Habilidades focais relacionadas
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
(EF09LP01) Analisar o fenômeno da disseminação de notícias falsas nas redes sociais e desenvolver estratégias para reconhecê-las, a partir da verificação/avaliação do veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, da análise da formatação, da comparação de diferentes fontes, da consulta a sites de curadoria que atestam a fidedignidade do relato dos fatos e denunciam boatos etc.
(EF09LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, assumindo posição diante de tema polêmico, argumentando de acordo com a estrutura própria desse tipo de texto e utilizando diferentes tipos de argumentos – de autoridade, comprovação, exemplificação, princípio etc.
Objetos de conhecimento relacionados
- Compreensão em leitura.
- Forma de composição dos textos.
- Planejamento e produção de texto.
- Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
- Convenções de escrita.
Objetivos de aprendizagem
- Comparar o efeito de sentido de escolhas lexicais.
- Reconhecer a estrutura e o efeito de sentido das orações adjetivas e adverbiais.
- Comparar a estrutura e o efeito de sentido das orações restritivas e explicativas.
- Reconhecer o posicionamento ideológico de um texto jornalístico.
- Inferir posicionamentos.
- Comparar notícias publicadas em redes sociais.
- Fazer curadoria de fontes e veículos de informação.
- Reconhecer a veracidade do relato dos fatos.
- Reconhecer o contexto de produção do texto e as características do gênero.
- Posicionar-se diante de um tema.
- Selecionar tipos de argumento para defender um ponto de vista.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF67LP02) Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e online, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
- (EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato.
- (EF08LP01) Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.
- (EF89LP30) Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.
- (EF08LP03) Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui estão situadas no campo jornalístico-midiático. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir do gênero artigo de opinião ao longo de cinco etapas interdependentes. Na primeira delas, a contextualização do campo, do gênero e do tema, pretende-se promover o contato do estudante com os objetos de conhecimentos abordados pela sequência de atividades, além de mobilizar seus conhecimentos prévios sobre eles. Em seguida, na etapa de análise do gênero, por meio de exemplares do artigo de opinião, pretende-se conduzir uma investigação sobre o contexto de produção e circulação deste gênero e sobre sua forma composicional. Na etapa seguinte, de análise linguística/semiótica, são abordadas especificidades linguísticas necessárias para produção de textos no gênero artigo de opinião. Após isso, na etapa de produção textual, disponibiliza-se uma proposta para que os estudantes produzam um texto a partir dos conhecimentos estudados nas etapas anteriores. Por fim, na etapa de análise de resultados e reescrita, são apresentadas tabelas analíticas, construídas por meio dos conhecimentos estudados acerca da forma composicional do gênero, do tema estudado, de seus aspectos linguísticos e de habilidades de trabalho em grupo. Por meio dessas tabelas, o professor poderá verificar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes. A partir desses resultados, é possível realizar um processo direcionado de reescrita textual. É importante salientar que todas as sugestões de atividades apresentadas por esta sequência devem ser adaptadas ao contexto de ensino em que serão aplicadas.
Sugestões de atividades
Sequência de Atividades - Gênero: Artigo de opinião
Conjunto de atividades organizadas em cinco etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero artigo de opinião. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.
Expectativa de respostas para a sequência de atividades
Acesse no link a indicação de respostas esperadas para as atividades.