Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidades focais relacionadas

(EF02LP2) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Objetos de conhecimento relacionados

  • Formas de composição de narrativas.
  • Decodificação/Fluência de leitura.
  • Leitura de imagens em narrativas visuais.
  • Correspondência fonema-grafema.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer gêneros textuais narrativos ficcionais.
  • Identificar elementos das narrativas como personagens, ambientes e enredo.
  • Identificar o conflito gerador de uma narrativa e sua resolução.
  • Identificar palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
  • Ler palavras novas, decodificando-as.
  • Ler globalmente palavras conhecidas.
  • Reconhecer a estrutura de histórias em quadrinhos (HQ) e tirinhas.
  • Identificar os tipos de balão usados em histórias em quadrinhos.
  • Analisar os recursos semióticos de HQs e tirinhas (tipos de letra, imagens).
  • Escrever palavras espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética).
  • Escrever frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor de forma alfabética, empregando noções básicas de segmentação.
  • Registrar de forma colaborativa esses textos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • Embora o contrário não seja um impeditivo, é importante que o estudante tenha desenvolvido, em alguma medida, consciência fonológica reconheça que as letras representam sons e reconheça que as palavras comunicam ideias e são formadas por letras.

Comentários para os professores

O conjunto de habilidades priorizadas destacadas aqui está situado no campo de atuação artístico-literário. Para desenvolvê-las, esta sequência de atividades propõe um trabalho a partir dos gêneros tirinha e histórias em quadrinhos ao longo de três etapas interdependentes. Na primeira delas, propomos o contato dos estudantes com o campo, o gênero e o tema, de maneira contextualizada, ou seja, com a centralidade no texto e socialmente situada. A ideia nessa primeira parte é, de maneira mediada e com intencionalidade pedagógica, aproximar os estudantes dos objetos de conhecimentos participantes da sequência de atividades que eles estudarão, além de mobilizar seus conhecimentos prévios. Em seguida, na segunda etapa, a proposta é construir aprendizados sobre aspectos composicionais da linguagem e do gênero. Para isso, sugere-se uma produção parcial, na qual os aspectos composicionais da linguagem e do gênero deverão ser levantados. Durante o trabalho, pretende-se conduzir uma conversa em grupo sobre o contexto das pesquisas realizadas, além de sua forma composicional. A terceira e última etapa é a de produção textual, na qual os alunos produzirão uma história em quadrinhos. Ao final, oferecemos aos professores e professoras uma maneira de avaliar e sistematizar os resultados do trabalho realizado pelos estudantes.

Sugestões de atividades

Sequência de Atividades - Gêneros: Tirinhas e Histórias em quadrinhos

Conjunto de atividades organizadas em três etapas (descritas nos comentários para os professores), que propõem um trabalho centrado no gênero histórias em quadrinhos. Traz sugestões de materiais para os estudantes e para os professores, incluindo instrumentos de apoio ao acompanhamento da aprendizagem.

Modelo de folha para a produção das HQs

Modelo de instrumento para que os estudantes produzam as atividades previstas na Terceira etapa da sequência de atividades (Análise Linguística e Semiótica e Produção Escrita).

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática