Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, quadro, folhas impressas do material de análise.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em estabelecer comparação entre os diferentes gêneros textuais, dificuldade em compreender as características do gênero propaganda. Para superar as dificuldades, explique que o tema empoderamento feminino também pode ser observado em outras esferas, não só na literatura. A propaganda é um gênero de texto que também utiliza a imagem da mulher como foco central. Em relação à segunda dificuldade, durante a realização do trabalho em grupo, no momento da análise de propagandas, circule pela sala e pergunte aos aluno se os termos slogan, logomarca ou logotipo causam alguma dúvida. É importante que você esteja próximo aos grupos orientando-os sempre que necessário.
Referências sobre o assunto:
BOARINI, Dulce Margareth. Quando a miopia na propaganda pode abalar a reputação das marcas para as mulheres. XVI Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2016, pg. 01-15.
SOUZA, Jéssica Monaliza da Costa. De objeto sexual ao empoderamento feminino: uma análise da campanha reposter skol. Revista Lampejo. Ceará, vol. 6 nº 2, p. 189-198, 2º semestre de 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula para os alunos, projete o slide ou escreva no quadro.
- Explique que o foco dessa aula está na representação social da mulher nos contos e nas propagandas.
- Comente que os contos “A cartomante” e “Entre a espada e a rosa” são semelhantes porque ambos trazem protagonistas de personalidade forte, destemidas, corajosas, que destoam da imagem de mulher submissa ao homem.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a questão para os alunos ou distribua cópias.
- Leia o enunciado para os alunos e verifique se eles compreenderam.
- Leia uma assertiva por vez e peça que os alunos digam em voz alta a primeira letra do nome da personagem.
- Se houver divergência de respostas, encoraje os alunos a buscarem indícios no texto para provar suas indicações.
- Ao final do exercício, pergunte se eles querem destacar alguma característica a mais das personagens.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Imprima o material disponível aqui.
- Forme grupos de até cinco alunos. Serão disponibilizadas quatro propagandas diferentes para análise. Caso haja mais de quatro grupos, repita o modelo de propaganda.
- Projete o enunciado para os alunos ou escreva no quadro.
- Explique que eles vão realizar uma análise de algumas propagandas, cada grupo receberá um texto diferente e eles deverão realizar a atividade em quinze minutos.
- Diga que cada propaganda aborda a figura feminina de forma específica.
- Explique que cada grupo terá dois minutos para expor uma síntese de suas análises e conclusões para a sala. Você pode escolher as questões mais polêmicas para o grupo apresentar.
- Para encerrar, ressalte que será elaborada uma síntese final no caderno, relacionada ao tema empoderamento feminino.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o organograma aos alunos distribuindo cópias. Imprima o material disponível aqui.
- Oriente os alunos que a intertextualidade é o diálogo entre textos, e o termo que está no centro da imagem pode ser um ponto em comum, mesmo quando abordado de maneira diferente.
- Peça para que os alunos conversem entre eles, coletivamente, sobre a possível relação existente entre os três textos, considerando a temática da ilusão. Lembre-se, você é o mediador da discussão. Acolha a pertinência das respostas.
- Determine um tempo de cinco minutos para o debate.
- Solicite aos alunos que escrevam nas caixas suas conclusões, individualmente, principalmente sobre como o elemento “ilusão” pode se interpretado nos dois contos e, de maneira geral, nas propagandas.
- Para encerrar, promova a socialização das resposta oralmente.
- Comente com os alunos que a ilusão é um temas que perpassa os três textos, outro tema comum é a representação social do feminino.
- Se considerar conveniente, disponibilizamos algumas atividades complementares, para que os alunos façam como lição de casa. São questões que aprofundam a análise das propagandas, comparando-as com os contos em estudo. Para acessá-las, clique aqui.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Em um novo vídeo ou áudio, considerando que os alunos já tenham lido os contos A Cartomante e Entre a espada e a rosa, peça que comparem, de acordo com as instruções do slide Introdução do plano de aula, as protagonistas dos contos. Os alunos podem responder e debater, de forma síncrona ou assíncrona, as suas respostas em um canal estabelecido para a aula (como um grupo de WhatsApp ou de Facebook, por exemplo).
Desenvolvimento
Envie as fotos do primeiro slide do Desenvolvimento no canal estabelecido com os alunos. Logo abaixo das fotos, deixe (em áudio ou mensagem de texto) a problematização apresentada no slide sobre como a mídia cria estereótipos sobre a figura da mulher, e peça que os alunos analisem as fotos registrando, em seus cadernos, como essa questão aparece nas propagandas. Após isso, realize um momento síncrono com os alunos (via Zoom ou Google Meets), pedindo que eles relatem o resultado de suas análises das propagandas. Caso essa última opção não seja viável, peça que os alunos enviem as suas análises pelo meio de comunicação mais acessível a todos (lembre-se de estabelecer este acordo antes).
Fechamento
Se possível, no mesmo momento síncrono com os alunos (via Zoom ou Google Meets), apresente o organograma do slide Fechamento e diga que os textos apresentam relações intertextuais, dialogando sobre a questão da mulher na sociedade. Peça que os alunos, por meio do organograma, discutam, de forma online, sobre os textos (contos e propagandas) considerando a temática “ilusão”. Caso essa alternativa não seja possível, peça que os alunos registrem, em forma de síntese, as suas respostas no canal de comunicação estabelecido.
Convite às famílias
As famílias poderiam analisar algumas propagandas de produtos do cotidiano que, de certa forma, criam estereótipos sobre a figura de mulher, para perceber como se trata de algo comum e velado na nossa sociedade. Poderiam, juntos, analisar propagandas de cerveja e de carro, por exemplo, estabelecendo relações intertextuais com a figura feminina construída por meio das leituras dos contos da aula. Os alunos poderiam, como sugestão, mandar pequenos áudios relatando como foi a realização desta atividade com as famílias.