Material Complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Planejamento da produção textual: as travessuras nas HQs
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero, para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, que se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas”. (MENDONÇA, 2007, p.195).
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos se recusem a planejar ou tenham dificuldades de planejar o texto, querendo deixar de lado este processo, pois podem não estar acostumados a realizar esta etapa.
Referências sobre o assunto:
- MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
- OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014.
- RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
- SIMÕES, D. Iconicidade verbal: teoria e prática. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/iconicidadeverbal.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: por meio da ativação da memória e da recuperação de conhecimentos prévios, os alunos terão que planejar a produção de uma história em quadrinhos cujo objetivo seja falar de suas travessuras de criança.
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Você já fez muitas travessuras? Conte para nós!
- Peça que os alunos exponham as suas experiências de travessuras e peraltices colhendo informações sobre este questionamento.
- Diga para a turma que, nesta aula, estes relatos serão importante para uma futura produção de história em quadrinhos das travessuras da classe.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. A interação verbal é um recurso que pode potencializar os resultados das atividades propostas nesta aula, à medida em que os alunos poderão, a todo momento, colocar suas ideias em constante embate com o pensamento de outros colegas; assim, juntos, poderão ressignificar o conhecimento.
- Inicie a introdução da aula pedindo que os alunos discutam, em duplas, as principais características das histórias em quadrinhos e façam o registro no caderno. É importante, como já foi dito antes, que os alunos já tenham um boa caminhada no gênero e que, além disso, já tenham estudado sobre as estruturas composicionais (a sequenciação de quadrinhos que compõe a progressão da narrativa ou os tipos de balões) e estilísticas (uso de onomatopeias, a escolha do registro informal ou as marcas de oralidade das falas nas tirinhas, por exemplos) do gênero.
- Peça que eles façam uma exposição das respostas a este questionamento inicial.
Respostas possíveis/desejáveis:
- Para esta atividade, à medida em que trabalha com o repertório e com a memória discursiva dos alunos, há várias possibilidades de respostas. Busque incentivar a turma para que haja participação, mas é importante que os alunos apontem, principalmente, algumas características composicionais e estilísticas essenciais do gênero. Diga que o quadrinho é uma narrativa marcada pelo sincretismo de linguagem (verbal e não verbal) e que ele é formado por uma sequência de quadrinhos que marcam a passagem e o desenvolvimentos das ações que compõem um enredo; além disso, comente sobre a escolha do registro informal nas falas dos personagens - registrados por diferentes tipos de balão - e o uso de onomatopeias como regularidade do gênero.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Mostre aos alunos a tirinha de Nancy, uma menina de 8 anos que gosta de fazer travessuras, do cartunista americano Ernie Bushmiller (1905-1982).
- Em um primeiro momento, peça que eles façam uma leitura silenciosa observando atentamente a tirinha. Em seguida, oriente-os a discutir em duplas,
e peça que respondam à questão: Por que Nancy é chamada de travessa? O que ela fez nesta tirinha que comprova esta característica? - Assim que eles discutirem, peça que os alunos verbalizem as suas respostas.
- DIga que, assim como o autor de Nancy (Ernie Bushmiller), os alunos produzirão nesta aula uma história em quadrinhos de travessuras.
Informações adicionais ao professor:
- Acredita-se que não será necessário selecionar uma coletânea de HQs para a análise das regularidades dentro desta temática de travessuras, uma vez que os alunos já devem estar familiarizados com este gênero que tem circulação efetiva em várias esferas: jornalística, artístico-literária, cotidiano etc.
A preocupação, aqui, é com a alimentação temática para a prática de produção textual. Porém, caso julgue necessário e queira disponibilizar outros exemplares de tirinhas sobre o assunto, recomendamos a HQ da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, e do Almanaque do Pimentinha, licenciador Kitchen Sink.
Respostas esperadas/desejáveis.
- Nancy é uma garota comum de 8 anos que, inicialmente, está descendo a escada escorregando pelo corrimão, como qualquer criança travessa. Ao ser indagada por sua mãe que dizia que a menina devia descer as escadas “como uma dama”, Nancy sobe os degraus e escorrega pelo corrimão novamente, porém fazendo pose. Nancy apresenta-se como uma garota rebelde, astuciosa e brincalhona.
Desenvolvimento
Orientações:
- Inicie as orientações para o planejamento do texto. Explique a proposta: as duplas irão planejar a produção de uma HQ que narre uma travessura.
- Peça que a dupla escolha uma travessura interessante e cômica vivida por um deles (ou pelos dois) e que comecem a pensar, detalhadamente, na forma como esta história poderá ser transformada em uma HQ criativa e bem humorada.
- Dê instruções complementares aos alunos indicando as regularidades de estilo (as falas dos personagens geralmente são informais e existe uma constância das onomatopeias) e a estrutura composicional (representação dos personagens, a disposição dos quadrinhos e os tipos de balão) deste gênero.
- Para isso, entregue aos alunos o roteiro disponível aqui, para a elaboração do planejamento. Oriente-os, passo a passo, de acordo com as informações detalhadas no próprio planejamento sugerido.
- Peça que eles iniciem a produção do planejamento.
- Dê tempo para que as duplas discutam sobre as ideias, usando a criatividade, sem perder de vista as orientações dadas.
- Durante a atividade, circule pela sala. Nos casos em que os alunos tiverem mais dificuldades, faça algumas intervenções, fornecendo ideias e alguns direcionamentos.
Material complementar:
- A título de exemplo, acesse aqui um modelo hipotético de preenchimento do planejamento do texto, considerando as instruções dadas ao professor.
- É importante lembrar, durante o planejamento, que a HQ é um texto de linguagem sincrética. Para isso, Simões (2009), ao falar sobre uma Teoria da Iconicidade Verbal, afirma que estes textos possuem iconicidades linguísticas (lexical) e extralinguísticas (diagramática), de modo que, combinadas, geram uma isotopia (o sentido de uma HQ vem, então, da intrínseca relação entre o verbal e o não verbal). Por isso, é fundamental que os alunos consigam planejar de forma coerente e bem consciente, em seus roteiros, iconicidades lexicais - por meio da criação de fala dos personagens - e iconicidades diagramáticas - disposição do balão, fonte das palavras, seleção de cores, seleção de tipos de balão, desenhos etc. - para que a HQ seja rica em significados. Leia o texto de SImões (2009), clicando aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Depois que os alunos finalizarem a atividade, inicie um momento de compartilhamento dos planejamentos. Peça que um aluno de cada dupla conte rapidamente quais foram as suas ideias.
- Esta atividade, mesmo sendo simples, terá uma papel significativo de enriquecer o momento de (re)planejamento. Os alunos poderão encontrar, com base nas ideias das outras duplas, novas possibilidade para uma futura textualização.
- Caso prefira, deixe este procedimento para a próxima aula para que os alunos tenham um tempo maior para compartilhar suas ideias e, antes da textualização, teçam mudanças significativas para melhorar o planejamento do texto. Acredita-se que esta etapa é fundamental para o desenvolvimento pleno da produção textual.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, agora de forma coletiva e oral, organizem uma lista com três dicas sobre como produzir um bom texto na proposta solicitada em sala de aula, pensando no estilo, no tema e na estrutura composicional do texto.
- Registre as respostas no quadro e peça que os alunos anotem em seus cadernos.
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos retomem os seus planejamentos e, considerando as dicas e os depoimentos dos outros colegas, o reescrevam, inserindo novas ideias.
Respostas possíveis/desejáveis: Há várias possibilidades de dicas. Sugerimos, no entanto, um conjunto de tópicos possíveis, não estanques e passíveis de ampliação:
- Descreva o lugar da narrativa.
- Pense em como você irá desenhar visualmente o seu personagem: enriqueça o personagem com características peculiares e interessantes.
- Use onomatopeias e opte por um registro informal para representar as falas.
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou um vídeo introdutório, apresentando a proposta da aula aos alunos. Encaminhe ou mostre em seu vídeo a tirinha da personagem Nancy, disponível no primeiro slide de Desenvolvimento. Faça perguntas retóricas sobre a tirinha, solicitando que os alunos pensem sobre elas: por que Nancy é chamada de travessa? O que ela fez nessa tirinha que comprova essa característica? Logo após, comente as perguntas, fazendo uma breve análise da tirinha, conforme disponível nas Orientações do Plano. No final de seu áudio ou vídeo, solicite que os alunos enviem, por WhatsApp, relatos curtos (em áudio) de travessuras que tenham feito. Estabeleça um prazo curto para o envio dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Após ouvir os áudios dos alunos, envie uma resposta comentando e agradecendo pelos relatos enviados. Oriente-os que, a partir de agora, irão planejar uma tirinha com base em alguma travessura que tenham realizado, podendo ser a mesma enviada por áudio ou outra. Compartilhe com a turma o modelo de planejamento dessa tirinha disponível nos Materiais Complementares deste Plano de Aula. Estabeleça um prazo para que enviem seus planejamentos e combine esses envios, que deverão ser feitos, preferencialmente, em uma pasta no Google Drive criada por você, específica para essa atividade, com todos os planejamentos dos alunos, para que eles possam visitar os planejamentos dos colegas. Caso não seja possível usar o Google Drive, o compartilhamento pode ser feito no grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail.
Fechamento
No grupo de WhatsApp da turma, oriente que cada aluno deverá comentar pelo menos dois planos dos colegas, abrindo o documento e inserindo comentários nos pontos que poderiam ser melhorados, dando sugestões, fazendo críticas ou perguntas. Estabeleça um prazo para essa atividade. Caso não seja possível fazer esse compartilhamento pelo Google Drive, faça via WhatsApp, de forma que todos possam ter acesso aos planejamentos dos colegas. Os comentários podem ser bem curtos, diretos. Por meio dos comentários feitos por seus alunos nos planejamentos dos colegas, você conseguirá avaliar o quanto e como eles se apropriaram dos conceitos trabalhados em aula. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom, selecionando um dos planejamentos para fazer sugestões, de forma a servir de exemplo para os demais.
Convite às famílias
Criar Histórias em Quadrinhos em família pode ser bem divertido! Aproveite esse momento para sugerir o uso do Canva (no computador ou no celular, via aplicativo gratuito) para a família explorar os recursos desse site e se divertir criando pequenas tirinhas. Faça a sugestão de que a família converse sobre travessuras de infância: os adultos podem contar o que aprontaram quando menores e relatar travessuras dos filhos quando mais novinhos. O Canva permite que se crie uma tirinha usando personagens disponíveis no próprio aplicativo, mas você pode sugerir que usem fotos de família, por exemplo. Depois, encoraje-os a compartilhar suas produções nas redes sociais da turma e/ou da escola! Siga o link disponível aqui para aprender a usar o Canva para fazer tirinhas.