Atividade para impressão - Tabela de avaliação
Tabela de avaliação
Plano de Aula
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que escreveram na aula anterior (plano LPO4_03SQA14), os alunos irão revisar a continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em analisar e identificar elementos que poderiam ser aprimorados em suas produções e nas produções dos colegas. Por isso, no início da atividade, você deve retomar as características do gênero com o esquema que realizaram antes da escrita. Dessa forma, os alunos, terão a ideia do que necessitarão observar na sua escrita e na dos colegas na hora de avaliar. A maior dificuldade que podem encontrar é fugir da estrutura do gênero devido a pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia. Explique para os alunos que essa é a terceira e última aula do módulo de produção textual, que envolve a edição e revisão dos textos. Para realizar essa aula é importante ter passado pelas duas anteriores: de planejamento e de escrita do texto seguindo as características do gênero dramático.
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Comentários:
É importante que cada grupo faça uma leitura do que foi escrito na aula anterior, pois após algum tempo, pode ser que eles encontrem pontos que podem ser modificados para uma escrita melhor. Se achar necessário, passe o vídeo com o início da cena novamente.
Material complementar:
Vídeo: MACHADO, MAria Clara. Pluft, o fantasminha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acessado em 2 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Material complementar:
Orientações:
Material complementar:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, projete ou escreva as orientações para o fechamento.
Comentários:
Para finalizar essa sequência de aulas, é importante que os alunos tenham percebido além da estrutura do texto dramático, a função do mesmo. Sua estrutura composta por diálogos, marcadores, descrição de personagens e de cenários obedecem à sua função que é ser encenado. A representação das cenas que criaram, portanto, é essencial para que coloquem em prática o que aprenderam.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Tabela para avaliação dos textos, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Cena da peça de teatro “Pluft, o fantasminha” (assistir ao trecho entre 1:25 e 7:30), disponível aqui.
Introdução
Informe aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que esta aula será dedicada a revisar e editar a escrita das cenas de continuação da história de “Pluft, o fantasminha” (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende anterior para poder ser realizada). Se achar necessário, envie o link com o vídeo da cena inicial da peça teatral novamente. Troque os textos entre os estudantes ou grupos e envie a tabela de avaliação para que a leitura e a análise dos colegas possam contribuir com as revisões. Estipule um prazo para o envio das avaliações e, após recebidas, envie-as aos autores dos textos.
Desenvolvimento
Solicite que os estudantes retomem as anotações feitas na aula anterior, sobre a revisão das cenas, e que considerem as avaliações dos colegas. Sugira que releiam, agora com um pouco mais de distanciamento, a primeira versão da escrita, buscando responder à pergunta: “essa cena é uma boa continuação para a história?” Deste modo, os estudantes terão alguns focos de revisão e, se estiverem em grupos, podem se dividir, determinando quem revisará cada um dos focos. Estipule um prazo para o término da escrita e envio da versão final da cena a você.
Fechamento
Combine uma videochamada para que os estudantes possam compartilhar suas versões de continuação da história. Coletivamente, investiguem se o que escreveram atende à função do texto dramático: a encenação. Convide alguns estudantes que queiram para interpretarem suas cenas durante a videochamada.
Caso não seja possível finalizar esta aula com uma videochamada, organize o material recebido pelos estudantes e dê uma devolutiva para cada dupla ou grupo. Pergunte se pode compartilhar as produções com todos, de modo que o texto possa circular, mesmo que não seja possível, neste momento, encená-lo.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a organizar um momento em casa para que as crianças leiam seus próprios textos e, se a produção tiver sido feita em grupos, podem convidar os colegas, por videochamada, para que leiam ou atuem juntos. Sugira às famílias que acompanhem as atividades desenvolvidas pelas crianças, de modo a valorizar suas criações e avanços.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Vilalta
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Revisando o texto produzido
Finalidade da aula: Revisar, em grupos, a continuação da cena que foi escrita pelos grupos da peça teatral Pluft, o fantasminha.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto Dramático
Objeto(s) do conhecimento: Revisão de textos / Edição de textos
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP06, EF15LP07.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que escreveram na aula anterior (plano LPO4_03SQA14), os alunos irão revisar a continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em analisar e identificar elementos que poderiam ser aprimorados em suas produções e nas produções dos colegas. Por isso, no início da atividade, você deve retomar as características do gênero com o esquema que realizaram antes da escrita. Dessa forma, os alunos, terão a ideia do que necessitarão observar na sua escrita e na dos colegas na hora de avaliar. A maior dificuldade que podem encontrar é fugir da estrutura do gênero devido a pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: