Plano de aula: Planejamento da produção textual: as travessuras nas HQs

Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero, para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.

Materiais necessários:

• Computador, projetor multimídia, som e tela.
  • Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.

Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, que se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas”. (MENDONÇA, 2007, p.195).

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos se recusem a planejar ou tenham dificuldades de planejar o texto, querendo deixar de lado este processo, pois podem não estar acostumados a realizar esta etapa.

Referências sobre o assunto:

• MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
  • OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014.
  • RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
  • SIMÕES, D. Iconicidade verbal: teoria e prática. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/iconicidadeverbal.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2018.
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

• Apresente a proposta da aula aos alunos: por meio da ativação da memória e da recuperação de conhecimentos prévios, os alunos terão que planejar a produção de uma história em quadrinhos cujo objetivo seja falar de suas travessuras de criança.
  • Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Você já fez muitas travessuras? Conte para nós!
  • Peça que os alunos exponham as suas experiências de travessuras e peraltices colhendo informações sobre este questionamento.
  • Diga para a turma que, nesta aula, estes relatos serão importante para uma futura produção de história em quadrinhos das travessuras da classe.

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos