Plano de Aula

Plano de aula: O cordel e a arte de recitar.

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula, é necessário que já tenha sido divulgado e preparado o Chá literário-recital de cordéis, que será o momento onde os alunos farão a recitação que poderá ser apresentada aos alunos de outras salas. Outro planejamento interessante para otimizar o tempo da aula, é que os alunos já tragam o cordel para recitar escolhido, ou opções para serem escolhidas pelo grupo.

Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.

MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Levante os conhecimento prévios dos alunos conversando sobre a palavra recitar.
  • Você sabe o que significa recitar?
  • Alguém já recitou um poema?
  • Quais os passos necessários para se recitar um cordel?
  • Observe as respostas dos alunos. Deixe que eles discutam sobre isso.
  • Então, diga que nesta aula eles estudarão como recitar um cordel e farão um recital de cordéis.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos