Plano de aula: Análise de onomatopeias em capas de HQs

Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Download de capas das HQs do Popeye, computador com internet. A proposta é que a aula se desenvolva no laboratório de informática da escola. Caso a escola não tenha laboratório, o professor pode se cadastrar no site disponível em: <http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202>, acesso em: 8 jan. 2019 e imprimir algumas capas para trabalhar o plano.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades próprias,com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos, mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

A definição da onomatopeia como figura de linguagem que busca representar os sons pode esbarrar na percepção subjetiva que cada criança tem de determinados sons.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Inicie a aula mostrando a provocação do slide. Veja o que os alunos têm a dizer sobre o ditado “Nunca julgue um livro pela capa”. Espera-se que eles já tenham ouvido este ditado e que entendam o significado, ou seja, jamais julgue alguém ou alguma coisa pelas aparências. Entretanto, há a ressalva logo após: “Só se for um gibi”. Questione por que podemos julgar um gibi pela sua capa. Espera-se que eles digam que, no caso dos gibis, as capas costumam ilustrar uma cena da história que será contada, ou os personagens que irão participar das histórias do gibi, por vezes já mostrando alguma ação que irá acontecer, deixando o leitor na curiosidade e já antecipando algo da história. Diga que a capa de uma HQ também é uma narrativa e que vários elementos que compõem uma HQ podem aparecer também nas capas.
  • Em seguida, apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, analisaremos capas de HQs do Popeye, olhando para as onomatopeias. É fundamental, para esta aula, que os alunos já tenham descoberto o conceito de onomatopeia, pois se trata de uma aula de exercitação do conceito.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos