Plano de aula: Que marcadores de fala e de cena usaremos?

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Dramático e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar o vídeo e os slides, caixas com os trechos para a introdução da aula, cópias do texto, cópias das atividades e cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É desta maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir à apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" a alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Estas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral este é um texto sem narrador, e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana”, ou seja, o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e as encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício de reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto Encenar e ensinar – o texto dramático na escola, de Rosemari Calzavara.)

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em compreender a função das marcações de fala e de cena em um texto dramático por falta de contato com este tipo de texto ou por não frequentar o teatro. A colocação dos marcadores nas lacunas também pode ser um fator de dificuldade, pois, além de compreender o texto, os alunos devem imaginar como a cena está sendo descrita. Alguns alunos podem apresentar uma leitura dos trechos sem entonação, seja por timidez ou mesmo por dificuldades de leitura propriamente dita.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p. 149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952. Acesso em 26 de nov. de 2018.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade III – Palavra dialogada – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo: SME/ DOT, 2011. - 112 p. Disponível em:

http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16464.pdf. Acesso em 26 de nov. de 2018.

MACHADO, Maria Clara. A bruxinha que era boa/O rapto das cebolinhas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos