Plano de Aula

Plano de aula: O tempo e o espaço no gênero conto

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Identificar os marcadores temporais e espaciais e compreender os efeitos de sentido que contribuem para a construção da narrativa. Para auxiliar o aluno a superar estas dificuldades, sempre que necessário, recupere conceitos já estudados. Permita, também, que eles troquem ideias e esteja sempre fornecendo o apoio necessário para as formulações e conclusões.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.

GOMES, Clara Monica Marinho. A cartomante: traduções intersemióticas do conto de Machado de Assis. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense: Instituto de Letras, 2015.

GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Comece a aula expondo o tema aos alunos, projete-o ou escreva-o no quadro.
  • Pergunte a eles se já viram as palavras espaço e tempo unidas por hífen, numa só expressão. Depois, questione: “O que essa expressão sugere?”. Orientação: espera-se que os alunos percebam que espaço e tempo são indissociáveis na expressão, dois elementos que devem ser analisados juntos.
  • Exiba o vídeo espaço-tempo, explique que será apresentada uma explicação sobre o termo. Para acessar o vídeo, clique aqui.
  • Depois de exibir o vídeo, pergunte: “Numa narrativa, como o conto, por exemplo, o que é mais importante, a descrição do espaço ou do tempo?”. Explique aos alunos que os dois elementos são primordiais para criação do ambiente onde a história ocorre.
  • Para você, professor: de acordo com Gancho (2000), o ambiente na narrativa é construído com base na confluência do espaço e do tempo, acrescido do clima, que são determinantes que cercam as personagens (psicológica, moral, socioeconômica, religiosa).
  • Você pode pedir para os alunos descreverem oralmente o ambiente do início do conto A cartomante.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos