Plano de Aula

Plano de aula: Intertextualidade nas histórias em quadrinhos

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • Cópias preferencialmente coloridas da HQ a ser trabalhada;
  • Projetor para expor os slides seguintes.

Informações sobre o gênero: Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões, por exemplo. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em compreender a intertextualidade, caso não conheçam o gênero fábula. Compreender relações intertextuais exige conhecer previamente as referências contidas no texto.

Referências sobre o assunto: OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 37-56.

PIROTA, Patrícia. Palimpsestos Machadianos: adaptações para os quadrinhos da obra O Alienista. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 85-110.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos sentem-se em duplas.
  • Desafie a turma a inferir qual será o objetivo da aula. Faça isso projetando este slide e estimulando os alunos a identificarem qual a característica comum aos textos apresentados. Comece por solicitar a identificação dos personagens mostrados explicitamente (Marge Simpson, Magali, Cascão, Cebolinha, Mingau e Mônica) e, depois, peça a identificação das referências implícitas (Monalisa, Alice no País das Maravilhas, o Coelho, o Gato da Alice, a Rainha Vermelha, o Chapeleiro Maluco). Explique que essa conversa entre textos chama-se intertextualidade e que o objetivo da aula é conhecer narrativas que apresentam tal característica.

Informações apenas para o professor: falando sobre intertextualidade, Luciano Corrales afirma: “...ao lermos um texto (A) estamos também lendo um texto (B), e, este entrecruzamento de ‘vozes’ percebidas ou levemente transparentes é algo que perpassa a escrita [...] Na verdade, a referida transparência tem muitas vezes relação direta com o repertório que o leitor possui, ou seja, o seu conhecimento de mundo.” Leia mais aqui.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos