Atividade para impressão - Folha para a escrita
Folha para a escrita
Plano de Aula
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto dramático
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que planejaram na aula anterior (plano LPO4_03SQA13), os alunos irão fazer a escrita da continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em escrever a continuação da cena que planejaram por não ter estruturado bem a cena, definido os personagens. Por isso, no início da atividade, você deve buscar relacionar as características do gênero com o esquema que realizaram com o planejamento do que pretendem escrever. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância da colocação de diálogos e de marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos podem ainda ter dificuldades em escrever a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens e os cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia. Lembre os alunos que esse módulo é composto de 3 aulas: na primeira, já produziram o esquema para a escrita de uma cena de teatro, nessa eles vão escrever a cena e na próxima haverá tempo para revisar.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Material complementar:
Vídeo: MACHADO, Maria Clara. Pluft, o fantasminha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acessado em 2 de dezembro de 2018.
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
Material complementar:
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para finalizar a aula, projete ou escreva as orientações para o fechamento no quadro.
Comentários:
É muito importante que, após a escrita do texto, o próprio grupo faça uma primeira leitura para que vejam se o texto faz sentido e se está de acordo com as características do texto dramático.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Cena da peça de teatro “Pluft, o fantasminha” (assistir ao trecho entre 1:25 e 7:30), disponível aqui;
Folha para escrita, disponível aqui.
- Opcionais: canais para videochamadas, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui);
Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Combine com os estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, que nesta aula eles vão fazer a escrita da continuação da cena de “Pluft, o fantasminha” a que assistiram (esta aula faz parte de uma sequência didática e depende da aula anterior para poder ser realizada). Envie novamente o link do vídeo com a cena que deve ser continuada e garanta que todos estudantes tenham acesso à tabela de características do gênero e ao esquema de planejamento já feitos. Peça que considerem as sugestões dadas pelos colegas e pelo professor na socialização da aula anterior. Verifique também se as duplas ou grupos estão conseguindo se comunicar para tomar as decisões coletivamente. Se necessário, faça algumas mediações e dê mais orientações. Lembre-os de que, para escrever a cena, será importante considerar as características dos personagens e o cenário, criar diálogos e pensar em marcadores de cena, que orientam a atuação e dispensam o uso de narrador.
Desenvolvimento
Para apoiar a escrita dos estudantes, envie uma folha (disponível aqui) que já contém algumas marcações como parágrafo inicial, para situar quem são os personagens, cenários, objetos etc., diálogos com espaço para inclusão do nome do personagem, marcadores cênicos entre parênteses e falas, além de um parágrafo de finalização descrevendo o que ocorre no palco, no desfecho da cena.
Estipule um prazo para o término da primeira versão da escrita e envio a você. Caso estejam fazendo a escrita individualmente, ela pode ser feita caderno e depois enviada por foto; se estiverem em duplas ou grupos, ela deve ser feita em um arquivo digital, o qual todos do grupo possam acessar e editar (sugerimos o uso do Google Docs). Nesse caso, solicite que compartilhem o link com você, para que possa acompanhar o desenvolvimento da atividade.
Fechamento
Solicite que os estudantes retomem seus planejamentos e as características do texto dramático, verificando se é necessário modificar ou acrescentar algo. Não precisam alterar o texto nesse momento, mas tomar nota do que será necessário revisar na próxima aula. Você também já pode dar algumas devolutivas sobre o material recebido para que eles possam ir pensando em aspectos para a revisão.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ajudar a criança em sua produção textual. Para isso, sugira que assistam ao vídeo de “Pluft, o fantasminha”, para que conheçam o enredo da história. A criança pode ler a primeira versão da cena para que a família dê algumas sugestões de melhoria. Pode auxiliar também no acesso aos materiais e na troca de ideias com o grupo e com o professor.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Vilalta
Mentor: Greta Fragata
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Escrevendo a continuação de uma cena
Finalidade da aula: Escrever, em grupos, a continuação de uma cena da peça teatral Pluft, o fantasminha.
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Texto Dramático
Objeto(s) do conhecimento: Planejamento de texto
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP08, EF35LP09, EF35LP25, EF35LP26.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula a partir do que planejaram na aula anterior (plano LPO4_03SQA13), os alunos irão fazer a escrita da continuação da cena que assistiram.
Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.
Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (Adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)
Dificuldades antecipadas:
Os alunos podem apresentar dificuldades em escrever a continuação da cena que planejaram por não ter estruturado bem a cena, definido os personagens. Por isso, no início da atividade, você deve buscar relacionar as características do gênero com o esquema que realizaram com o planejamento do que pretendem escrever. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância da colocação de diálogos e de marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos podem ainda ter dificuldades em escrever a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens e os cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.
Referências sobre o assunto:
CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.
GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: