Atividade para impressão - HQ
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva
Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 11ª primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero história em quadrinhos (HQ) e vlog para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Internet para acessar o vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w>. Acesso em: 6 dez. 2018.
- Exemplar do livro: FREYRE, Gilberto. Algumas Assombrações do Recife Velho. Rio de Janeiro: Record, 1987. Disponível em: <http://sindsemppe.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Assombra%C3%A7%C3%B5es-do-Recife-Velho-Gilberto-Freyre.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
- Exemplar do livro (adaptação para HQ): FREYRE, Gilberto. Algumas assombrações do Recife Velho. São Paulo: Global Editora, 2017.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/ videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em fazer as escolhas adequadas (de linguagem e de seleção dos recursos não verbais de acordo com o propósito do vídeo a ser produzido, entre outros) para planejar a escrita do roteiro do vlog e sua posterior oralização, atentos à entonação expressiva, pois eles podem não ter muita experiência na produção deste tipo de gênero.
Referências sobre o assunto:
- DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: análise de conteúdo de Vloggers brasileiros de sucesso. 2014. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4599>. Acesso em: 27 nov. 2018.
- FREYRE, Gilberto. Assombrações do Recife Velho. Rio de Janeiro: Record, 1987. Disponível em: <http://sindsemppe.com.br/wp-content/uploads/2018/01/Assombra%C3%A7%C3%B5es-do-Recife-Velho-Gilberto-Freyre.pdf>. Acesso em: 7 dez. 2018.
- _______. Assombrações do Recife Velho. São Paulo: Global Editora, 2008.
- KREUSER, Natalia. Como fazer roteiro para vlog. 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FdbjUjfk78w>. Acesso em: 6 dez. 2018.
MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro Picoreli. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan. Disponível em: <http://www.contemporanea.uerj.br/pdf/ed_18/contemporanea_n18_12_Fausto_Amaro_Ribeiro_Picoreli_Montanha.pdf>. Acesso em: 26 nov. 2018. - ROJO, Roxane. As relações entre fala e escrita: mitos e perspectivas – Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006.
- _______. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: na introdução, os alunos assistirão a uma vlogueira contando a sua experiência no gênero, apontando dicas de como fazer um vlog; em seguida, os alunos produzirão seus roteiros de planejamento de um vídeo (vlog) para analisar uma HQ escolhida por eles, dentro de uma temática recortada pelo professor (para esta aula, selecionamos a obra “Algumas assombrações do Recife Velho”, HQ adaptada do livro de Gilberto Freyre por André Balaio e Roberto Beltrão).
- Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Como os vlogs são produzidos e como fazê-lo?”. Peça que os alunos contem sobre as suas experiências sobre este gênero, citando alguns recursos usados por vloggers que eles conhecem.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Para fazer um vlog, o vlogger precisa planejar um roteiro e pensar nos recursos paralinguísticos e cinésicos que enriquecem o texto (gestos, expressões, inserção de chamadas e de vinhetas etc.).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO