Plano de Aula

Plano de aula: O tempo e o espaço no gênero conto

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Identificar os marcadores temporais e espaciais e compreender os efeitos de sentido que contribuem para a construção da narrativa. Para auxiliar o aluno a superar estas dificuldades, sempre que necessário, recupere conceitos já estudados. Permita, também, que eles troquem ideias e esteja sempre fornecendo o apoio necessário para as formulações e conclusões.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.

GOMES, Clara Monica Marinho. A cartomante: traduções intersemióticas do conto de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense: Instituto de Letras, 2015.

GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula expondo o tema aos alunos, projete-o ou escreva-o no quadro.
  • Pergunte a eles se já viram as palavras espaço e tempo unidas por hífen, numa só expressão. Depois, questione: “O que essa expressão sugere?”. Orientação: espera-se que os alunos percebam que espaço e tempo são indissociáveis na expressão, dois elementos que devem ser analisados juntos.
  • Exiba o vídeo espaço-tempo, explique que será apresentada uma explicação sobre o termo. Para acessar o vídeo, clique aqui.
  • Depois de exibir o vídeo, pergunte: “Numa narrativa, como o conto, por exemplo, o que é mais importante, a descrição do espaço ou do tempo?”. Explique aos alunos que os dois elementos são primordiais para criação do ambiente onde a história ocorre.
  • Para você, professor: de acordo com Gancho (2000), o ambiente na narrativa é construído com base na confluência do espaço e do tempo, acrescido do clima, que são determinantes que cercam as personagens (psicológica, moral, socioeconômica, religiosa).
  • Você pode pedir para os alunos descreverem oralmente o ambiente do início do conto A cartomante.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP47 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS