Plano de aula: O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Capas impressas de exemplares de HQs do Popeye, lápis ou caneta.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Fazer a correlação entre a imagem, a onomatopeia e o sentido dela, pois as onomatopeias foram retiradas. Talvez seja mais fácil para o aluno quando ele já encontraVa a onomatopeia. Dessa forma, pode ser que os alunos encontrem dificuldades em representar algum som.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Inicie a aula com as seguintes questões:
  • Vocês lembram que podemos representar sons e movimentos? Vamos relembrar algumas imitações de barulhos!
    Se a porta da sala batesse, qual seria o som? R: Pá!
    Quando o sinal toca para a troca das aulas, qual seria o som? R: UOMMMMMMMMM!!!
    Quando vocês aplaudem alguma apresentação, qual seria o barulho das palmas?
    R: Cláp! Cláp!
  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, vocês irão revisar o uso das onomatopeias usando uma tabela para criar onomatopeias que comporão capas de HQs que serão entregues a vocês.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos