Atividade para impressão - Tabela de retomada
Tabela de retomada
Plano de Aula
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Explique para a turma a proposta dessa e das próximas aulas: escrever uma cena de um texto dramático, partindo de uma história conhecida: “Pluft, o fantasminha”. Caso não esteja seguindo a sequência, não se preocupe, pois nessa aula retomaremos o enredo da história.
3- Se possível, combine com a turma que após a escrita e revisão da cena elas vão ensaiar (com base nesse texto) e se apresentar para a própria turma.
2- Conte para os alunos que nesse módulo eles terão 3 aulas para planejar, escrever e revisar sua escrita, seguindo as características do gênero, e que essa aula envolve somente a primeira etapa desse processo: o planejando da cena.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Comentários: As perguntas do slide visam apoiar os alunos para que, ao assistir o vídeo, identifiquem os elementos principais da cena que será continuada por eles.
Material complementar:
Vídeo, MACHADO, MAria Clara. Pluft, o fantasminha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acesso em 2 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Além de retomar, relembrar ou apresentar os elementos da cena, é importante que os alunos retomem um pouco o que aprenderam até agora nos outros módulos sobre o gênero dramático.
Comentários:
Nessa atividade, os alunos devem retomar o que aprenderam sobre o gênero dramático relacionando as características com a cena assistida.
Material complementar:
Tabela de retomada sobre o gênero dramático.
Tabela de retomada sobre o gênero dramático - respostas esperadas.
Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão em grupos planejar a escrita de uma continuação para a cena assistida. Devem levar em consideração a tabela preenchida na atividade anterior, com elementos da peça “pluft, o fantasminha” e características importantes do gênero dramático.
Materiais complementares:
Orientações: Peça que o grupo leia seu planejamento e veja se faz sentido para dar continuidade à cena mostrada.
Material complementar:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, informe que na próxima aula eles irão escrever a continuação da cena que planejaram a partir dos esquemas que realizaram nessa aula. Lembre os grupos que devem trazer a tabela com as características do gênero e o esquema da continuação da cena.
Comentários:
É muito importante que, após a discussão sobre as características do gênero que os alunos planejem sua escrita antes de escrevê-la. Nessa aula, além de relembrar a cena de Pluft, o fantasminha, o levantamento das características do gênero e tudo o que foi trabalhado nos módulos anteriores será essencial para uma boa produção e um excelente encerramento desta unidade.
Atividade para impressão - Tabela de retomada
Tabela de retomada
Atividade para impressão - Tabela de retomada: respostas esperadas
Tabela de retomada: respostas esperadas
Atividade para impressão - Planejamento da escrita
Planejamento da escrita
Atividade para impressão - Avaliação do planejamento
Avaliação do planejamento
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cena da peça de teatro “Pluft, o fantasminha” (assistir ao trecho entre 1:25 e 7:30), disponível aqui;
Tabela para retomada sobre o gênero dramático, disponível aqui, e resolução disponível aqui;
Esquema de apoio para planejamento, disponível aqui;
Avaliação dos planejamentos, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Convide os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, a escreverem uma cena de continuação para a história de “Pluft, o fantasminha” (utilizada em aulas anteriores), seguindo as características do gênero dramático. Informe que a atividade será feita em três partes: planejamento, escrita e revisão. Verifique com eles a possibilidade de escreverem em duplas ou em grupos com quatro estudantes. Para que a escrita em grupos seja possível, eles precisam se comunicar por videochamada ou mensagens e tomar decisões coletivas. Para isso, é possível criar um subgrupo no WhatsApp e um arquivo no Google Docs, de modo que possam escrever juntos.
Feitos os combinados iniciais, inicie uma retomada da história. Envie a cena inicial, oriente que assistam ao trecho entre 1:25 e 7:30 e depois respondam às perguntas: “Quais personagens participam da cena? Como é o cenário? O que acontece? Para quem está sendo apresentada?” Estipule um prazo para o término da tarefa.
Desenvolvimento
Envie aos estudantes uma tabela de revisão do gênero dramático. Se forem escrever em duplas ou em grupos, oriente que preencham essa tabela juntos. Depois, envie a resolução da tabela e peça que a comparem com o que fizeram, completando-a, se necessário. Diga que agora podem iniciar o planejamento da cena, que deve ser uma continuação do que assistiram. Envie um esquema de apoio que visa responder: “As personagens continuarão as mesmas? O cenário continuará ou irá mudar? O que irá acontecer nessa sequência? O que as personagens irão fazer? Como a cena irá terminar?” Ressalte que a ideia é criar apenas uma cena e não uma peça teatral inteira, começando com a entrada dos personagens e finalizando com a saída de um ou de todos de cena.
Fechamento
Combine uma videochamada para socialização das características do gênero e dos planejamentos. Compartilhe sua tela com os questionamentos que estão no plano original, avaliando coletivamente cada um dos planejamentos. Solicite que os estudantes deem ideias e sugestões uns aos outros. Vá mediando a conversa para garantir que os planejamentos se adequem ao gênero e à proposta de continuidade da cena. Caso não seja possível realizar a videochamada, procure trocar os planejamentos entre os estudantes, enviando os documentos recebidos e solicitando dicas e sugestões para apoiar a escrita dos colegas. Ao final, diga que nas próximas aulas você dará orientações para escrita e revisão da cena.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para participarem de todas etapas da construção da cena (planejamento, escrita e revisão), podem opinar e dar sugestões de melhorias. Podem auxiliar também na troca de ideias e de material entre as duplas ou grupos e com o professor, por meio de arquivos digitais, mensagens ou videochamadas. Lembre as famílias da importância das trocas entre os pares para enriquecer as aprendizagens e favorecer a manutenção dos laços afetivos da turma.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Vilalta
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Planejando a escrita de um texto dramático
Finalidade da aula: Planejar a produção textual de um texto dramático
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto Dramático
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP05
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: