Plano de Aula

Plano de aula: Intertextualidade entre os gêneros conto e propaganda

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, quadro, folhas impressas do material de análise.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em estabelecer comparação entre os diferentes gêneros textuais, dificuldade em compreender as características do gênero propaganda. Para superar as dificuldades, explique que o tema empoderamento feminino também pode ser observado em outras esferas, não só na literatura. A propaganda é um gênero de texto que também utiliza a imagem da mulher como foco central. Em relação à segunda dificuldade, durante a realização do trabalho em grupo, no momento da análise de propagandas, circule pela sala e pergunte aos aluno se os termos slogan, logomarca ou logotipo causam alguma dúvida. É importante que você esteja próximo aos grupos orientando-os sempre que necessário.

Referências sobre o assunto:

BOARINI, Dulce Margareth. Quando a miopia na propaganda pode abalar a reputação das marcas para as mulheres. XVI Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Intercom, 2016, pg. 01-15.

SOUZA, Jéssica Monaliza da Costa. De objeto sexual ao empoderamento feminino: uma análise da campanha reposter skol. Revista Lampejo. Ceará, vol. 6 nº 2, p. 189-198, 2º semestre de 2017.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula para os alunos, projete o slide ou escreva no quadro.
  • Explique que o foco dessa aula está na representação social da mulher nos contos e nas propagandas.
  • Comente que os contos “A cartomante” e “Entre a espada e a rosa” são semelhantes porque ambos trazem protagonistas de personalidade forte, destemidas, corajosas, que destoam da imagem de mulher submissa ao homem.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos