Plano de aula: Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento feminino

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Este slide não deve ser a apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de quinze planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e conto clássico no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários: Cópias dos textos, projetor multimídia, computador, televisão.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades quanto à compreensão vocabular do texto e concentração para uma leitura coletiva, sem distrações. Portanto, disponibilize dicionários para consulta ou prepare um glossário com algumas palavras antecipando as dúvidas dos alunos. Uma consideração importante: não permita que os alunos pesquisem no dicionário interrompendo a atividade, mas combine com eles que ao final da leitura de cada trecho, eles podem fazer a consulta. Quanto à leitura coletiva, crie um clima na sala de aula para o momento da leitura, pedindo aos alunos que guardem materiais desnecessários, que se concentrem e que fiquem atentos às regras estabelecidas.

Referências sobre o assunto:

CALVINO, Ìtalo. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 2004

COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.

Filme:

Valente (Brave). Direção: Brenda Chapman; Mark Andrews; Steve Purcell. Produção: Katherine Sarafian. EUA: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 2012.

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a sequência de atividades que será desenvolvida envolverá o trabalho com a leitura de um conto contemporâneo.
  • Explique que o texto que será lido é de autoria de Marina Colasanti. Se julgar necessário apresentar a biografia da autora, utilize o material disponível aqui.
  • Pergunte aos alunos se eles já leram algum conto.
  • É provável que alguns alunos comentem que já leram contos de fada, nesse caso, pergunte a eles se existe somente esse tipo de conto.
  • Instigue os alunos a perguntarem sobre quais tipos de contos existem. Você pode comentar que existem contos de amor, de humor, de ficção científica, etc.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos