Texto para impressão - Moral: os dois lobos
Plano de Aula
Plano de aula: Intertextualidade nas histórias em quadrinhos
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- Cópias preferencialmente coloridas da HQ a ser trabalhada;
- Projetor para expor os slides seguintes.
Informações sobre o gênero: Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões, por exemplo. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em compreender a intertextualidade, caso não conheçam o gênero fábula. Compreender relações intertextuais exige conhecer previamente as referências contidas no texto.
Referências sobre o assunto: OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 37-56.
PIROTA, Patrícia. Palimpsestos Machadianos: adaptações para os quadrinhos da obra O Alienista. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 85-110.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos sentem-se em duplas.
- Desafie a turma a inferir qual será o objetivo da aula. Faça isso projetando este slide e estimulando os alunos a identificarem qual a característica comum aos textos apresentados. Comece por solicitar a identificação dos personagens mostrados explicitamente (Marge Simpson, Magali, Cascão, Cebolinha, Mingau e Mônica) e, depois, peça a identificação das referências implícitas (Monalisa, Alice no País das Maravilhas, o Coelho, o Gato da Alice, a Rainha Vermelha, o Chapeleiro Maluco). Explique que essa conversa entre textos chama-se intertextualidade e que o objetivo da aula é conhecer narrativas que apresentam tal característica.
Informações apenas para o professor: falando sobre intertextualidade, Luciano Corrales afirma: “...ao lermos um texto (A) estamos também lendo um texto (B), e, este entrecruzamento de ‘vozes’ percebidas ou levemente transparentes é algo que perpassa a escrita [...] Na verdade, a referida transparência tem muitas vezes relação direta com o repertório que o leitor possui, ou seja, o seu conhecimento de mundo.” Leia mais aqui.
Tema da aula
Orientações:
- Peça que os alunos sentem-se em duplas.
- Desafie a turma a inferir qual será o objetivo da aula. Faça isso projetando este slide e estimulando os alunos a identificarem qual a característica comum aos textos apresentados. Comece por solicitar a identificação dos personagens mostrados explicitamente (Marge Simpson, Magali, Cascão, Cebolinha, Mingau e Mônica) e, depois, peça a identificação das referências implícitas (Monalisa, Alice no País das Maravilhas, o Coelho, o Gato da Alice, a Rainha Vermelha, o Chapeleiro Maluco). Explique que essa conversa entre textos chama-se intertextualidade e que o objetivo da aula é conhecer narrativas que apresentam tal característica.
Informações apenas para o professor: falando sobre intertextualidade, Luciano Corrales afirma: “...ao lermos um texto (A) estamos também lendo um texto (B), e, este entrecruzamento de ‘vozes’ percebidas ou levemente transparentes é algo que perpassa a escrita [...] Na verdade, a referida transparência tem muitas vezes relação direta com o repertório que o leitor possui, ou seja, o seu conhecimento de mundo.” Leia mais aqui.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete apenas este primeiro quadro da HQ “Moral: os dois lobos”. O texto escrito e o título estão encobertos. Estimule os alunos a analisarem a imagem e a buscarem pistas, fazendo previsões a respeito de quem são os personagens e do que pode estar escrito no balão. Diga aos alunos: “Nossa história começa com estes dois personagens. Quem são eles? O que estão fazendo? O que pode estar escrito no balão?” Espera-se que as crianças identifiquem uma situação de contação de histórias.
- Apresente, então, o título da HQ e continue os questionamentos, estimulando os alunos a completarem as previsões iniciais: “O título da HQ fala em ‘moral’. Isso é uma referência a que tipo de histórias? Como são essas histórias? Alguém pode contar brevemente uma delas?” Se os alunos se mostrarem tímidos, proponha que uma fábula seja recontada coletivamente, cada aluno fica à vontade para relatar o trecho de que se lembrar (como sugestão, relembre a fábula “A cigarra e a formiga” ou “A tartaruga e a lebre”, bastante conhecidas e recorrentes até mesmo em desenhos animados).
- Pergunte se a turma recorda qual o nome dado às narrativas feitas para transmitir ensinamentos e que são protagonizadas por animais. Espera-se que algumas crianças possam chegar ao conceito de “fábula”.
Informações apenas para o professor: esta história em quadrinhos é do cartunista australiano Gavin Aung Than. Ele possui um site colaborativo (ZenPencils), através do qual disponibiliza todas as suas criações para serem traduzidas por voluntários. Já esteve duas vezes entre os mais vendidos do New York Times.
Quanto ao jogo da intertextualidade, ele pode se dar de muitas formas, como por meio de paráfrase (reconto do texto, preservando-se ao máximo o sentido originalmente pretendido) ou por meio de paródia (imitação de texto original em tom satírico ou irônico). No caso da HQ aqui analisada, a intertextualidade se dá por alusão ao gênero fábula, sem a relação a um texto específico.
Introdução
Orientações:
- Chame a atenção para os animais anunciados no título. Pergunte: “Se a fábula envolve lobos, qual poderá ser o ensinamento que trará?” Possíveis respostas: ensinamentos sobre agressividade, raiva, traição, coragem, liderança, etc.
- Convide os alunos a observarem como os dois lobos serão representados na HQ e, então, projete a imagem acima. Questione: “É possível saber como é cada um desses animais e o que acontecerá?” Procure associar as hipóteses das crianças às representações visuais. Se uma criança sugerir que o lobo negro atacará o branco, por exemplo, peça para que ela indique quais os indícios disso: é o lobo negro que avança para o outro porque traz os dentes caninos expostos e os pelos mais ouriçados.
- A seguir, entregue uma cópia (preferencialmente colorida) da HQ completa para cada dupla.
Materiais complementares: Acesse o arquivo da HQ para imprimir aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações:
- Peça para que os alunos leiam a HQ (5 minutos).
- Ao final desse tempo, procure saber dos alunos se as hipóteses que apresentaram inicialmente (sobre o título da HQ, imagem do velho índio e da menina, imagem dos dois lobos) estavam corretas ou se precisam ser reformuladas. Peça, no grande grupo, que comparem suas respostas anteriores com o que sabem agora, oralmente, reservando 5 minutos para alguns alunos exporem essa comparação.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que as duplas respondam às questões 1, 2 e 3. Elas estão no mesmo arquivo que a HQ. Veja o texto e as questões aqui. Veja as respostas aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que as duplas compartilhem oralmente suas respostas e comente-as, buscando ouvir as justificativas dos alunos e intervir com observações que contribuam para o entendimento da intertextualidade presente na HQ.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Retome o objetivo inicial da aula (conhecer textos intertextuais) e questione se esse objetivo foi cumprido. Convide os alunos a sintetizarem as experiências da aula, registrando-as no caderno. Para isso, proponha perguntas como as do slide.
Sugestão de resposta:
Nesta aula, estudamos a intertextualidade, isto é, o diálogo entre textos. Lemos uma história em quadrinhos que conversou com as fábulas, representando sentimentos humanos por meio de animais e ensinando uma lição de vida ou moral. Sempre que um texto faz referência a outros, temos uma relação intertextual.
- Solicite a um aluno que leia as conclusões, encerrando a aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos: vamos conhecer duas formas de contar uma história e pensar em como essas duas formas se relacionam, o que elas têm em comum e o que elas têm de diferente. Essa relação entre textos, em que um texto conversa com o outro, se chama Intertextualidade. Explique que um dos textos é uma Fábula (relembre o conceito, cite exemplos) e o outro é uma História em Quadrinhos (relembre o conceito, cite exemplos). Nas Orientações deste Plano, você encontra diversas informações interessantes para aproveitar em seu áudio ou vídeo introdutório, mas tente não deixá-lo muito longo.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos a história em quadrinhos e as atividades que estão no Material Complementar. Solicite que eles leiam a HQ com atenção e busquem se lembrar das fábulas que conhecem. Caso os alunos não conheçam a fábula dos Dois Lobos, você pode sugerir que a escutem no YouTube, disponível aqui. Essa fábula foi, originalmente, contada oralmente pelos índios Cherokees, nativos americanos. Estabeleça um prazo para que enviem essas resoluções e combine esses envios, que deverão ser feitos para o grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail.
Fechamento
Após todos os alunos enviarem suas resoluções, grave um novo áudio ou encaminhe por escrito um compilado comentando as produções de sua turma. Chame a atenção para que comecem a perceber as Intertextualidades existentes em diversos textos que circulam por aí. Cite alguns exemplos que possam ser conhecidos por seus alunos: as histórias da Turma da Mônica, por exemplo, por vezes falam de Conto de Fadas, ou de super-heróis famosos; com frequência, propagandas de TV usam memes, provérbios ou fazem relação com séries famosas, para chamar a atenção do consumidor. Caso haja possibilidade, realize esse fechamento de forma coletiva, com uma aula no Google Meets ou no Zoom, mostrando esses ou outros exemplos aos alunos.
Convite às famílias
Ler gibi é uma delícia! Você pode sugerir que os adultos das famílias contem para os mais novos quais são seus gibis preferidos na infância, seus personagens inesquecíveis, como faziam para conseguir suas revistinhas, em que momentos e em que lugares gostavam de lê-las. Você pode sugerir também, caso a família tenha algum gibi em casa, que faça um pequeno vídeo ou áudio de “propaganda” desse gibi, dizendo por que vale a pena lê-lo. Para quem não tem nenhum gibi em casa, você encontra algumas sugestões de páginas com HQs online e gratuitas disponíveis aqui. Sugira que a família procure alguma do seu agrado para criar uma propaganda. Caso não haja possibilidade de gravar um áudio ou vídeo, é possível fotografar a HQ e enviar um pequeno texto explicando por que ela vale a pena ser lida.