15061
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Carta de leitor: planejando textos orais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre carta de leitor

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)

https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos. Procure agrupar os alunos com habilidades diferentes para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizagens.
  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Retome a aula anterior e a discussão, apresentando os vídeos novamente:
  • O Uso de Celular em Sala de Aula;
  • Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula (a partir de 2’33”);
  • 8 razões para defender o uso do celular na sala de aula (até 2’43”).
  • Discuta com os alunos:
  • Os três vídeos falam sobre o uso do celular na sala de aula, mas qual é a melhor forma para esse uso, segundo os vídeos? (Espera-se que os alunos respondam que os alunos podem pesquisar ou utilizar o celular em projetos).
  • Quais opiniões podemos perceber nessa reportagem? (Espera-se que os alunos observem que há opiniões de alunos, do professor, de um pai de aluno).
  • O que vocês acham da opinião das alunas que dizem que se levarem o celular, a atenção vai para o celular e não para o professor? Elas têm razão ou não? Por quê?
  • O que vocês acham da opinião dos alunos que dizem que podem filmar o quadro para não ter que copiar toda a matéria ou que podem fazer pesquisas no recreio para ajudar na prova?
  • Qual a sua opinião sobre utilizar o celular para ouvir músicas ou jogar na hora da aula?
  • O que vocês acham sobre colar na prova, utilizando o celular?
  • Há relatos de experiências? Quais? (Espera-se que os alunos relatam como comportam-se na sala com o celular, como, mandam mensagens na aula, atendem o celular, colam na prova, jogam e escutam música) Pergunte aos alunos se concordam com essa atitudes e por quê. O que acham que poderia ser feito para melhorar essa situação? Qual experiência a mãe relatou? A mãe relata a experiência de ligar para a filha. E da orientadora? A orientadora relata como, às vezes, necessita tirar o celular do aluno. Você concorda com a atitude da orientadora? Por quê?
  • As pessoas entrevistadas nessa reportagem concordam ou discordam dessa lei de proibição do uso do celular na sala de aula? (Se for necessário, volte a alguns trechos do vídeo para que os alunos observem as opiniões dos entrevistados. Pare em determinados pontos e pergunte: Esse aluno, concorda ou discorda? A coordenadora, concorda ou discorda? O professor, concorda ou discorda?
  • Na sua opinião, qual a melhor forma para esse uso? (Espera-se que os alunos respondam que poderão utilizar o celular para tirar dúvidas sobre algum assunto ou pesquisar para saber mais sobre um assunto e para jogar jogos sobre o conteúdo estudado).
  • Quando vamos relatar uma experiência ou darmos uma opinião, o que é importante para sermos entendidos? (Espera-se que os alunos respondam que é importante a linguagem, às vezes de forma simples, estudar sobre o assunto para poder falar, responder de forma coerente com o assunto. Também é importante o tom da voz, o ritmo, a entonação, os gestos. Todos esses aspectos, foram bem trabalhados na aula anterior. Se os alunos não estiverem chegando a essa conclusão, volte a aula anterior.)
  • Em todas as perguntas permita que os alunos deem suas opiniões, lembrando-os que não existem respostas certas ou erradas e sim apenas opiniões divergentes.

Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O Uso de Celular em Sala de Aula- Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

(8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) acesse aqui

(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Pergunte aos alunos se o psicólogo que aparece no vídeo concorda ou discorda do uso do celular em sala de aula. Pergunte, também, o que ele fala que comprova nossa afirmação. Espera-se que os alunos falem que ele discorda, pois diz que apesar de uma das escolas pegarem o celular, depois os alunos voltam a levá-lo para a escola e por isso, não adianta.
  • Questione os alunos:
  • O segundo vídeo mostra a opinião da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) sobre o uso do celular em sala de aula, bem como uma especialista da área. As opiniões são de defesa ou não desse uso? O que elas dizem que comprovam essa afirmativa? Espera-se que os alunos digam que elas concordam, pois dizem que é um ótimo recurso para ser usado na sala de aula, por exemplo, para montar projetos. Os alunos poderão responder que elas discordam, se isso acontecer, volte aos trechos e pergunte novamente: o que a Unesco fala sobre o uso do celular em sala de aula? Ela defende? Na opinião da Unesco e da especialista, como o celular deve ser usado na sala de aula. Se ainda assim os alunos não souberem responder, volte ao trecho em que a especialista fala e faça a pergunta novamente: o que a especialista diz?)
  • Qual é o assunto dos dois vídeos que assistimos agora? (Espera-se que os alunos respondam que os dois vídeos falam sobre o celular na sala de aula)
  • Quais semelhanças com o vídeo da introdução da aula? (Espera-se que os alunos respondam que os vídeos abordam o mesmo tema)
  • Peça para que os alunos, em grupo, relembrem a aula anterior e discutam: quais recursos devemos utilizar no discurso oral a ser apresentado? Vamos fazer um levantamento? Depois peça que anotem no caderno. Se você não estiver seguindo a sequência das aulas, volte a aula anterior e discuta com os alunos as questões referentes à linguagem verbal e não verbal.
  • Questione os alunos: Que tipo de linguagem você usaria, uma linguagem informal, carregada de gírias? É importante pronunciar bem as palavras, por exemplo, posso falar “Queria falá…”? É importante gesticularmos? De que forma? Podemos utilizar muitas palavras repetidas em nossa fala, como, né, bem, bom, eh, entre outras? E as expressões faciais, são importantes? É importante estudar sobre o assunto ou podemos falar o que vem a cabeça?
  • Peça para que cada grupo leia as suas conclusões, fazendo as interferências necessárias e pedindo para que os colegas façam contribuições pertinentes.
  • Questione os alunos: Se você fosse o entrevistado, o que você diria? Diria que concorda ou não com a proibição do uso do celular em sala de aula? Quais seriam seus argumentos para defender ou ir contra ao uso do celular em sala de aula? Peça para que eles discutam, no grupo, sobre as suas opiniões. Peça para que levem em consideração todas as informações colhidas na aula anterior e/ou através dos vídeos assistidos, bem como, a discussão anterior sobre os recursos utilizados em textos orais.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Peça para que os alunos registrem todo o assunto discutido em aula, elaborando um esquema de apresentação. Oriente os alunos a fazerem esse esquema em tópicos, levando em consideração os dados levantados, os pontos positivos e negativo do uso do celular em sala de aula e a opinião do grupo, a partir de todo o assunto discutido. O grupo defende o uso do celular em sala de aula ou é contra? Quais argumentos podem ser elaborados para essa exposição.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero carta de leitor e no campo de atuação vida pública. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Equipamento necessário para projeção.

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com a carta pessoal, porém a carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Dificuldades antecipadas: Identificar e utilizar os recursos no discurso oral.

Referências sobre o assunto:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf (Acesso em 02/10/2018)

MACIEL, Débora Amorim G. da Costa. A palavra é sua leitor! Carta do leitor. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008.p. 147 – 158. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf (Acesso em 04/10/2018)

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1156-4.pdf (acesso em 16/11/2018)

https://drive.google.com/file/d/0B4O5Zk78a2D7TE8ydTNyNFFaajRjekRBbHNfcUtCTEs3SEJv/view (Acesso em 16/11/2018)

https://www.actcomunicacao.com.br/blog/a-importancia-dos-gestos-na-sua-comunicacao/ (Acesso em 19/11/2018)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou leia para os alunos o título da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em grupos. Procure agrupar os alunos com habilidades diferentes para que haja a oportunidade de trocas de experiências e aprendizagens.
  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Retome a aula anterior e a discussão, apresentando os vídeos novamente:
  • O Uso de Celular em Sala de Aula;
  • Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula (a partir de 2’33”);
  • 8 razões para defender o uso do celular na sala de aula (até 2’43”).
  • Discuta com os alunos:
  • Os três vídeos falam sobre o uso do celular na sala de aula, mas qual é a melhor forma para esse uso, segundo os vídeos? (Espera-se que os alunos respondam que os alunos podem pesquisar ou utilizar o celular em projetos).
  • Quais opiniões podemos perceber nessa reportagem? (Espera-se que os alunos observem que há opiniões de alunos, do professor, de um pai de aluno).
  • O que vocês acham da opinião das alunas que dizem que se levarem o celular, a atenção vai para o celular e não para o professor? Elas têm razão ou não? Por quê?
  • O que vocês acham da opinião dos alunos que dizem que podem filmar o quadro para não ter que copiar toda a matéria ou que podem fazer pesquisas no recreio para ajudar na prova?
  • Qual a sua opinião sobre utilizar o celular para ouvir músicas ou jogar na hora da aula?
  • O que vocês acham sobre colar na prova, utilizando o celular?
  • Há relatos de experiências? Quais? (Espera-se que os alunos relatam como comportam-se na sala com o celular, como, mandam mensagens na aula, atendem o celular, colam na prova, jogam e escutam música) Pergunte aos alunos se concordam com essa atitudes e por quê. O que acham que poderia ser feito para melhorar essa situação? Qual experiência a mãe relatou? A mãe relata a experiência de ligar para a filha. E da orientadora? A orientadora relata como, às vezes, necessita tirar o celular do aluno. Você concorda com a atitude da orientadora? Por quê?
  • As pessoas entrevistadas nessa reportagem concordam ou discordam dessa lei de proibição do uso do celular na sala de aula? (Se for necessário, volte a alguns trechos do vídeo para que os alunos observem as opiniões dos entrevistados. Pare em determinados pontos e pergunte: Esse aluno, concorda ou discorda? A coordenadora, concorda ou discorda? O professor, concorda ou discorda?
  • Na sua opinião, qual a melhor forma para esse uso? (Espera-se que os alunos respondam que poderão utilizar o celular para tirar dúvidas sobre algum assunto ou pesquisar para saber mais sobre um assunto e para jogar jogos sobre o conteúdo estudado).
  • Quando vamos relatar uma experiência ou darmos uma opinião, o que é importante para sermos entendidos? (Espera-se que os alunos respondam que é importante a linguagem, às vezes de forma simples, estudar sobre o assunto para poder falar, responder de forma coerente com o assunto. Também é importante o tom da voz, o ritmo, a entonação, os gestos. Todos esses aspectos, foram bem trabalhados na aula anterior. Se os alunos não estiverem chegando a essa conclusão, volte a aula anterior.)
  • Em todas as perguntas permita que os alunos deem suas opiniões, lembrando-os que não existem respostas certas ou erradas e sim apenas opiniões divergentes.

Materiais complementares: Vídeo para apreciação (O Uso de Celular em Sala de Aula- Acesso em: 15/11/2018) - acesse aqui

(8 razões para defender o uso do celular na sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) acesse aqui

(Especialista fala sobre uso de celular por alunos em sala de aula - Acesso em: 15/11/2018) acesse aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia a proposta da atividade para a turma.
  • Pergunte aos alunos se o psicólogo que aparece no vídeo concorda ou discorda do uso do celular em sala de aula. Pergunte, também, o que ele fala que comprova nossa afirmação. Espera-se que os alunos falem que ele discorda, pois diz que apesar de uma das escolas pegarem o celular, depois os alunos voltam a levá-lo para a escola e por isso, não adianta.
  • Questione os alunos:
  • O segundo vídeo mostra a opinião da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) sobre o uso do celular em sala de aula, bem como uma especialista da área. As opiniões são de defesa ou não desse uso? O que elas dizem que comprovam essa afirmativa? Espera-se que os alunos digam que elas concordam, pois dizem que é um ótimo recurso para ser usado na sala de aula, por exemplo, para montar projetos. Os alunos poderão responder que elas discordam, se isso acontecer, volte aos trechos e pergunte novamente: o que a Unesco fala sobre o uso do celular em sala de aula? Ela defende? Na opinião da Unesco e da especialista, como o celular deve ser usado na sala de aula. Se ainda assim os alunos não souberem responder, volte ao trecho em que a especialista fala e faça a pergunta novamente: o que a especialista diz?)
  • Qual é o assunto dos dois vídeos que assistimos agora? (Espera-se que os alunos respondam que os dois vídeos falam sobre o celular na sala de aula)
  • Quais semelhanças com o vídeo da introdução da aula? (Espera-se que os alunos respondam que os vídeos abordam o mesmo tema)
  • Peça para que os alunos, em grupo, relembrem a aula anterior e discutam: quais recursos devemos utilizar no discurso oral a ser apresentado? Vamos fazer um levantamento? Depois peça que anotem no caderno. Se você não estiver seguindo a sequência das aulas, volte a aula anterior e discuta com os alunos as questões referentes à linguagem verbal e não verbal.
  • Questione os alunos: Que tipo de linguagem você usaria, uma linguagem informal, carregada de gírias? É importante pronunciar bem as palavras, por exemplo, posso falar “Queria falá…”? É importante gesticularmos? De que forma? Podemos utilizar muitas palavras repetidas em nossa fala, como, né, bem, bom, eh, entre outras? E as expressões faciais, são importantes? É importante estudar sobre o assunto ou podemos falar o que vem a cabeça?
  • Peça para que cada grupo leia as suas conclusões, fazendo as interferências necessárias e pedindo para que os colegas façam contribuições pertinentes.
  • Questione os alunos: Se você fosse o entrevistado, o que você diria? Diria que concorda ou não com a proibição do uso do celular em sala de aula? Quais seriam seus argumentos para defender ou ir contra ao uso do celular em sala de aula? Peça para que eles discutam, no grupo, sobre as suas opiniões. Peça para que levem em consideração todas as informações colhidas na aula anterior e/ou através dos vídeos assistidos, bem como, a discussão anterior sobre os recursos utilizados em textos orais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete o slide ou leia o enunciado para a turma.
  • Peça para que os alunos registrem todo o assunto discutido em aula, elaborando um esquema de apresentação. Oriente os alunos a fazerem esse esquema em tópicos, levando em consideração os dados levantados, os pontos positivos e negativo do uso do celular em sala de aula e a opinião do grupo, a partir de todo o assunto discutido. O grupo defende o uso do celular em sala de aula ou é contra? Quais argumentos podem ser elaborados para essa exposição.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano