Plano de Aula

Plano de aula: A construção da personagem no gênero conto

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador, jogo de tabuleiro impresso (seis versões ou mais), dados, pinos coloridos.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em perceber os efeitos de sentido gerados pelo uso de determinados tempos verbais, vozes do discurso e itens lexicais, que irão compor um jogo, o qual objetiva a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as personagens. Espera-se que, em grupo, os alunos possam, de forma lúdica, superar essas dificuldades trocando ideias. No entanto, é necessário que o professor esteja acompanhando os alunos, circulando pelos grupos, fazendo intervenções necessárias e esclarecendo as dúvidas na conclusão da atividade, de modo reflexivo.

Referências sobre o assunto:

BERGAMINI, Denise Lopes. As mulheres no conto de Machado de Assis. Darandina revisteletrônica. Programa de Pós-Graduação em Letras /UFJF, vol. 1 n. 2, pgs. 01-17, Outubro, 2008.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002; BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Comece a aula instigando os alunos sobre o papel social que as personagens femininas exercem. Pergunte à classe promovendo um debate oral:
  • Qual é o papel social de cada personagem feminina retratado nos contos? A que classe social pertencem? Que atividades ou trabalhos exercem socialmente? Espera-se que eles identifiquem que a cartomante exerce um papel social desprestigiado, não reconhecido pela sociedade, um trabalho informal. Rita exerce o papel de esposa “bem casada”, o marido tem uma posição social confortável. Princesa faz parte da nobreza, mas perdeu esse posto ao discordar do casamento arranjado pelo pai.
  • Os papéis exercidos por elas são facilmente encontrados em nossa realidade? Espera-se que eles identifiquem os papéis sociais das personagens esposa e filha são facilmente encontrados na nossa realidade.
  • Explique que a aula terá como objetivo analisar a construção das personagens femininas nos contos e como alguns elementos linguísticos podem contribuir para a compreensão do leitor sobre a personagem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP47 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS