Plano de aula: A construção da personagem no gênero conto

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador, jogo de tabuleiro impresso (seis versões ou mais), dados, pinos coloridos.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em perceber os efeitos de sentido gerados pelo uso de determinados tempos verbais, vozes do discurso e itens lexicais, que irão compor um jogo, o qual objetiva a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as personagens. Espera-se que, em grupo, os alunos possam, de forma lúdica, superar essas dificuldades trocando ideias. No entanto, é necessário que o professor esteja acompanhando os alunos, circulando pelos grupos, fazendo intervenções necessárias e esclarecendo as dúvidas na conclusão da atividade, de modo reflexivo.

Referências sobre o assunto:

BERGAMINI, Denise Lopes. As mulheres no conto de Machado de Assis. Darandina revisteletrônica. Programa de Pós-Graduação em Letras /UFJF, vol. 1 n. 2, pgs. 01-17, Outubro, 2008.

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002; BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Tema da aula

Orientações:

• Comece a aula instigando os alunos sobre o papel social que as personagens femininas exercem. Pergunte à classe promovendo um debate oral:
  • Qual é o papel social de cada personagem feminina retratado nos contos? A que classe social pertencem? Que atividades ou trabalhos exercem socialmente? Espera-se que eles identifiquem que a cartomante exerce um papel social desprestigiado, não reconhecido pela sociedade, um trabalho informal. Rita exerce o papel de esposa “bem casada”, o marido tem uma posição social confortável. Princesa faz parte da nobreza, mas perdeu esse posto ao discordar do casamento arranjado pelo pai.
  • Os papéis exercidos por elas são facilmente encontrados em nossa realidade? Espera-se que eles identifiquem os papéis sociais das personagens esposa e filha são facilmente encontrados na nossa realidade.
  • Explique que a aula terá como objetivo analisar a construção das personagens femininas nos contos e como alguns elementos linguísticos podem contribuir para a compreensão do leitor sobre a personagem.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos