Plano de aula: Planejamento de um Vlog sobre HQ com ênfase na entonação expressiva

Plano 11 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a 11ª primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero HQ e no campo de atuação Artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero história em quadrinhos (HQ) e vlog para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

Informações sobre o gênero: Vlog é um videoblog/ videolog, um blog em formato de vídeo hospedado em sites da internet, em que os autores (vloggers) falam sobre diversos assuntos do seu interesse, tecendo análises e/ou dando opiniões.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em fazer as escolhas adequadas (de linguagem e de seleção dos recursos não verbais de acordo com o propósito do vídeo a ser produzido, entre outros) para planejar a escrita do roteiro do vlog e sua posterior oralização, atentos à entonação expressiva, pois eles podem não ter muita experiência na produção deste tipo de gênero.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: na introdução, os alunos assistirão a uma vlogueira contando a sua experiência no gênero, apontando dicas de como fazer um vlog; em seguida, os alunos produzirão seus roteiros de planejamento de um vídeo (vlog) para analisar uma HQ escolhida por eles, dentro de uma temática recortada pelo professor (para esta aula, selecionamos a obra “Algumas assombrações do Recife Velho”, HQ adaptada do livro de Gilberto Freyre por André Balaio e Roberto Beltrão).
  • Inicie um debate coletivo sobre o tema da aula: “Como os vlogs são produzidos e como fazê-lo?”. Peça que os alunos contem sobre as suas experiências sobre este gênero, citando alguns recursos usados por vloggers que eles conhecem.

Respostas possíveis/ desejáveis:

• Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação. Para fazer um vlog, o vlogger precisa planejar um roteiro e pensar nos recursos paralinguísticos e cinésicos que enriquecem o texto (gestos, expressões, inserção de chamadas e de vinhetas etc.).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos