Plano de Aula

Plano de aula: Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Nesta aula , o professor terá a oportunidade de compartilhar com os alunos a relação entre os gêneros Cordel e Rap, quais semelhanças, diferenças e temas de aspectos crítico- sociais são trazidos por eles.Uma das finalidades da aula é a de que os alunos possam reconhecer que o Rap e o Cordel possuem semelhanças como a musicalidade, a rima e os temas de críticas sociais. As diferenças como, meios/formas de circulação, região de predominância cultural também serão tratados.

O professor deverá preparar os vídeos para serem apresentados aos alunos.Seguem os links:

https://www.youtube.com/watch?v=2nLLihbYNFs - Racionais MC’s - Racistas Otários

https://globoplay.globo.com/v/5457843/ - Braulio Bessa- Consciência Negra (41” a 2’24”)

Informações sobre o gênero: O gênero Cordel que será tratado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

.

Dificuldades antecipadas: Recepção dos alunos ao gênero Rap.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula
Tema da aula

Abertura

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor, explique aos alunos que , nesta aula, vocês estudarão sobre dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças.

  • Para aguçar a imaginação, pergunte aos alunos se eles conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e, se conseguem identificar alguma semelhança com o Cordel.

Ouça algumas respostas e sugira que, então, assistam aos vídeos. Os vídeos selecionados trazem um assunto em comum : o preconceito racial.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP44 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS