Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Estrutura da narrativa no gênero conto
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro, projetor multimídia e computador.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para outro, diluído em feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer os tipos de discurso presentes na narrativa e, consequentemente, as múltiplas vozes que compõem o enredo (do narrador, da personagem). Para superar as dificuldades, sempre que necessário, recupere conceitos já estudados pelos alunos. Permita que eles troquem ideias e esteja sempre fornecendo o apoio necessário para formulações e conclusões.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOMES, Clara Monica Marinho. A cartomante: traduções intersemióticas do conto de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2015.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
VELLOSO, Elizabete. Dialética polifônica em A cartomante, de Machado de Assis. Revista Línguas & Letras. Cascavel, vol. 8 n.15, pgs. 165-178, 2º semestre de 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles recordam quais elementos compõem uma narrativa. Espera-se que os alunos se recordem dos elementos: personagens, tempo, espaço, enredo, foco narrativo. Caso eles não se lembrem, retome com eles o conceito de cada um.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO