Plano de Aula

Plano de aula: Cordel, da oralidade à escrita: A circulação dos panfletos e o recurso das xilogravuras

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e atividades sugeridas no plano. Você deverá solicitar que os alunos tragam bandejas de isopor, tintas coloridas e pincéis.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Considerando a xilogravura uma arte por muito tempo restrita a gêneros como Cordel, os alunos podem nunca ter tido o contato que favoreça a identificação de seu significado artístico-cultural.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS, Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar a aula, pergunte aos alunos se eles sabem o que é xilogravura e qual sua relação com o cordel. Anote as respostas no quadro.

2. Projete, então, algumas capas de cordel para que os alunos possam apreciar. Se for possível, traga para a aula folhetos de cordel.

Sugestão para encontrar acervos de cordel disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#>. Acesso em: 20 nov. 2018.

3. Chame a atenção dos alunos para os desenhos realizados nas capas dos cordéis por meio da técnica da xilogravura. Questione-os se a xilogravura consegue chamar a atenção do leitor para o cordel e se ela possui alguma relação com o título da história.

4. Diga aos alunos, que agora eles conhecerão J. Borges, xilógrafo e cordelista reconhecido no país.

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