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Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e as atividades sugeridos no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre as figuras de linguagem.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
1-Solicite que os alunos façam uma roda de conversa e entregue o texto para que possam realizar a leitura compartilhada. Você encontra o texto na íntegra em http://cordeldobrasil.com.br/v1/as-proezas-de-um-namorado-mofino
2-Após a leitura compartilhada, solicite que os alunos conversem sobre o texto (o que acharam da história, se gostaram etc.), pesquisem as palavras desconhecidas e anotem na folha.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
2. Divididos em quatro grupos, distribua um cartão colorido para cada grupo com a figura de linguagem a ser identificada no cordel. Solicite que eles façam a análise e estipule um tempo (2 a 3 minutos) para isso.
3. Ao término do tempo, os grupos irão trocar de cartão e, assim, todos farão a análise das quatro figuras de linguagem.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.
Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, apresente o tema da aula aos alunos (ver no plano original) explicando que, nesta aula, eles analisarão algumas figuras de linguagem presentes no texto de cordel. Seu contato com os alunos pode se dar por meio de uma aula online ou você poderá desenvolver esta adaptação, integralmente, por meio do WhatsApp, sendo um pouco mais lenta a proposta, mas também eficaz.
Introdução
Encaminhe aos alunos, por meio de WhatsApp, o slide com uma imagem (veja no plano original). Questione sobre a expressão “lágrimas de crocodilo” e o que eles entendem sobre ela. Aguarde respostas no grupo da turma no WhatsApp. Em seguida, comente com os alunos que a expressão “lágrimas de crocodilo” pode ser entendida de duas formas: no sentido denotativo – um crocodilo chorando – e no sentido conotativo – alguém com o choro fingido, falso. Amplie os exemplos apresentados no plano original com as expressões: engolir sapos, dor de cotovelo, João sem braço ou outras expressões utilizadas e conhecidas na sua região. Em seguida, professor, explique que as figuras de linguagem são sentidos figurados dados a palavras ou expressões para tornar mais expressiva a mensagem. Explique que, nesta aula, eles poderão observar algumas figuras de linguagem no texto de cordel.
Desenvolvimento
1. Disponibilize, por WhatsApp, um texto para que os alunos possam realizar a leitura compartilhada. O texto na íntegra está disponível aqui. Para que compartilhem a leitura, peça que se reúnam em quartetos e façam chamadas de vídeo, se possível. Após a leitura, solicite que os alunos conversem sobre o texto (o que acharam da história, se gostaram etc.), pesquisem as palavras desconhecidas e anotem em uma folha. Encaminhe também aos alunos a definição das figuras de linguagem que deverão identificar no texto de cordel lido. Explique as quatro figuras de linguagem e dê alguns exemplos. Sugestão de link para pesquisa sobre figuras de linguagem disponível aqui. Divididos em grupos, nomeie-os por cores. Cada cor será correspondente a uma figura de linguagem: Metonímia – vermelho; Hipérbole – roxo; Comparação – azul; Metáfora – verde. Os grupos deverão identificar essa figura de linguagem correspondente no cordel lido.
Fechamento
Para o fechamento, solicite que os grupos socializem as respostas das análises que fizeram do cordel, conduzindo-os a comparar seus conhecimentos sobre as figuras de linguagem estudadas. Se possível, crie uma reunião no Google Meet ou Zoom para o fechamento desta aula.
Convite às famílias
Os responsáveis podem ser convidados a identificar palavras com sentido conotativo no texto – uma estratégia de leitura que pode se tornar uma boa brincadeira.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Raquel
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula :As figuras de linguagem na literatura de cordel
Finalidade da aula: Analisar a intencionalidade das figuras de linguagem presentes nos textos de cordel.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cordel
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/variação linguística
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48/EF69LP55
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Cordel e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Professor, prepare e imprima os textos e as atividades sugeridos no plano.
Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nesta sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Conhecimentos prévios dos alunos sobre as figuras de linguagem.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126> Acesso em: 23 out. 2018.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
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