Atividade para impressão 1 - Texto com marcadores errados
Plano de Aula
Plano de aula: Revisão de marcadores de falas e de cenas em textos dramáticos
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides, cópias do texto, cópias das atividades, folhas de cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir à apresentação. Justamente por que as pessoas vão ao teatro para "assistir" a alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto à ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito”, ou no “drama”, como o próprio nome anuncia; por isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana”, ou seja, o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender a função das marcações de fala e de cena em um texto dramático por falta de contato com esse tipo de texto, ou por não frequentarem o teatro. Portanto, podem nunca ter visto esse tipo de marcação em um texto, já que os contos, crônicas e fábulas contam com a figura do narrador que narra o que vai acontecendo na história. No texto dramático não há essa figura, uma vez que o texto será encenado e a percepção visual da cena substitui a figura do narrador. Compreender a falta da figura do narrador, portanto, também pode ser uma dificuldade na comparação entre o texto contado e o texto encenado. Por falta de interesse ou de prática, alguns alunos podem apresentar dificuldades na leitura oral do texto, pois o texto dramático exige uma interpretação diferenciada e respeito à pontuação e marcações para que seja compreendida pelo público.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 pp. 149-154, jul/dez 2009. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952>. Acesso em 26 de nov. de 2018.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf>Acesso em 26 de nov. de 2018.
MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS