na riqueza do vocabulário.
Convite às famílias
Você pode convidar os responsáveis a auxiliar os alunos quanto às variações regionais, geográficas, das palavras solicitadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Raquel
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A linguagem do cordel
Finalidade da aula: Perceber as marcas da oralidade nos textos de cordel identificando as possibilidades de variantes linguísticas
como traços da cultura popular.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cordel
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48/EF69LP55
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero Cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades no reconhecimento das marcas da oralidade.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura. Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
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