Plano de aula: Intertextualidade nas histórias em quadrinhos

Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero história em quadrinhos e no campo de atuação jornalístico-midiático. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

• Cópias preferencialmente coloridas da HQ a ser trabalhada;
  • Projetor para expor os slides seguintes.

Informações sobre o gênero: Publicada em livros, revistas ou jornais, a história em quadrinhos é essencialmente uma narrativa sequencial e visual marcada pela interação entre a linguagem verbal e não verbal. Sua plena compreensão exige do leitor o conhecimento de códigos gráficos, como os sentidos dos contornos dos balões, por exemplo. Por muito tempo, sobretudo no Brasil, o desenvolvimento do gênero buscou legitimar-se pela intertextualidade com clássicos da literatura, incluindo-se aí contos e fábulas - um repertório quase universal, que facilita a compreensão do interdiscurso estabelecido. Porém, é fundamental notar que a HQ, mesmo quando anunciada como adaptação de obra literária, não é apenas uma narrativa que foi ilustrada. Os recursos gráficos próprios do gênero revestem-se também de tensão, sendo portadores de significados. Logo, a linguagem quadrinística modifica, transforma e recria a estrutura da narrativa com que dialoga, propondo uma re-interpretação desse texto-base. A respeito desses tópicos, ver referências abaixo.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldades em compreender a intertextualidade, caso não conheçam o gênero fábula. Compreender relações intertextuais exige conhecer previamente as referências contidas no texto.

Referências sobre o assunto: OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 37-56.

PIROTA, Patrícia. Palimpsestos Machadianos: adaptações para os quadrinhos da obra O Alienista. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014. p 85-110.

Tema da aula

Orientações:

• Peça que os alunos sentem-se em duplas.
  • Desafie a turma a inferir qual será o objetivo da aula. Faça isso projetando este slide e estimulando os alunos a identificarem qual a característica comum aos textos apresentados. Comece por solicitar a identificação dos personagens mostrados explicitamente (Marge Simpson, Magali, Cascão, Cebolinha, Mingau e Mônica) e, depois, peça a identificação das referências implícitas (Monalisa, Alice no País das Maravilhas, o Coelho, o Gato da Alice, a Rainha Vermelha, o Chapeleiro Maluco). Explique que essa conversa entre textos chama-se intertextualidade e que o objetivo da aula é conhecer narrativas que apresentam tal característica.

Informações apenas para o professor: falando sobre intertextualidade, Luciano Corrales afirma: “...ao lermos um texto (A) estamos também lendo um texto (B), e, este entrecruzamento de ‘vozes’ percebidas ou levemente transparentes é algo que perpassa a escrita [...] Na verdade, a referida transparência tem muitas vezes relação direta com o repertório que o leitor possui, ou seja, o seu conhecimento de mundo.” Leia mais aqui.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos