Plano de Aula
Plano de aula: O cordel e a arte de recitar.
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Para esta aula, é necessário que já tenha sido divulgado e preparado o Chá literário-recital de cordéis, que será o momento onde os alunos farão a recitação que poderá ser apresentada aos alunos de outras salas. Outro planejamento interessante para otimizar o tempo da aula, é que os alunos já tragam o cordel para recitar escolhido, ou opções para serem escolhidas pelo grupo.
Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.
MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Levante os conhecimento prévios dos alunos conversando sobre a palavra recitar.
- Você sabe o que significa recitar?
- Alguém já recitou um poema?
- Quais os passos necessários para se recitar um cordel?
- Observe as respostas dos alunos. Deixe que eles discutam sobre isso.
- Então, diga que nesta aula eles estudarão como recitar um cordel e farão um recital de cordéis.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Converse com eles sobre os passos essenciais para a recitação.
- Primeiramente é necessário escolher o cordel.
- Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida;
- Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar.
- Interpretação: na interpretação o declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel;
- Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do cordel.
Introdução
Orientações:
- Converse com eles sobre os passos essenciais para a recitação.
- Primeiramente é necessário escolher o cordel.
- Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida;
- Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar.
- Interpretação: na interpretação o declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel;
- Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do cordel.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Nesta etapa da aula os alunos farão a escolha dos cordéis que recitarão (se optou para pedir que já trouxessem o cordel escolhido para a aula, a otimização do tempo será mais eficaz).
- Os alunos serão divididos em grupos de no máximo quatro integrantes, pois assim poderá otimizar o tempo para a troca de ideias entre os alunos.
- Eles deverão ter em mente que escolherão o cordel que deverá ser lido e interpretado no recital, portanto deverá ser de fácil memorização.
- Faça a sugestão de sites que poderão fazer a busca pelos cordéis. Se em sua região, os livretos forem de fácil acesso, os alunos poderão escolher um livreto e levá-lo no momento do recital para mostrar aos colegas.
- Nesta etapa, eles farão a escolha e a leitura do cordel tentando compreender a mensagem/história contada no texto.
- Para a etapa de escolha, leitura e compreensão, estipule o tempo de 10 minutos.
Materiais complementares:
Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite que os alunos ensaiem a recitação do cordel, dividindo a parte que cabe a cada integrante do grupo.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para finalizar a aula, os alunos poderão apresentar o recital aos colegas (que poderão ser de outras salas, anos etc.).
- O recital fará apresentação dos grupos e poderá ser gravado através de celulares ou outros equipamentos existentes na escola.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Tema
Levante os conhecimento prévios dos alunos, por meio do WhatsApp, conversando sobre a palavra recitar: você sabe o que significa recitar? Alguém já recitou um poema? Quais os passos necessários para recitar um cordel? Observe as respostas dos alunos. Deixe que eles discutam sobre isso. Então, diga que, nesta aula, eles estudarão como recitar um cordel e farão um recital de cordéis.
Introdução
Encaminhe aos alunos, como documento no WhatsApp, alguns passos essenciais para a recitação. Primeiramente, é necessário escolher o cordel. Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida. Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar. O declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel. Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do texto.
Desenvolvimento
Nesta etapa da aula, os alunos farão a escolha dos cordéis que recitarão. Para isso, precisarão pesquisar exemplos de poemas de cordel – veja uma opção de acervo do gênero disponível aqui. Você pode dividir a turma em grupos de quatro integrantes, de modo a otimizar o tempo para a troca de ideias entre os alunos (sugira que os grupos formados se reúnam por chamada de vídeo ou áudio, ou até mesmo trocando mensagens no WhatsApp). Os discentes deverão ter em mente que escolherão o cordel que deverá ser lido e interpretado no recital, portanto, o material escolhido deverá ser de fácil memorização. Faça a sugestão de sites em que poderão fazer a busca pelos cordéis. Se, em sua região, os livretos forem de fácil acesso, os alunos poderão escolher um livreto para o momento do recital. Nesta etapa, eles farão a escolha e a leitura do cordel tentando compreender a mensagem/história contada no texto. Solicite que os alunos ensaiem a recitação do cordel, dividindo a parte que cabe a cada integrante do grupo.
Fechamento
Para finalizar a aula, os alunos precisarão encaminhar seus recitais aos colegas no grupo do WhatsApp. O recital deverá ser gravado através de celulares ou outros equipamentos, de acordo com as possibilidades dos alunos e com realidade de sua escola.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a auxiliar os alunos com o ensaio da recitação de seus versos e com a gravação da sua parte no recital.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Raquel
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O cordel e a arte de recitar.
Finalidade da aula: Produção de recital de Cordéis.Gravação de vídeos com a recitação dos alunos.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cordel
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais /Oralização
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.