Plano de aula: Edição de podcasts a partir do conto clássico

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores conectados à internet, quadro, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades com o uso das ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula

Orientações:

• Projete o tema aos alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do podcast literário, uma adaptação do conto A cartomante.
  • Após a finalização, eles terão a tarefa de compartilhar e divulgar os arquivos, que serão publicados na internet.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos