Plano de Aula

Plano de aula: Cordel e rap: contexto social e visões de mundo

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Nesta aula , o professor terá a oportunidade de compartilhar com os alunos a relação entre os gêneros Cordel e Rap, quais semelhanças, diferenças e temas de aspectos crítico- sociais são trazidos por eles.Uma das finalidades da aula é a de que os alunos possam reconhecer que o Rap e o Cordel possuem semelhanças como a musicalidade, a rima e os temas de críticas sociais. As diferenças como, meios/formas de circulação, região de predominância cultural também serão tratados.

O professor deverá preparar os vídeos para serem apresentados aos alunos.Seguem os links:

https://www.youtube.com/watch?v=2nLLihbYNFs - Racionais MC’s - Racistas Otários

https://globoplay.globo.com/v/5457843/ - Braulio Bessa- Consciência Negra (41” a 2’24”)

Informações sobre o gênero: O gênero Cordel que será tratado nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

.

Dificuldades antecipadas: Recepção dos alunos ao gênero Rap.

Referências sobre o assunto:

ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742

MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.

TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969

Tema da aula
Tema da aula

Abertura

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Professor, explique aos alunos que , nesta aula, vocês estudarão sobre dois gêneros textuais com características muito comuns, mas que apresentam também algumas diferenças.

  • Para aguçar a imaginação, pergunte aos alunos se eles conhecem o Rap, se já ouviram um Rap e, se conseguem identificar alguma semelhança com o Cordel.

Ouça algumas respostas e sugira que, então, assistam aos vídeos. Os vídeos selecionados trazem um assunto em comum : o preconceito racial.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos