Sugestão de roteiro de discussão
Cordel : A Seca do Ceará
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Cordel
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: O professor deverá preparar os vídeos e imprimir os textos e atividades sugeridas no plano.
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel que serão tratados nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos , dependendo da região e dos conhecimentos da diversidade, podem apresentar maior ou menor dificuldade com a literatura de cordel, bem como de seu contexto de produção e as temáticas desenvovidas.
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1.Professor, faça os seguintes questionamentos aos alunos apenas para realizar o levantamento dos conhecimentos prévios/provocá-los e relembrá-los sobre o que já foi estudado para a discussão:
2. Após, apresente aos alunos que nesta aula vamos estudar sobre os aspectos que estruturam e estabelecem os sentidos dos textos de cordel (linguagem, meios de circulação, temas abordados).
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o texto , clique aqui
Sugestão para pesquisa de cordéis (clássicos e atuais): Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: www.ablc.com.br
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar a sugestão do roteiro de discussão, clique aqui.
BARROS, Leandro Gomes de. A seca do Ceará. Disponível em http://www.ablc.com.br/a-seca-do-ceara/ Acesso em 06 de dezembro de 2018
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.
Opcionais: Canva (tutorial disponível aqui) e Google Meet (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, faça os seguintes questionamentos aos alunos apenas para levantar seus conhecimentos prévios, provocá-los e relembrá-los sobre o que já foi estudado: quais assuntos estão mais presentes na literatura de cordel? Em quais regiões do país o cordel tem maior circulação? Depois, diga aos alunos que, nesta aula, vamos estudar os aspectos que estruturam e estabelecem os sentidos dos textos de cordel (linguagem, meios de circulação e temas abordados). Para isso, utilize o WhatsApp e encaminhe as questões por mensagem. Já que o assunto é cordel, você pode criar uma arte no aplicativo Canva imitando uma xilogravura. As questões ficarão bem mais interessantes junto à arte! Veja o tutorial do Canva em Recursos Opcionais.
Introdução
Compartilhe com os alunos o texto “Literatura de Cordel”, do cordelista Francisco Diniz, disponível aqui. Apresente o vídeo disponível aqui e peça o que acompanhem com a letra. Converse com os alunos sobre o texto de Francisco Diniz, enfatizando as características do cordel descritas na letra (circulação dos textos em folhetos que são vendidos por preços singelos, a xilogravura que ilustra os cordéis, os temas retratados nos cordéis etc.). Acesse o site disponível aqui e aprofunde seus conhecimentos sobre a literatura de cordel. Discuta com os alunos as características do gênero. A discussão pode ocorrer por meio de um material escrito em PDF e encaminhado ao grupo da turma para que reflitam sobre o cordel.
Desenvolvimento
Apresente o vídeo sobre a vida e a obra de Leandro Gomes de Barros, considerado o primeiro cordelista brasileiro, disponível aqui. Apresente aos alunos o cordel “A Seca do Ceará”, obra de Leandro Gomes de Barros que enfoca as dificuldades do sertanejo com a seca no sertão do Ceará, disponível aqui. Enfatize que o sofrimento do sertanejo com a seca é um dos temas marcantes da literatura de cordel. Proponha que os alunos, em duplas, façam a leitura compartilhada do texto. Para isso, é preciso que entrem em contato por meio de chamada de vídeo ou áudio. Em seguida, encaminhe à turma uma sugestão de roteiro para discussão, disponível aqui. Outra sugestão para a leitura compartilhada é promover, se possível para a realidade da sua escola, uma reunião via Google Meet ou Zoom. Veja o tutorial para o uso do Google Meet em Recursos Opcionais.
Fechamento
Ainda organizados em duplas, solicite que os alunos socializem suas reflexões acerca da temática retratada no cordel. Peça que, voluntariamente, expressem suas impressões por meio de áudio, no grupo da turma no WhatsApp. Caso haja um momento de aula online, utilize esse tempo para as reflexões finais.
Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a assistir, junto com os alunos, aos vídeos sugeridos para que possam gerar uma discussão construtiva a respeito das temáticas abordadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fabiana Raquel
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A literatura de cordel e os efeitos de sentido
Finalidade da aula: Identificar os valores culturais presentes na literatura de cordel, compreendendo os efeitos de sentido estabelecidos na circulação de folhetos, na regionalização e produções dos cordéis.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Cordel
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre textosEstratégias de leitura apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP44 EF69LP49
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: O professor deverá preparar os vídeos e imprimir os textos e atividades sugeridas no plano.
Sugestão para encontrar folhetos de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#
Informações sobre o gênero: O gênero cordel que serão tratados nessa sequência é constituído de histórias contadas em rimas marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras. Uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. As imagens impressas revelam a visão do sertanejo sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos , dependendo da região e dos conhecimentos da diversidade, podem apresentar maior ou menor dificuldade com a literatura de cordel, bem como de seu contexto de produção e as temáticas desenvovidas.
Referências sobre o assunto:
ABREU,Márcia.Histórias de cordéis e folhetos.Campinas: Mercado de Letras,1999.
BRANDÃO,Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742
MORAIS,Regina Aparecida.O Cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem:formação humana, diversidade e cultura.Disponível em:http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126.
TV Escola. Cordel, escola e poesia. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: