Plano de Aula

Plano de aula: Estrutura da narrativa no gênero conto

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro, projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para outro, diluído em feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não reconhecer os tipos de discurso presentes na narrativa e, consequentemente, as múltiplas vozes que compõem o enredo (do narrador, da personagem). Para superar as dificuldades, sempre que necessário, recupere conceitos já estudados pelos alunos. Permita que eles troquem ideias e esteja sempre fornecendo o apoio necessário para formulações e conclusões.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.

GOMES, Clara Monica Marinho. A cartomante: traduções intersemióticas do conto de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2015.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
VELLOSO, Elizabete. Dialética polifônica em A cartomante, de Machado de Assis. Revista Línguas & Letras. Cascavel, vol. 8 n.15, pgs. 165-178, 2º semestre de 2007.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles recordam quais elementos compõem uma narrativa. Espera-se que os alunos se recordem dos elementos: personagens, tempo, espaço, enredo, foco narrativo. Caso eles não se lembrem, retome com eles o conceito de cada um.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP47 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS