Plano de aula: Produção de Vlog sobre HQ para a prática da entonação expressiva

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero história em quadrinhos (HQ) e vlog para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é necessário que os alunos já tenham feito, em aulas anteriores, um roteiro/ planejamento da HQ.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Câmera fotográfica ou celular com câmera filmadora de boa qualidade.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/ videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades para colocar em prática, durante a gravação do vídeo, tudo o que eles planejaram, pois podem surgir novas ideias e, além disso, podem ficar tímidos.

Referências sobre o assunto:

• BARBOZA, Marina. Blog da Galera: Dicas de edição de vídeo para youtubers. Disponível em: <https://capricho.abril.com.br/vida-real/blog-da-galeradicas-de-edicao-de-video-para-youtubers-iniciantes/>. Acesso em: 7 dez. 2018
  • DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • FARIAS, Willian. Preparação Vocal - Exercícios de Aquecimento Vocal. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JyP94-1JkWY>. Acesso em: 7 dez. 2018.
    ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula

Orientações:

• Coloque essa pergunta e, nessa rápida discussão, é importante que os alunos percebam a produção de um Vlog como um processo que inclui: planejamento; oralização/gravação e edição; avaliação.
  • Apresente, então, a proposta desta aula: os alunos vão gravar seus vlogs, considerando o roteiro realizado previamente, em aula anterior a essa, disponível nesta sequência de planos da modalidade de oralidade.
  • É importante escolher um lugar calmo na escola para a filmagem (biblioteca, salas de aulas, jardins etc.). Além disso, vale lembrar que os alunos devem ter trazido para esta aula os materiais necessários (câmera, objetos, livros, etc.). Devem, ainda, ter ensaiado mais de uma vez para a filmagem final, decorando textos e treinando a expressividade oral, atentos à entonação expressiva, à gestualização, escolha de palavras, expressões faciais, etc.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos