Plano de aula: Revisando o texto produzido

Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático

Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que escreveram na aula anterior (plano LPO4_03SQA14), os alunos irão revisar a continuação da cena que assistiram.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldades em analisar e identificar elementos que poderiam ser aprimorados em suas produções e nas produções dos colegas. Por isso, no início da atividade, você deve retomar as características do gênero com o esquema que realizaram antes da escrita. Dessa forma, os alunos, terão a ideia do que necessitarão observar na sua escrita e na dos colegas na hora de avaliar. A maior dificuldade que podem encontrar é fugir da estrutura do gênero devido a pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.

GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia. Explique para os alunos que essa é a terceira e última aula do módulo de produção textual, que envolve a edição e revisão dos textos. Para realizar essa aula é importante ter passado pelas duas anteriores: de planejamento e de escrita do texto seguindo as características do gênero dramático.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos