Habilidades focais relacionadas
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF03LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas obedecendo ao ritmo e à melodia.
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Objetos de conhecimento relacionados
- Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/Acentuação.
- Performances orais.
- Apreciação estética/Estilo.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
- Comparar e diferenciar letras nos formatos imprensa e cursiva.
- Estabelecer relação entre letras nos formatos imprensa e cursiva, sobretudo na leitura de textos.
- Reconhecer os recursos rítmicos em cordel, repentes e emboladas.
- Recitar cordel com expressividade e ritmo.
- Cantar repentes e emboladas com expressividade e ritmo.
- Reconhecer as condições de produção, recepção e circulação de textos versificados, como poema, cordel, canção (autor, suporte, função social).
- Reconhecer a forma composicional dos textos versificados.
- Relacionar a estrutura do texto ao efeito de sentido.
- Ler palavras novas, decodificando-as.
- Ler globalmente palavras conhecidas.
- Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
- Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
- Registrar de forma colaborativa esses textos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF12LP04)
- (EF12LP18)
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação artístico-literário. Para desenvolvê-las, ao longo de três etapas interdependentes, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero literário cordel. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada, com o campo, o gênero e o tema. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios. Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero, em uma produção parcial. Durante o trabalho, propomos que o(a) professor(a) conduza uma conversa em grupo sobre o contexto das pesquisas realizadas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual os alunos produzirão um “sarau de cordéis”, fazendo apresentações e apresentando diversas características do gênero. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Literatura de Cordel
Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero cordel. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.