Atividade para impressão - Fichas para a dinâmica da conversa
Plano de Aula
Plano de aula: Transformando discurso direto em indireto
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica. Neste módulo, as atividades serão centradas em ou outro gênero literário: crônicas. O foco de estudo será a pontuação, os verbos de enunciação, o discurso direto e indireto presentes no gênero. As crônicas serão dramatizadas e assim, por meio da interpretação de cenas cotidianas cheias de humor, os alunos poderão analisar e manipular o conhecimento que lhes será útil para seguir com a sequência de aulas sobre texto dramático.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides , saco plástico não transparente, pequenas crônicas impressas ou copiadas, cópias das fichas de conversas, cópias das atividades, folhas de cartolina.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Comentários sobre crônicas:
A crônica é um gênero que ocupa o espaço do entretenimento, da reflexão mais leve. [...] Ao escrever, os cronistas buscam emocionar e envolver seus leitores, convidando-os a refletir, de modo sutil, sobre as situações do cotidiano, vistas por meio de olhares irônicos, sérios ou poéticos, mas sempre agudos e atentos.[...]
A crônica é um gênero que retrata os acontecimentos da vida em tom despretensioso, ora poético, ora filosófico, muitas vezes divertido. [...] Os cronistas brasileiros exprimem vivências e sentimentos próprios do universo cultural do país. no Brasil há vários modos de escrevê-las. Usando o tom da poesia, o autor produz um prosa poética, como algumas crônicas escritas por Paulo Mendes Campos. Mas elas podem ser escritas de uma forma mais próxima ao ensaio, como as de Lima Barreto; [...] ou ser narrativas, como as de Fernando Sabino. As crônicas podem ser engraçadas, puxando a reflexão do leitor pelo jeito humorístico, como as de Moacyr Scliar, ou ter um tom sério. Outras podem ser próximas de comentários, como as crônicas esportivas ou políticas. [...]
Em geral, na crônica a narração capta um momento, um flagrante do dia a dia; o desfecho, embora possa ser conclusivo, nem sempre representa a resolução final do conflito, e a imaginação do leitor é estimulada a tirar suas próprias conclusões. Os fatos cotidianos e as personagens descritas podem ser fictícias ou reais, embora nunca se espere da cônica a objetividade de uma notícia de jornal, de uma reportagem ou de um ensaio.
Fonte: LAGINESTRA, Maria Aparecida e PEREIRA, Maria Imaculada. A ocasião faz o leitor: caderno do professor: orientação para a produção de textos. São Paulo: CENPEC, 2016.
Dificuldades antecipadas: A transformação do discurso direto para o indireto em diálogos é uma atividade que como falantes da língua portuguesa, fazemos naturalmente no nosso dia a dia, entretanto, alguns alunos podem apresentar dificuldades em narrar a fala do outro de forma indireta incluindo verbos dicendi e ajustando o tempo verbal. Em narrativas com discursos direto, pode haver, por exemplo, o encontro entre duas pessoas e então o diálogo se estabelecer no tempo presente, entretanto, se há um narrador (em 1ª ou 3ª pessoa) é mais comum que se utilize o tempo passado, pois a ação contada já ocorreu. Outra dificuldade que os alunos poderão ter é recordar a narração dos colegas para montar o discurso indireto. Por fim, a reescrita de uma crônica utilizando o discursos indireto também pode apresentar algum nível de dificuldade para os alunos nessa faixa etária, no que diz respeito à própria estrutura da narrativa, e, à compreensão das variedades linguísticas evidenciadas no modo de dizer dos personagens no discurso direto.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acesso em: 30 de outubro de 2018
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 112p. Disponível em:
http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf - Acesso em: 30 de outubro de 2018
SILVA. Edilson Rodrigues. A menina inteligente. Disponível em: https://recantodacronica.blogspot.com/2010/10/menina-inteligente-cronicas-pequenas.html . Acesso em 3 de outubro de 2018.
SILVA. Edilson Rodrigues. O pirulito. Disponível em: https://recantodacronica.blogspot.com/2010/07/crianca-o-pirulito-cronicas-curtas-e.html. Acesso em 3 de outubro de 2018.
SILVA. Edilson Rodrigues. Crianças… . Disponível em: https://recantodacronica.blogspot.com/2010/10/criancas-historia-engracada-textos.html . Acesso em 3 de outubro de 2018.
Edilson Rodrigues. Bala de caramelo. Disponível em: https://recantodacronica.blogspot.com/2010/10/bala-de-caramelo-cronicas-pequenas.html l. Acesso em 3 de outubro de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
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