Plano de Aula

Plano de aula: A entonação expressiva no gênero Vlog sobre HQ

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero História em quadrinhos (HQ) para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hxiVTwx3Xd4>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos mais tímidos podem ter dificuldades em oralizar as respostas desta aula porque não gostam de se expor. Outros alunos podem ter dificuldades de expressão oral. Além disso, podem faltar requisitos para que os alunos analisem as características do Vlog e a importância da oralidade expressiva nesse gênero.

Referências sobre o assunto:

  • DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno vlog no YouTube: análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
  • MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_12_Fausto_Amaro_Ribeiro_Picoreli_Montanha.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2018.
  • ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
  • _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
    TRAVAGLIA, Luiz Carlos et alii. Gêneros orais – Conceituação e caracterização. In Anais do SILEL, vol. 3, n° 1 . XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/silel2013/1528.pdf>. Acesso em: 1º nov. 2018.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: será analisado um vídeo (vlog) sobre a análise de uma história em quadrinhos e, com base nisso, será feita a divisão da turma em quatro grupos que ficarão responsáveis em analisar o contexto de produção, o tema, a estrutura composicional e o estilo, considerando a presença marcante da oralidade neste gênero digital.
  • Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Você conhece algum videolog/videoblog/vlog”. Peça que os alunos compartilhem seus conhecimentos sobre este gênero, citando exemplos de alguns canais famosos da internet.

Respostas possíveis/desejáveis:

  • Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Caso julgue pertinente, conte sobre alguns vloggers conhecidos: para isso, leia o texto “Os 6 maiores vlogs brasileiros”, clicando aqui.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos