Plano de aula: Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, quadro, folhas impressas do material de análise.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em estabelecer comparação entre os diferentes gêneros textuais, dificuldade em compreender as características do gênero propaganda. Para superar as dificuldades, explique que o tema empoderamento feminino também pode ser observado em outras esferas, não só na literatura. A propaganda é um gênero de texto que também utiliza a imagem da mulher como foco central. Em relação à segunda dificuldade, durante a realização do trabalho em grupo, no momento da análise de propagandas, circule pela sala e pergunte aos aluno se os termos slogan, logomarca ou logotipo causam alguma dúvida. É importante que você esteja próximo aos grupos orientando-os sempre que necessário.

Referências sobre o assunto:

BOARINI, Dulce Margareth. Quando a miopia na propaganda pode abalar a reputação das marcas para as mulheres. XVI Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2016, pg. 01-15.

SOUZA, Jéssica Monaliza da Costa. De objeto sexual ao empoderamento feminino: uma análise da campanha reposter skol. Revista Lampejo. Ceará, vol. 6 nº 2, p. 189-198, 2º semestre de 2017.

Tema da aula

Orientações:

• Leia o tema da aula para os alunos, projete o slide ou escreva no quadro.
  • Explique que o foco dessa aula está na representação social da mulher nos contos e nas propagandas.
  • Comente que os contos “A cartomante” e “Entre a espada e a rosa” são semelhantes porque ambos trazem protagonistas de personalidade forte, destemidas, corajosas, que destoam da imagem de mulher submissa ao homem.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos