Plano de aula: Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos e das atividades, projetor multimídia, computador, quadro.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão dos textos, em realizar a leitura sozinhos em casa ou realizar a leitura autônoma em sala de aula, em concentrar-se na leitura do conto clássico (por ser mais extenso), realizar as estratégias de leitura de forma autônoma. Para superar as dificuldades, comece a leitura dos textos orientando os alunos a realizarem as estratégias que são sugeridas em cada atividade. Caso algum aluno não tenha realizado a leitura prévia, convide os alunos que realizaram a compartilhar algumas impressões sobre a leitura, o que compreenderam do enredo, sem revelar o desfecho.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente o tema da aula aos alunos, projetando o título ou escrevendo no quadro.
  • Comece a aula dialogando sobre a leitura do conto “A cartomante” realizada previamente. Pergunte aos alunos se eles gostaram do texto.
  • Relembre que, na primeira aula da sequência, foi realizada a leitura do conto “Entre a espada e a rosa”.
  • Explique aos alunos que os dois textos pertencem ao gênero conto, então questione: Quais características desses textos permitem-nos afirmar isso? Se considerar necessário, consulte as respostas no material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Referências:

ASSIS, Machado de. Obra completa, vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf Acesso em: 24/07/2018.
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos