15593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a escrita de um texto dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre planejamento de escrito de um texto dramático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cena da peça de teatro “Pluft, o fantasminha” (assistir ao trecho entre 1:25 e 7:30), disponível aqui;
Tabela para retomada sobre o gênero dramático, disponível aqui, e resolução disponível aqui;
Esquema de apoio para planejamento, disponível aqui;
Avaliação dos planejamentos, disponível aqui.

- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a escreverem uma cena de continuação para a história de “Pluft, o fantasminha” (utilizada em aulas anteriores), seguindo as características do gênero dramático. Informe que a atividade será feita em três partes: planejamento, escrita e revisão. Verifique com eles a possibilidade de escreverem em duplas ou em grupos com quatro estudantes. Para que a escrita em grupos seja possível, eles precisam se comunicar por videochamada ou mensagens e tomar decisões coletivas. Para isso, é possível criar um subgrupo no WhatsApp e um arquivo no Google Docs, de modo que possam escrever juntos.

Feitos os combinados iniciais, inicie uma retomada da história. Envie a cena inicial, oriente que assistam ao trecho entre 1:25 e 7:30 e depois respondam às perguntas: “Quais personagens participam da cena? Como é o cenário? O que acontece? Para quem está sendo apresentada?” Estipule um prazo para o término da tarefa.

Desenvolvimento
Envie aos estudantes uma tabela de revisão do gênero dramático. Se forem escrever em duplas ou em grupos, oriente que preencham essa tabela juntos. Depois, envie a resolução da tabela e peça que a comparem com o que fizeram, completando-a, se necessário. Diga que agora podem iniciar o planejamento da cena, que deve ser uma continuação do que assistiram. Envie um esquema de apoio que visa responder: “As personagens continuarão as mesmas? O cenário continuará ou irá mudar? O que irá acontecer nessa sequência? O que as personagens irão fazer? Como a cena irá terminar?” Ressalte que a ideia é criar apenas uma cena e não uma peça teatral inteira, começando com a entrada dos personagens e finalizando com a saída de um ou de todos de cena.

Fechamento
Combine uma videochamada para socialização das características do gênero e dos planejamentos. Compartilhe sua tela com os questionamentos que estão no plano original, avaliando coletivamente cada um dos planejamentos. Solicite que os estudantes deem ideias e sugestões uns aos outros. Vá mediando a conversa para garantir que os planejamentos se adequem ao gênero e à proposta de continuidade da cena. Caso não seja possível realizar a videochamada, procure trocar os planejamentos entre os estudantes, enviando os documentos recebidos e solicitando dicas e sugestões para apoiar a escrita dos colegas. Ao final, diga que nas próximas aulas você dará orientações para escrita e revisão da cena.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para participarem de todas etapas da construção da cena (planejamento, escrita e revisão), podem opinar e dar sugestões de melhorias. Podem auxiliar também na troca de ideias e de material entre as duplas ou grupos e com o professor, por meio de arquivos digitais, mensagens ou videochamadas. Lembre as famílias da importância das trocas entre os pares para enriquecer as aprendizagens e favorecer a manutenção dos laços afetivos da turma.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_03SQA13

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas